70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo hoje mesmo

Quer sair pela cidade sem gastar muito dinheiro? Conheça os melhores passeios gratuitos para fazer em São Paulo hoje mesmo

Thiago Leite / Shutterstock

A maior cidade da América do Sul proporciona a seus visitantes diversas opções de passeios, lazer e turismo. Em meio aos gigantescos edifícios, o trânsito e a correria do dia a dia, São Paulo, oferece passeios para todos os gostos e estilos, que variam desde polos gastronômicos, passeios para os amantes de arte, aventuras, compras, festas, roteiros culturais e muita história.

A capital paulista é conhecida por ser o principal centro financeiro e econômico do Brasil, normalmente não está na lista das cidades mais procuradas por turistas de lazer, mas tem um grande potencial para atrair diversos viajantes do mundo todo.

Com mais de 21 milhões de habitantes apenas na região metropolitana, em São Paulo, você pode encontrar um pouco de cada canto do mundo, em um só lugar, pois a população paulista é uma das mais diversificadas do mundo, já que recebeu uma grande quantidade de imigrantes italianos, japoneses, árabes, africanos e portugueses. Essas massas migratórias facilitaram o desenvolvimento e a mescla cultural encontrada na região. Por isso separamos para você um guia completo com 70 passeios gratuitos imperdíveis para fazer em São Paulo ainda hoje. Confira a seleção completa que preparamos:

Passeios e atividades gratuitas para fazer em São Paulo

Mirante do Farol Santander

A cidade de São Paulo fica ainda mais bela vista do topo do Farol Santander, o antigo prédio do Banespa, um edifício histórico com 35 andares e 161 metros de altura. A visitação é gratuita e oferece um panorama dos arranha-céus da cidade e Catedral da Sé.

Vista do Farol Santander, o antigo Banespão. Foto: Leo Martins/Veja SP

Japan House

Recentemente a Av. Paulista recebeu mais um centro de lazer interessante que merece ser visitado na cidade. A Japan House uni arte, gastronomia e tecnologia, em um prédio modernizado, com foco exclusivo em promover a cultura oriental internacionalmente. A rede também tem unidades em Londres e em Los Angeles.

Japan House São Paulo. Foto: Rogério Cassimiro

Mundo Pensante

Diferentes eventos, festas, shows, feiras e espetáculos ocupam o Mundo Pensante todos os meses. O espaço é uma casa de cultura independente e funciona como um coletivo dedicada para promover diferentes manifestações artísticas na cidade.

Festa no Mundo Pensante. Foto via: Mundo Pensante

Caminhada Noturna

Todos as quintas-feiras, às 20h o grupo de caminhada noturna de São Paulo, se reúne em frente ao Theatro Municipal, onde começam a caminhar e apreciar a cidade durante à noite.

Fachada do CCBB São Paulo, no centro histórico. Foto: Divulgação/ CCBB

Instituto Moreira Salles

São Paulo recebe uma das três unidades do Instituto Moreira Salles – IMS, uma organização não governamental brasileira, que reúne diferentes atividades relacionadas à fotografia, artes plásticas, cinema, literatura e música. Localizado na Av. Paulista, o Instituto Moreira Salles de São Paulo tem 9 andares dedicado ao mundo das artes. Salas de exposições, cinema, espaço de estudos, salas de aulas, uma cafeteria e um restaurante. As exposições e boa parte das atividades oferecidas são gratuitas.

IMS – Instituto Moreira Salles, unidade de São Paulo. Foto: Abilio Guerra

Mercado Municipal

Conhecido popularmente como “Mercadão”, atrai visitantes de todos os cantos do mundo por sua variedade de sabores encontrado nas barracas e lojas, além de uma bela arquitetura o Mercado Municipal de São Paulo também abriga um centro de alimentação bem movimentado.

Mercado Municipal de São Paulo. Foto via: Minube

Planetário Ibirapuera e Escola de Astrofísica

O Planetário Ibirapuera fica dentro do parque e oferece um espaço dedicado aos visitantes que querem saber mais sobre ciências e astronomia. O público pode contemplar corpos celestes no observatório, além de participar de palestras e visitas guiadas. Na Escola Municipal de Astrofísica, também no Parque Ibirapuera, há oficinas e cursos gratuitos aberto ao público, com aulas sobre astronomia e temas relacionados. Entrada livre.

