4 passeios imperdíveis para fazer na Chapada Diamantina

Atualizada em:

A Chapada Diamantina prova que a Bahia não é formada por somente belas praias cercadas por imensos coqueirais, casarões que mostram um pouco da história do Brasil na época colonial e um destino onde podemos apreciar o melhor da gastronomia nordestina.

O estado também preserva uma rica fauna com uma vegetação singular, e muito preservada. São nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes, cachoeiras e muitas atividades para os viajantes curtirem ao ar livre!

Pela complexidade das trilhas, praticamente todas as atrações necessitam da presença de guias nativos para chegar nas principais paradas. Durante as caminhadas algumas explicações e curiosidades mostram um outro lado da Bahia, alguns receptivos locais auxiliam esses viajantes que querem conhecer a Chapada Diamantina, ficando sediados nos principais municípios do destino, como a agência Cirtur, em Lençóis. Algumas opções de roteiro são oferecidas com pacotes de 3, 5, 6 ou 10 dias.

Declarado como Parque Nacional nos anos 80, a Chapada Diamantina atraí turistas em busca de aventuras de diversos níveis. O destino também é conhecido por abrigar uma das maiores quedas de água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, e uma das mais belas, a Cachoeira do Buracão emoldurada por um cânion com seus 85 metros de altura. Conheça alguns desses passeios para fazer na Chapada Diamantina:

Gruta da Pratinha


A Gruta da Pratinha se destaca por abrigar um dos lagos mais transparentes do mundo. O atrativo está localizado na Fazenda Pratinha, em Iraquara, formando um verdadeiro aquário natural em meio a vegetação nordestina. Chegando no final, surge uma espécie de prainha particular beirando um imenso lago de água azul. Uma tirolesa com 85 metros de altura convida o visitante a curtir essa vista de um outro ângulo.

Foto: Coen Wubbels
Foto: Coen Wubbels

Morro do pai Inácio


O principal cartão postal da chapada possui 1.120 metros de altitude, de onde se tem uma vista deslumbrante de uma boa parte do parque. Este ponto turístico do Parque Nacional da Chapada Diamantina, pertence ao município de Palmeiras e quem o visita não esquece jamais o visual visto de cima do morro. Dos 250 metros do topo do Morro do Pai Inácio se avista o Morro do Camelo, o Vale do Capão e o Morrão, e um dos cartões postais mais lindos da Chapada da Diamantina: o pôr do sol do Morro do Pai Inácio.

Foto: Cleide Izabel
Foto: Cleide Izabel

Poço Azul


Um dos destinos mais fascinantes da Bahia atrai milhares de curiosos todos os anos, e não é por menos, o Poço Azul como é popularmente conhecido, tem mais de 16 metros de profundidade, e é um dos principais atrativos nos arredores da Chapada Diamantina. Durante o outono e o inverno, as grutas inundadas da chapada formam um dos fenômenos mais interessantes da região. Nesse período, os raios de Sol atravessam as cavernas e os grandes poços de água cristalina, deixando a tonalidade da cor azul ainda mais impressionante.

Foto: Jarbas Rezende
Foto: Jarbas Rezende

Cachoeira da Fumaça


Com seus 340 metros, a Cachoeira da Fumaça é um dos destinos mais procurados da chapada e seu acesso é feito pelo Vale do Capão ou pela vila de Caeté-Açu que pertence a município de Palmeiras. Para chegar ao topo é preciso caminhar em média duas horas (6km). Se você pretende apreciar a queda por baixo, se prepare, a caminhada dura em torno de 3 dias em meio às serras.

Foto: Victor Marques Seguir
Foto: Victor Marques

» Conheça as principais atrações da Chapada Diamantina
» Guia Completo da Península de Maraú no sul da Bahia
» Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Rota do Descobrimento na Bahia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima