Castelos medievais, lindos parques naturais e praias cinematográficas: amplie seu roteiro pela Catalunha e descubra lugares incríveis bem pertinho de Barcelona

A capital da Catalunha está entre os destinos turísticos de maior destaque na Europa com seus famosos parques e construções assinados por Antoni Gaudí e as badaladas praias, no entanto, a cidade também é um excelente local para servir como base e explorar diferentes cidades da região em um bate-volta saindo de Barcelona.

Quer conhecer um antigo feudo medieval ou uma vila de pescadores do século XVI? Talvez fazer uma trilha por desfiladeiros de mais de 500 metros de altura? Selecionamos 5 destinos para conhecer em um dia que vão encantar todos os tipos de viajantes.

Leia também:
Roteiro de trem na Europa: 10 dias por Barcelona, Madri e sul da Espanha
Lugares para conhecer em Barcelona
Viaje pela Andaluzia, conheça Córdoba na Espanha
Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha

Monistrol de Montserrat

Foto: Maria Rosa Ferre / Wikimedia Commons

Esse é um dos passeios mais procurados pelos turistas nas redondezas de Barcelona, e com razão, porque a vista está entre as mais lindas da região. Localizada a 50 km da capital da Catalunha, a cidade tem como atração principal o paredão de pedra que é chamado pelos moradores de “montanha sagrada”. Para chegar no ponto mais alto do Parc Natural de la Muntanya de Montserrat, é preciso pegar um trem ou um teleférico.

Também há outras atividades muito interessantes, como uma visita ao Monastério para conhecer a rotina dos monges beneditinos e ver o símbolo mais importante da Catalunha: Morenete, a Virgem de Montserrat. Mais destaques são a Escolania de Montessart, um dos corais mais antigos da Europa, e o museu da cidade que possui mais de 1300 peças no acervo, entre elas quadros de Picasso e Salvador Dalí e um sarcófago egípcio do século XXII a.C.

Congost de Mont Rebei

Foto: Albert Torelló / Flickr Wikimedia Commons

Esse destino fica um pouco mais afastado de Barcelona, cerca de 3 horas de viagem de carro, mas a visita vale muito o esforço. Não é recomendado ir de ônibus porque grandes veículos não conseguem chegar muito perto da região.

O destino fica nos Pirineus Catalães entre as cidades de Lleida e Huesca e merece ser explorado pelas trilhas que contornam o desfiladeiro. Os diferentes caminhos abrem espaço para vistas incríveis, como os 500 metros de altura dos paredões rochosos, o majestoso rio Noguera Ribagorçana e as imponentes curvas da Sierra del Montsec. Quem não tem medo de altura vai se divertir subindo as escadas de madeiras que estão fixadas nas pedras.

Cadaqués

Foto: Fabien1309 / Wikimedia Commons

O vilarejo fica 170 km distante de Barcelona é um refúgio para quem quer curtir a praia sem a badalação da capital da Catalunha. A cidade tem cerca de 3 mil habitantes e pertence à Costa Brava, que se estende por 200 km de costa e possui outros lindos destinos, como Girona e Portlligat, que podem ser incluídos no mesmo dia de viagem.

A história de Cadaqués vem desde o século XVI com pescadores e o charme ainda permanece com as casinhas brancas distribuídas na colina à beira mar e os vários tons de azul das águas.

Fígueres

Foto: Jérôme Decq / Flickr Wikimedia Commons

Cerca de 130km de Barcelona fica essa cidade onde nasceu Salvador Dalí e onde ele está enterrado. Fígueres é um prato cheio para fãs do artista com o Teatro- Museu Salvador Dalí, que tem no acervo muitas obras impressionistas, cubistas e futuristas. Ao lado fica o museu Dalí Joyas, que reúne lindas joias criadas por ele.

Além disso, o centro de Fígueres é uma graça, com as ruas estreitas e ótimas opções de restaurantes e bares.

Besalú

Foto: Mikipons / Wikimedia Commons

O desenvolvimento do vilarejo começou o século X, quando o local passou a ser residência de condes, e a preservação das construções dessa época é impressionante e leva os visitantes em uma viagem pelo período medieval com a intensidade de poucos outros destinos, sendo considerado Conjunto Histórico- Artístico Nacional. O acesso é simples, mas são 132 km desde Barcelona.

Os turistas podem conhecer a muralha erguida no século XIV pelo rei Pedro IV, a ponte de pedra que data do século XI e o patrimônio judeu que inclui uma sinagoga do século XIII. Besalú também tem um centro com lindas construções de pedra, como a prefeitura, o monastério de Sant Pere, a Igreja de Sant Vicenç e a Curia Real.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa

Artigo anterior

30 destinos para visitar em Portugal

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Barcelona