Planetário Ibirapuera. Foto: Acervo Parque Ibirapuera

Passear pela Av. Paulista

Durante os domingos, o trânsito de carros da Av. Paulista dá espaço para uma grande área de lazer a céu aberto. A avenida fecha para carros e é dominada por pessoas que  ocupam a avenida para andar de bicicleta, skate ou patins. Aproveite para ouvir as bandas de rua, ver apresentações artísticas ou caminhar entre as barracas de artesãos que expõem diferentes estilos de trabalhos.

Av. Paulista. Foto via: Visite São Paulo

São Paulo Free Walking Tour

Para quem visita a cidade de São Paulo, os passeios de free walking tour permitem que você conheça pontos legais da cidade caminhando, em roteiros pré-definidos e com mais pessoas para te acompanhar. Alguns destinos mais visitados são: arredores da Av. Paulista, Centro Velho e Vila Madalena. Atividade gratuita.

Vista da cidade de São Paulo. Foto via: El País

Bike Tour São Paulo

Seguindo a mesma lógica do free walking, os passeios de bike tour também são gratuitos e dedicados para os amantes de ciclismo. O grupo fornece bicicletas e organiza dez rotas que passam pelos pontos turísticos da cidade, como o Parque do Ibirapuera e a Av. Paulista. Participação livre.

Grupo organiza passeios de bike gratuitos pelo centro. Foto: Bike Tour SP

Passeio pela Praça Roosevelt

Os apaixonados por teatro e vida noturna vão adorar os bares e teatros alternativos localizados nos arredores da tradicional Praça Roosevelt, em alguns casos a programação tem entrada gratuita, com valor tabelado ou contribuição livre.

Foto promocional da Jornada Fotográfica realizada na Praça Roosevelt. Foto: Divulgação

Conhecer o Theatro Municipal por dentro

Além dos espetáculos, o Teatro também oferece um tour guiado pela parte interna do prédio, contando sobre as atividades atuais da casa e algumas das curiosidades que aconteceram neste edifício histórico.

Participe das atividades gratuitas do Theatro Municipal de São Paulo. Foto: Galeria Produções

Escola de Dança do Theatro Municipal

A Escola de Dança do Theatro Municipal funciona como um anexo ao teatro e tem mais de 75 anos de existência, oferecendo cursos gratuitos e oficinas de dança para crianças, jovens e adultos.

Cursos, oficinas e espetáculos podem ser visitados na Escola de Dança. Foto: Divulgação / Theatro Municipal

Memorial da América Latina

Visite uma das construções do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Fique atento a programação do espaço, sempre acontecem feiras de culinária e eventos sobre a América Latina.

O Memorial da América Latina recebe diferentes eventos, esse foi o carnaval boliviano. Foto: Daniela Agostini

Terraço do Edifício Martinelli

Com vista para o centro da cidade e para o antigo prédio do Banespa – o emblemático edifício com a bandeira do estado de São Paulo, o Edifício Martinelli é um outro mirante muito visitado e está localizado bem próximo da estação de metrô República.

Terraço do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo. Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Fazer uma visita guiada à Sala São Paulo

Aos domingos pela manhã na Sala São Paulo, acontecem concertos de música clássica gratuitos e logo após tem uma visita monitorada pelo prédio. Conheça essa tradicional casa de espetáculos paulistana.

Espaço interno da Sala São Paulo. Foto: Sala São Paulo

Conhecer o Mosteiro de São Bento

Lar dos monges beneditinos da cidade de São Paulo, a visitação pode ser feita de segunda a quarta e sexta-feira, das 6h às 18h, e aos sábados, das 6h às 12h e domingos, das 16h às 18h, respectivamente.

Igreja do Mosteiro São Bento em São Paulo. Foto: Mosteiro de São Bento

Passear pelo centro e Praça da Sé

No centro da capital paulista encontra-se a catedral da cidade e o Marco Zero de São Paulo. Essa é uma das partes mais movimentadas do centro antigo da cidade e pode ser o ponto de partida para os seus passeios.

Praça da Sé, no centro da cidade. Foto: Yandex

Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai é o maior santuário budista da América Latina, e apesar do templo não ficar na cidade de São Paulo, são apenas 45 km até chegar na atração, localizada em Cotia. Tanto a entrada quanto o estacionamento são gratuitos para os visitantes.

Visite o Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina. Foto: Templo Zu Lai / Wikimedia

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Outra opção de passeio gratuito para fazer no centro de São Paulo, é visitar o Centro Cultural Banco do Brasil. Esse espaço de cultura reúne grandes exposições temporárias dedicadas ao universo das artes brasileiras. A programação é definida previamente e divulgada no próprio site do CCBB, onde colocam as grades de oficinas e exibições. Entrada gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil. Foto: Rodrigo Becker

Red Bull Station

A Red Bull Station ocupa um antigo edifício no centro da cidade, datado de 1926 e tombado como Patrimônio Histórico, o prédio reabriu recentemente e traz uma programação com muita música, gastronomia e roteiros culturais.

Prédio da Red Bull Station em São Paulo. Foto: Divulgação

Minhocão 

Assim como a Av. Paulista e também aos domingos, o Elevado João Goulart, conhecido como “Minhocão”, vira um grande centro de lazer. Com o acesso de carros bloqueado, paulistanos e turistas aproveitam  a tranquilidade dessa parte do centro para caminhar e praticar exercícios ao ar livre.

Atividades gratuitas, música e espetáculos tomam conta do elevado. Foto: Preliminares 2013/Flickr

CAMPUS Google São Paulo

Empreendedores, startups e profissionais de tecnologia se concentram na unidade do CAMPUS Google São Paulo, aberto ao público desde 2016, no bairro Paraíso. Além do espaço gratuito de coworking, dedicado para promover o empreendedorismo na capital paulista, outras atividades também são oferecidas nesse prédio do Google. Os visitantes podem aproveitar esses espaços para trabalhar, encontrar projetos digitais, conversar com profissionais da área, participar dos cursos ou simplesmente tomar um café no último andar do prédio.

Espaço do Google para coworking, cursos e palestras. Foto: Divulgação

Outros passeios baratos ou gratuitos para fazer em São Paulo

Matilha Cultural

Outro espaço independente que merece ser visitado na cidade de São Paulo é o centro de cultura Matilha Cultural. A sede está bem próxima da Praça da República, com fácil acesso para quem está de transporte particular ou metrô. Os visitantes encontram festas, exposições temporárias e eventos temáticos com preços acessíveis ou totalmente gratuitos. O espaço também recebe atividades relacionadas ao debate sobre direitos humanos, questões sociais, meio ambiente e política.

Mirante 9 de Julho

Música ao vivo, eventos e festas embalam o espaço cultural Mirante 9 de Julho, bem próximo ao MASP – Museu de Arte de São Paulo. O mirante também conta com cafeteria, restaurante e sempre recebe festas temáticas. Confira a vasta programação que o espaço sempre compartilha nas redes sociais.

Festivais Gastronômicos Vila Butantan

Os foodtrucks estão espalhados por toda a cidade, mas é na Vila Butantan que eles têm um espaço reservado, oferecendo opções com pratos gourmets e com preparos locais com preços acessíveis.

Centro Cultural Rio Verde

Muita festa e shows independentes no Centro Cultural Rio Verde, no bairro da Vila Madalena. Os espetáculos ao vivo homenageiam a música brasileira, samba, reggae e dub. A casa sempre traz uma programação especial todas as semanas, vale acompanhar o calendário de eventos divulgado nas redes sociais.

Parque Ibirapuera

Passar o dia no Parque Ibirapuera, um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil, pode ser um ótimo passeio para quem quer aproveitar a cidade sem gastar muito. Além de muita área verde, o parque também oferece inúmeros espaços culturais, museus e quadras esportivas.

Centro Cultural São Paulo – CCSP

O Centro Cultural São Paulo fica na R. Vergueiro, próximo ao Metrô Paraíso e da Av. Paulista. O centro possui diversos espaços culturais e uma agenda animada para quem visita São Paulo. Nele você encontra salas de dança, cinema, teatro, oficinas de arte, espaços de convivência, uma biblioteca com mais de 120 mil títulos e um espaço com restaurante e lanchonete. O espaço funciona de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Museu da Casa Brasileira

Arquitetura e design brasileiro são os principais assuntos do Museu da Casa Brasileira. O MCB garante uma programação animada com diferentes atividades relacionadas à morada brasileira, com debates, rodas de conversa, palestras, programas educativos e exposições temporárias e de longa duração. O museu também exibe um acervo com peças de decoração, objetos de arte, pratarias e porcelanas de diferentes países do mundo.

Espaço Revista CULT

Um centro cultural dedicado para reunir criativos do mundo da música e das artes plásticas. O Espaço Revista CULT é uma extensão da marca e funciona como um centro cultural, localizado no bairro da Aclimação. Debates, cursos, lançamento de livros, exposições, feira livre de arte e diferentes programas são oferecidos no local.

