Ipanema é o bairro mais queridinho da zona sul carioca e esconde alguns lugares imperdíveis para quem deseja conhecer o melhor do Rio de Janeiro

 O Rio de Janeiro é um destino almejado por todos os viajantes que escolhem o Brasil como destino turístico, tanto para os turistas brasileiros quanto para os estrangeiros. E entre as grandes atrações da Cidade Maravilhosa, se encontra uma região badalada, com praia, dominada por jovens, bares, restaurantes premiados e muito agito.

Pensando na programação da sua viagem, além de selecionar os lugares que você deseja conhecer, planeje também onde se hospedar no Rio e aproveitar ainda mais sua viagem. Se a sua ideia é uma hospedagem bem localizada, a rede El Misti, que possui um hostel em Ipanema, oferece uma ótima estrutura bem próxima da praia (a menos de 200 metros da orla). Uma hospedagem segura onde concentra viajantes do mundo todo em um só lugar, em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. E aí, ficou curioso e quer descobrir os melhores lugares para conhecer em Ipanema? Veja essas dicas por esse bairro icônico do Rio.

Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema é democrática, sendo um lugar ideal para mergulhar e aproveitar o lugar mais movimentado do bairro. É na altura dos postos 8, 9 e 10 que os turistas aproveitam para descansar e mergulhar em uma das praias mais belas do Rio de Janeiro.

A praia recebe vários tipos de públicos, todos com algo em comum: pessoas que querem aproveitar o sol e o mar de Ipanema para nadar, relaxar ou praticar algum esporte ao ar livre. O posto 8 é a casa de toda badalação e juventude, já o 9 é super gay friendly, com barracas espalhadas oferecendo cadeiras e bebidas geladas. O posto 10 é frequentado por famílias e pessoas diversas que preferem mais tranquilidade. Os bares da orla também oferecem bandas e grupos que trocam música ao vivo nos finais de semana, aproveite para pegar uma caipirinha e curtir o som e a vista para o mar.

Veja alguns lugares imperdíveis para conhecer em Ipanema. Foto: @shotbycerqueira/Unsplash

Praia do Arpoador

Entre as opções de passeios próximos de Ipanema, está a Praia do Arpoador, onde grande parte dos turistas e moradores vão assistir ao pôr do sol durante o entardecer, surfar ou praticar alguma atividade física na academia pública disponível próximo ao Parque Garota de Ipanema.

Alguns visitantes decidem subir nas pedras para apreciar a vista do Morro Dois Irmãos ou, no lado oposto da pedra, ver a pequena Praia do Diabo e de longe a Praia de Copacabana. Alguns turistas se reúnem em volta da grande pedra para pegar sol, descansar e ver uma das vistas mais emblemáticas da cidade.

Vista da Praia de Ipanema na Pedra do Arpoador. Foto: Wikipedia

Feira Hippie de Ipanema

Um clássico do bairro, a feira Hippie é um dos lugares para conhecer em Ipanema que vale a pena. A atração acontece todos os domingos na praça General Osório e oferece diversos tipos de artesanatos e lembrancinhas para a sua viagem, desde quadros, camisetas, artigos para casa e outros acessórios como bolsas, colares, pulseiras e produtos de decoração. Além disso, a atração também traz músicos e artistas que animam quem passa por lá.    

Vida Noturna

Atendendo todos os tipos de gostos, Ipanema possui uma vida noturna diversificada, com bares, casas noturnas e os tradicionais botecos cariocas. Para aproveitar o melhor do bairro e da cidade, a staff do El Misti pode te oferecer todas as dicas e programações do dia. O Rio de Janeiro é bem conhecido pelas festas e baladas, independente do dia da semana, é fácil encontrar o passeio perfeito para curtir os melhores points de acordo com seus gostos pessoais.

Roteiro Gastronômico

Ipanema também é conhecida pela sua grande oferta de bares e restaurantes sofisticados, alguns deles premiados internacionalmente como uma das grandes apostas da gastronomia carioca. Com vista para o mar, o Galani está localizado no hotel Sofitel Ipanema, com pratos extremamente elaborados e uma vista panorâmica de encher os olhos. Seguindo a mesma linha, o refinado Espaço 7zero6 é aberto ao público que deseja apreciar uma deliciosa refeição em uma das melhores vistas da Praia de Ipanema. O restaurante está localizado no terraço do Praia Ipanema Hotel e é aberto para hóspedes e visitantes que contratam o day use.

Espaço 7zero6, um rooftop com vista para o mar de Ipanema. Foto: Divulgação

Passeios de Bike

Com ciclovias bem sinalizadas e disponíveis por toda orla das praias da zona sul e partes do centro, essa é uma das melhores formas de se locomover e conhecer de perto o estilo de vida carioca. A cidade é um verdadeiro convite para quem quer praticar atividades, seja de bicicleta, patins, patinete ou mesmo a pé. Aproveite sua viagem para caminhar pela praia, fazer pequenas pausas ao longo dos bares e dos mirantes que cercam boa parte da zona sul do Rio de Janeiro.  

Passeios de bike na orla. Foto: Divulgação / Bike Itaú

Arquipélago das Cagarras

Perto da praia central, o Arquipélago das Cagarras é mais um dos lugares para ir em Ipanema. O local é composto por cerca de 7 ilhas e atualmente é um monumento de preservação ambiental. No entanto, passeios são realizados tranquilamente e os visitantes conseguem ter uma visão privilegiada da fauna marinha e uma vista panorâmica para a Praia de Ipanema, Pedra do Arpoador e Copacabana.

Lagoa Rodrigo Freitas

A Lagoa Rodrigo Freitas separa os bairros de Ipanema e Leblon, no coração da zona sul carioca. Lá a prática de esportes como corrida, caminhadas e passeios de bicicleta é muito frequente. Integrando essa lista de passeios para fazer no Rio de Janeiro, visitar a lagoa pode ser perfeito para quem quer relaxar em uma lagoa urbana. Visitando esse ponto turístico do Rio, você também pode praticar atividades na água, como pedalinho, passeios de barco e stand up paddle. Aproveite uma tarde para fazer um piquenique ou curtir os bares e restaurantes dessa região.

Parque Garota de Ipanema

E por fim, não podíamos deixar de fora o famoso Parque Garota de Ipanema, localizado bem próximo da Praia do Arpoador. O local que recebeu o nome inspirado na canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, recebe diferentes eventos e feiras populares em datas específicas, sendo considerado um ótimo espaço para relaxar depois de um mergulho no mar.

Praia de Ipanema, uma das mais desejadas pelos turistas. Foto: @shotbycerqueira/Unsplash

» 60 lugares para conhecer no Rio de Janeiro hoje mesmo!
» Veja esses 16 pontos turísticos para visitar no Rio de Janeiro
» Lista mostra as melhores praias para conhecer no Rio de Janeiro
» Destinos: 100 lugares para conhecer no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Aldeia indígena ganha ação judicial contra empresa de petróleo

Artigo anterior

Conheça as principais regiões da Itália e suas atrações turísticas

Artigo seguinte

Você pode gostar