Descubra todos os mistérios e histórias sobre a Capadócia, um dos lugares mais fascinantes do planeta

Um misto de cenários naturais deslumbrantes com verdadeiras relíquias históricas cercadas por uma atmosfera misteriosa e exótica. Assim é a região da Capadócia, na Turquia, um lugar que concentra muita riqueza histórica e cultural, além de paisagens lindas e muito peculiares. 

Formações geológicas, cidades subterrâneas, construções históricas escavadas nas rochas e os famosos voos de balão fazem da região, a cerca de 700 quilômetros de Istambul, um destino fascinante. 

Em parceria com a Guia na Turquia, uma agência especializada em receber brasileiros no país, separamos 10 curiosidades e mistérios sobre a Capadócia para você conhecer e se encantar.

Foto: Wikimedia Commons

Uma região singular

Mas, afinal, o que é a Capadócia? Muitas pessoas pensam que a Capadócia, que significa “terra dos cavalos”, é uma cidade na Turquia, mas, na verdade, trata-se de uma região com uma área de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados. O local abriga diversas cidades, sendo que possui maior infraestrutura é Göreme. Suas condições únicas, com um solo vulcânico, calcário e erosivo, fez com que diversas civilizações antigas encontrassem refúgio e abrigo em construções realizadas nas rochas. 

Chaminés de Fadas

A erosão provocada por ventos, rios, chuvas e neve proporcionaram à Capadócia a formação de grandes colunas rochosas de origem vulcânica com formato cônico. As conhecidas como Chaminés de Fadas podem apresentar formatos diferentes que chegam a atingir mais de 40 metros de altura. Algumas delas apresentam impressionantes cavernas que foram esculpidas em seu interior, colocando-as entre os maiores mistérios e curiosidades da região. 

Cenário de cinema

A atmosfera peculiar cercada por mistérios e belezas da Capadócia serviu como pano de fundo para diversos filmes que foram gravados na região. De acordo com a diretoria de Cultura de Turismo de Nevşehir, o primeiro filmado na Capadócia foi de 1971 e, desde então, foram mais de 193 produções entre longas, shows, seriados e documentários gravados por ali nos últimos 40 anos. Além de muitos filmes turcos, sucessos como “Empire of the Wolves”, de Jean Reno, “Ghost Rider II”, de Nicolas Cage, e um dos episódios de “Star Wars”, de George Lucas, foram alguns dos filmes mais famosos rodados da Capadócia.

Cidades subterrâneas

Dá para acreditar que a Capadócia conta com mais de 100 cidades subterrâneas? No entanto, apenas trinta e seis delas estão abertas para visitação, enquanto as demais permanecem escondidas no subsolo da região. O mais impressionante é que ninguém sabe, ao certo, a real motivação de quem as construiu, tornando-as um dos grandes mistérios da Capadócia. As duas cidades subterrâneas mais famosas da região são Derinkuyu, a mais profunda, que fica a 85 metros abaixo do solo, e Kaymakli, considerada a mais ampla, sendo que ambas podem ser acessadas por turistas. 

Tradição em vinhos

Pouca gente sabe, mas a Capadócia é uma forte região produtora de vinho. O solo rochoso da região se tornou o local perfeito para produção de uvas brancas Narince e Emir, além das vermelhas Bogazkere, Öküzgözü e Kalecik Karasi. É possível visitar algumas bodegas bastante tradicionais e realizar degustações, além de conhecer as famosas “vinícolas subterrâneas”, algumas com idade estimada de mais de 7 mil anos. 

Terra de São Jorge

Impossível citar os mistérios e curiosidades sobre a Capadócia e não mencionar que a região foi o berço de São Jorge, um guerreiro que além de padre foi também um soldado romano, posteriormente canonizado. Em Göreme, que concentra diversas igrejas e monastérios bizantinos que eram utilizados como refúgio cristão, é possível visitar uma igreja cujo afresco representa São Jorge matando com uma lança o dragão, ou segundo a designação da capela, uma serpente.

Dervixes rodopiantes

Na região da Capadócia é possível assistir a uma dança típica turca, a Ordem Mevlevi, parte de um braço místico do islamismo conhecido por Sufismo. Na apresentação, acredita-se que a música e a dança são capazes de atingir um estado divino, que liberta a dor e purifica a alma. Os dançarinos, os dervixes rodopiantes, utilizam utilizando saias longas e giram rápido em sentido anti-horário para atingir esse estado de transe. 

O paraíso da cerâmica

Outra atividade muito praticada e pouco divulgada na região é a cerâmica. Nas ruas das cidades é possível encontrar belíssimos exemplares de peças com pinturas feitas à mão. Alguns ateliês oferecem tours que permitem conhecer o processo de produção das peças, além de lojinhas onde os turistas podem adquirir os artefatos. Ainda há museus pelas cidades da Capadócia que apresentam a história dessa arte tão delicada e preservada até os dias de hoje.

Como chegar na Capadócia? 

Para quem está querendo conhecer a Turquia, indicamos o pessoal do Guia na Turquia, eles são especializados em receber brasileiros e portugueses na região e ajudam com todo o suporte de receptivo durante a viagem, além de disponibilizarem em sua equipe guias que falam português.  

+ Info:

Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: www.passeiosemistambul.com

Leia também:

» Turquia para brasileiros: viagem para Istambul, Capadócia, Éfeso e Ankara
» Como funciona o passeio de balão na Capadócia
» Turquia para brasileiros: viagem para Istambul, Capadócia, Éfeso e Ankara
» Roteiro pela Grécia e Turquia na mesma viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

As melhores cidades para passar o Réveillon na Itália

Artigo anterior

Lua de mel na Turquia: veja as melhores cidades

Artigo seguinte

Você pode gostar