Parque da Luz e Pinacoteca

Esse parque de São Paulo oferece um espaço verde no coração da cidade. Ao redor você também encontra a Pinacoteca do Estado de São Paulo, outra opção de passeio gratuito para fazer pela cidade.

Parque Estadual Alberto Löfgren

O Parque Estadual Alberto Löfgren, o antigo Horto Florestal, é uma área localizada em um grande centro urbano, mas com extensas faixas de Mata Atlântica nativa ainda preservadas.

Jardim Botânico

São aproximadamente 360 mil metros quadrados de área verde, com inúmeras espécies nativas da flora brasileira, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Teatro Procópio Ferreira

O Teatro Procópio Ferreira é outra casa de espetáculos tradicional paulistana, fundado em 1948, na Rua Augusta. As maiores personalidades do país já se apresentaram na casa, que recebe espetáculos até os dias de hoje.  

Visitar o Edifício da Prefeitura de São Paulo

No prédio é possível fazer uma visita guiada que passa pelo hall e finaliza no terraço, com três mirantes com vistas incríveis do centro.

Cemitério da Consolação

Parece estranho, mas o cemitério é um ótimo passeio para quem gosta de apreciar belas obras de arte personalizadas. No local você encontra túmulos de grandes personalidades, como a artista plástica Tarsila do Amaral e o escritor Monteiro Lobato.

Vila Madalena

É na Zona Oeste de São Paulo, no bairro da Vila Madalena, que concentra boa de bares e casas noturnas da cidade. Como há uma grande oferta de hostels no bairro, sempre é possível ver um grande movimento de turistas estrangeiros passeando pelo bairro.

Liberdade

É no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, que o visitante compreende um pouco da forte presença oriental na capital paulista. A cidade recebe a maior comunidade de japoneses do mundo, que reside fora do Japão. No tradicional bairro é possível encontrar inúmeras lojas com produtos asiáticos, restaurantes, feiras populares e até a festa do ano novo chinês, que também é comemorada no bairro.

Mooca

A Mooca é um tradicional bairro italiano, localizada próximo ao centro da cidade. A região ficou conhecida por suas tradicionais massas, restaurantes especializados em cozinha internacional e o pelo famoso cannoli, um doce típico da Sicília, recheado com creme de nata, vendido no estádio do time Juventus.

Bairro do Bixiga

Cantinas italianas, lojas de arte, feiras de antiguidades e bares podem ser encontrados no bairro do Bixiga, um reduto boêmio da cidade. Berço do samba paulistano, o local ainda guarda excelentes bares pequenos, que enchem as ruas embalados com as rodas de samba. Elis Regina, Adoniran Barbosa e outros sambistas renomados frequentavam os bares da Rua 13 de Maio e entornos.

Praça do Pôr do Sol

Um outro mirante para ver a cidade do alto, é a Praça do Pôr do Sol, no bairro Alto de Pinheiros. A praça virou point para quem quer contemplar o entardecer em uma vista privilegiada, com boa música e um lindo pôr do sol.

Beco do Batman

Localizado na Vila Madalena, o Beco do Batman é uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto, com diversos grafites que cobrem todas as paredes do beco. Por lá, também é possível curtir música ao vivo nos bares e eventos que ocorrem pelos arredores.

Ensaio de carnaval na quadra da Rosas De Ouro

Mesmo se você não é muito fã do carnaval, vale a pena dar uma espiadinha nos ensaios abertos da Rosas de Ouro. Sinta a energia da maior festa brasileira, conhecendo os bastidores de uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade.

Galeria do Rock

Para quem gosta de rock n’ roll e tudo o que cerca este universo, a Galeria do Rock é o lugar certo para passear em São Paulo, localizada no centro da cidade. A galeria é parada ideal para quem procura coisas diferentes ligadas à música, seja para quem quer comprar roupas, discos, fazer uma tatuagem ou apenas para olhar a grande variedade de produtos expostos nas lojas.

Praça Benedito Calixto

Dezenas de expositores transformam a Praça Benedito Calixto em uma verdadeira feira de antiguidades a céu aberto. A feira vende inúmeros objetos antigos e relíquias de todos os cantos do mundo, trazendo vários antiquários da cidade para expor seus produtos todos os sábados, a partir das 9h.

