Com sua localização privilegiada bem no centro do país, Roma pode ser o ponto de partida para conhecer outros belos destinos italianos

O velho ditado já dizia que “todos os caminhos levam a Roma”. Quem já estiver em Roma, por sorte, também poderá ser levado a conhecer diversos destinos bem próximos da capital italiana em passeios de apenas um dia.

Por estar bem na região central do país, Roma é a base perfeita para quem deseja conhecer um pouquinho mais da Itália. Saborear uma autêntica pizza na agitada Nápoles, curtir o clima bucólico enquanto degusta bons vinhos na região da Toscana ou se impressionar com o charme das casinhas coloridas da Costa Amalfitana são algumas possibilidades interessantes para quem quer explorar outros lugares em um bate e volta partindo da capital italiana.

Quer saber mais detalhes sobre essas rotas? Confira 6 passeios bate e volta para fazer partindo de Roma.

Nápoles


Foto: ML5909 / Pixabay

A terceira cidade mais populosa da Itália e a terra natal da pizza fica a pouco mais de 200 km de Roma. Capital da região da Campania, a agitada Nápoles possui um centro histórico com construções suntuosas como o Duomo, principal igreja da cidade. O Compesso Museale di Santa Chiara é formado por uma basílica, um mosteiro duplo, uma cripta e um museu arqueológico que revelam um conjunto arquitetônico belíssimo.

Em Nápoles é possível ver, ainda, alguns castelos medievais como o Castel Nuovo, de 1279, que serviu como residência da realeza e onde atualmente funciona um museu. É em Nápoles que você vai experimentar a tradicional pizza italiana, aquela possui uma massa fininha e disforme, além de um molho bem característico. O Museu Arqueológico de Nápoles conserva objetos e traz informações sobre as áreas destruídas pelo vulcão Vesúvio em Pompeia.

Por falar nisso, para quem quiser dar uma esticadinha no passeio, uma dica é ir a Nápoles pela manhã e, pela tarde, conhecer as impressionantes ruínas de Pompeia pessoalmente. Prepare-se para caminhar e se deparar com construções relativamente preservadas. É possível observar as ruas e os antigos edifícios, acessando o interior de alguns deles, uma experiência única.

Tivoli


A aproximadamente 45 minutos de Roma está Tivoli, uma outra opção charmosa para uma visita no estilo bate e volta. O mais interessante nesse roteiro é a possibilidade de conhecer dois belos monumentos que são considerados Patrimônio da Humanidade, a Villa d’Este e a Villa Adriana.

Na Villa d’Este você terá a chance de se deslumbrar com lindas fontes que embelezam o lugar e por seus jardins Renascentistas. Já a Villa Adriana, um enorme complexo residencial construído pelo Imperador Adriano no século 2 d.C., é conhecida por sua arquitetura, além de belos espaços verdes.

Costa Amalfitana


Foto: kirkandmimi / Pixabay

A distância aproximada de Roma para Costa Amalfitana é 274 km. Localizada ao sul da Itália, essa região é um verdadeiro sonho de consumo de todos que viajam ao país. São paisagens belíssimas em um cenário que mistura o tom azul incrível do mar com casinhas coloridas.

Várias cidades compõem essa região e Sorrento é uma das maiores. Assim como as demais, possui muitas subidas e descidas ideais para um passeio a pé e vistas deslumbrantes. Se você quiser um pouco de diversão, há vários restaurantes e pubs que ficam bem agitados à noite.

Positano é a cidade em que aparece em quase todas as imagens de divulgação da Costa Amalfitana. Muito fofa, parece ter saído de um livro de contos de fada com tantas casinhas charmosas, ruelas e becos. Já a incrível Almalfi é uma cidade portuária bem importante do Mediterrâneo, com diversas atrações como a igreja Duomo di Sant’andrea, um dos cartões postais da Itália.

Assis


A medieval Assis, na região da Umbria, fica a aproximadamente 3 horas de carro de Roma. Portanto, saia cedo para conhecer a cidade berço de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália. Um dos pontos mais importantes de peregrinação de religiosos, a cidadezinha apresenta diversas construções medievais que ocupam as ruas, como a Basilica di San Francesco (São Francisco) e a Basilica di Santa Chiara (Santa Clara).

Assis é também muito charmosa, por isso não deixe de passear entre os belos edifícios e casinhas de pedra, ruelas, vielas, pracinhas, muralhas e fontes que estão espalhadas pela cidade e, a final do dia, degustar um vinho incrível.

Sul da Toscana


Foto: Bischoff49 / Pixabay

Muita gente não sabe, mas a Toscana, a mais romântica região da Itália, também pode ser incluída em um passeio bate e volta partindo de Roma. Em visitas que contemplam o Sul, é possível visitar charmosas cidadezinhas medievais que são muito conhecidas por suas vinícolas e pela produção de produtos típicos como queijos pecorinos, salames, entre outros.

Além de realizar degustações é possível ainda se deslumbrar com cenários incríveis, como campos floridos de girassóis e belas montanhas. Em Montepulciano, você vai se encantar com construções históricas, charmosas casinhas pelas ruas de pedra e provar o famoso Vino Nobile de Montepulciano.

Bem perto de lá está Montalcino, onde é produzido o famoso vinho Brunelo de Montalcino, um dos mais preciosos do mundo. Finalize seu passeio em Pienza, projetada pelo Papa Pio II para se tornar uma cidade ideal, foi construída de acordo com os padrões de beleza do Renascimento. É nela que também se contra o famoso “Pecorino di Pienza”, produzido com leite de ovelha e dono de um sabor inigualável.

Castelli Romani


Os Castelli Romani são pequenas e charmosas cidadezinhas que esbanjam áreas verdes, lagos, ruínas e castelos romanos, onde os imperadores e famílias ricas costumavam fugir do calor de Roma durante o verão. A região também é famosa pelas vinícolas, onde é possível fazer degustações.

Castel Gandolfo, além de ser uma das cidades mais encantadoras da Itália, é famosa por hospedar o palácio apostólico, casa de veraneio dos Papas. Atualmente o espaço é aberto ao público para visitação. Já em Airiccia você terá a oportunidade de provar a famosa porchetta, prato típico da região com uma carne de porco muito macia e suculenta temperada com ervas finas e outras especiarias.

Norte da Toscana


Foto: 12019 / Pixabay

O Norte da Toscana também é uma opção viável de passeio para realizar em um dia partindo de Roma. Siena é uma das cidades que merecem uma visita, já que é formada por construções medievais que dão a sensação aos turistas de estarem sendo transportados no tempo. Outra opção próxima para uma visita é Monterioggini, uma charmosa cidadezinha fortificada repleta de lugares encantadores.

Por fim, a graciosa San Gimignano é um pequeno povoado situado entre as colinas da Toscana que pode ser visitado em algumas horas. A cidade é famosa pelo grande número de torres medievais que possui e que simbolizavam poder entre as famílias mais ricas da região.

Vai para a Roma pela primeira vez e quer aproveitar para conhecer outros destinos próximos em um passeio bate e volta? A agência Elmocar recebe brasileiros na Itália e oferece os melhores tours e passeios pela região com guias que falam português. Entre em contato e planeje seu roteiro personalizado.

+Info

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Onde fazer compras em Roma
» 19 pontos turísticos para visitar a Itália
» 17 lugares diferentes para conhecer e passear em Roma
» Viena é eleita melhor cidade do mundo para se viver

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Como viajar para o Rio de Janeiro com segurança?

Artigo anterior

Dicas de compras: conheça o Mercado Central de Fortaleza

Artigo seguinte

Você pode gostar