6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa

Com menos de 1h30 de viagem é possível conhecer mais sobre a história de Portugal e aproveitar lindas praias

Lisboa vem ganhando cada vez mais destaque no roteiro dos viajantes, são inúmeras as atrações que a cidade que serve como porta de entrada do país oferece; arquitetura impressionante, monumentos históricas, gastronomia refinada e uma vida noturna agitadíssima.

Se estiver com tempo na cidade aproveite a ótima localização e conheça algumas cidades bem interessantes próximas de Lisboa.  Selecionamos 6 destinos para fazer um bate e volta saindo de Lisboa.

Leia também:
Lugares para conhecer em Lisboa
30 destinos para visitar em Portugal
14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal

Lugares para conhecer no Porto

Azenhas do Mar

Foto: Husond / Wikimedia Commons

Cerca de 30km de Lisboa fica essa vila pertence à cidade de Colares e lembra as ilhas gregas pelas casas brancas à beira das falésias que dão para o mar azul. O local tem piscinas naturais perfeitas para relaxar sob o sol e faixas de areia branquinha. Azenhas do Mar também é muito conhecida pelos restaurantes de qualidade que servem deliciosos frutos do mar.

Cabo da Roca

Foto: Szilas / Wikimedia Commons

Situado a 40 km de Lisboa, esse destino não é muito procurado por turistas, mas tem uma das vistas mais bonitas da viagem. Contornada por falésias de 140 metros de altura, os visitantes vão em busca de um bom lugar para assistir ao pôr do sol. Outros atrativos do local são o Farol e as ruínas de um forte construído no século XVII para proteger a capital. Não há muita estrutura, apenas o básico com um café e, como não poderia deixar de ser, uma loja de souvenir.

Cascais

Foto: Husond / Wikimedia Commons

Com 30 km de estrada se chega à praiana Cascais. A cidade tem um calçadão com opções de lojas, bares e restaurantes, mas o foco de quem vem para cá é ficar na areia da Praia da Conceição, da Rainha ou da Ribeira. Outra atração imperdível é conhecer Boca do Inferno, o local é um conjunto de falésias que foram desgastadas pelas ondas ao longo dos anos onde se formou uma gruta que faz um barulho bem diferente, alguns dizem até “assustador”, por isso o nome. Aqui é possível chegar depois de uma caminhada de 20 minutos ou com uma bicicleta alugada no centro de Cascais.

Coimbra

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Conhecida como “cidade dos estudantes”, é a sede da universidade mais antiga de Portugal, a Universidade de Coimbra, criada em 1290. Além disso, aqui você pode ver de perto alguns prédios históricos como o Mosteiro Santa Maria da Vitória, construído no século XIV e o castelo, que data de 1160.

Se por um lado Coimbra é cercada por serras, do outro exibe praias lindas com mar em diferentes tons de azul e areias brancas. Figueira da Foz e Praia de Quiaios são banhadas pelo Oceano Atlântico, mas a Praia Artificial das Rocas tem as águas mais calmas por ficar à beira do rio Mondego.

Évora

Foto: Paolo Querci / Wikimedia Commons

Distante 130km de Lisboa, essa charmosa cidade portuguesa é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. No centro histórico, os turistas encontram heranças de diversos períodos, como o Templo Romano erguido no século I, e o sistema de distribuição de água chamado Aqueduto da Água de Prata e construído no século XVI, quando a família real se mudou para a região. Outros destaques são a Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país, a Praça do Giraldo (1573) e a procurada Capela dos Ossos construída no século XVII.

Sintra

Foto: Adam Jones / Wikimedia Commons

Esse é o bate e volta mais procurado pelos turistas e fica a apenas 40 minutos de Lisboa. Em Sintra você vai se deslumbrar com o luxo dos castelos e palácios e a beleza das antigas construções medievais que estão por todos os lados, isso porque a cidade foi um local de descanso para a realeza e a nobreza até o século XIX.

A cidade abriga diversos cartões postais portugueses como o Palácio da Pena com suas muitas torres, jardins, parques e aposentos, que ainda exibem itens de uso pessoal, o grande Castelo dos Mouros, uma fortaleza construída no século IX para fins militares, e o Palácio Nacional de Sintra, que recebeu reis desde o século XII e segue muito bem preservado.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.