Vida noturna na Rua Augusta

Marcada por suas baladas, casas de show e bares alternativos, a Rua Augusta sempre foi referência de um lugar para aproveitar as noites agitadas na cidade. Localizada bem próximo da Av. Paulista, essa é uma das ruas prediletas para encontrar os amigos, dançar em alguma balada, curtir um show, uma casa de humor ou apenas aproveitar os bares e restaurantes de rua.

Casa do Saber

A Casa do Saber é um dos espaços mais democráticos e interessantes de São Paulo. O espaço funciona como uma grande escola criativa, com temas que vão desde psicanálise, passando por filosofia até assuntos relacionados à finanças. Um centro de debates que também oferece acesso à cultura com cursos livres aberto ao público, palestras e oficinas.

Biblioteca Villa-Lobos

Além do espaço dedicado para a biblioteca, servindo como um centro de estudos, a Biblioteca Villa-Lobos também oferece atividades para públicos de todas as idades, com entradas gratuitas. Os participantes podem visitar exposições, oficinas e até mesmo uma reprodução do videogame clássico PacMan para as crianças.

SP Escola de Teatro

Visitantes de todas as idades podem conhecer a sede da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, que conta com apresentações temporárias que ficam em cartaz todos os meses. O espaço também está aberto para quem deseja participar de oficinas e cursos gratuitos de de teatro, circo, humor, dramaturgia, figurino, cenografia, iluminação, entre outras especialidades artísticas.

Estúdio Lâmina

O Estúdio Lâmina navega por diferentes modalidades artísticas, perfeito para entender um pouco das cenas independentes que acontecem na São Paulo. Uma mescla de estúdio criativo, galeria de arte e residência artística, o espaço está localizado bem no coração da cidade e se tornou um ponto de encontro de fotógrafos, músicos, cineastas e outros artistas independentes de diferentes áreas.

Estação Júlio Prestes

É na Estação Júlio Prestes que fica a sede da Secretaria Cultural de São Paulo, onde também recebem os concertos da Orquestra Sinfônica do Estado.

Conheça o Pateo do Colégio

Um complexo histórico e cultural que pertence a Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta de grande importância na cidade de São Paulo.

Visite o Solar da Marquesa

Para quem gosta de história e curiosidades, não deixe de visitar o último prédio residencial urbano do século XVII. No local ainda é possível encontrar os pertences de Dona Maria Domitila, conhecida como a Marquesa de Santos.

Passeios para quem quer fazer compras em São Paulo ou só dar uma “olhadinha”

Compras na Rua Augusta

Além de bares e casas noturna que movimentam a cidade durante as noites, a travessa mais movimentada da Av. Paulista também reúne inúmeras lojas que podem ser visitadas. São marcas de acessórios de moda, roupas,  eletrônicos, lojas alternativas, atelier de designers e artistas, além de diferentes opções de lojas colaborativas, onde é possível encontrar produtos de artesãos de diferentes localidades em um só lugar.

Lojas e galerias da Av. Paulista

Ícone e principal cartão postal da cidade de São Paulo, a Av Paulista tem um pouco menos de 3 km e rende ótimos passeios para quem busca fazer compra na capital. O Shopping Paulista, a Galeria Boulevard Mont Maré e o Top Center Paulista, oferecem uma grande variedade de produtos e marcas nacionais.

Rua 25 de Março

Quer decorar toda a sua casa ou comprar presentes com preços realmente baixos? Então vá até a rua 25 de Março, o local é conhecido como o maior polo comercial da cidade de São Paulo. Toda a rua e suas travessas são dedicadas para quem deseja fazer compras baratas, seja de artigos decorativos, passando por bijuterias, mochilas, calçados e produtos diversos para casa.

Shopping JK Iguatemi

O centro de compras localizado na Vila Olímpia, oferece um grande espaço de compras de luxo aos seus visitantes. Lojas como  Arezzo, Carolina Herrera e Chanel são apenas algumas das opções de marcas disponíveis nesse shopping.

Bom Retiro

O bairro é famoso por suas lojas de roupas de boa qualidade e preços acessíveis, sendo um dos principais polos de vestuários da cidade de São Paulo. Quer encontrar uma infinidade de lojas com preços realmente baixos? Esse é o endereço certo.

Oscar Freire

Reduto de lojas conceituadas e luxuosas, a Rua Oscar Freire fica no bairro do Jardins e concentra boutiques, cafés, restaurantes finos e as famosas lojas. Marcas nacionais e internacionais estão espalhadas por toda a rua, como Diesel, PANDORA, Calvin Klein e outras.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.