Não há nada mais frustrante do que se preparar por meses para uma viagem e, ao embarcar, não conseguir aproveitar o destino por causa de alguma doença. Trata-se de um imprevisto, mas existem algumas maneiras de tentar se proteger desse problema.

Uma dessas maneiras é reforçar o seu sistema imunológico quando a viagem estiver chegando. Por isso, vamos listar algumas dicas para que você melhore sua imunidade antes de ir viajar.

Foto: Wikimedia Commons

Cuide da sua alimentação antes de viajar

Existem diversas vitaminas que ajudam o nosso sistema imunológico e são facilmente encontradas em alimentos do nosso dia-a-dia, como as vitaminas C, A, B6 e B12. Além delas, o ácido fólico, o selênio, a quercitina, o ômega 3 e o zinco são alguns exemplos de nutrientes corriqueiros que também deixam o nosso corpo mais protegido. Veja onde você pode encontrá-los:

  • Frutas Cítricas (Acerola, Laranja, Limão): vitamina C;
  • Vegetais de cor verde escura (Couve, Rúcula, Brócolis): vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B12 e ácido fólico;
  • Castanha-do-Pará: selênio;
  • Gengibre: vitamina B6 e vitamina B12;
  • Cebola: quercitina;
  • Alho: selênio e zinco;
  • Salmão: ômega 3;

Tenha em mente que não adianta ingerir alguns desses alimentos e esperar um fortalecimento milagroso na imunidade: é preciso manter a alimentação balanceada e saudável, tomando cuidado em todas as refeições e evitando consumir açúcares e gorduras em excesso.

Melhore sua imunidade antes da viagem. Foto: Silviarita / Pixabay

Suplementos alimentares

Se estiver difícil para você manter a alimentação adequada, uma das alternativas para suprir a falta de alguns nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico é o uso de suplementos alimentares.

É importante contar com a ajuda de um profissional para identificar onde estão as deficiências na sua alimentação e quais suplementos irão ajudar a melhorar a sua imunidade. O uso de suplementos de ferro, em muitos casos, é uma boa opção, pois a falta deste nutriente afeta o funcionamento dos glóbulos brancos, deixando o organismo mais propenso a contrair alguma doença.

Outros suplementos que podem ajudar na melhoria da imunidade são os de ômega 3, lisina e zinco, assim como os probióticos e os polivitamínicos.

Foto: Dahon / Flickr

Preste atenção em seus hábitos antes da viagem

De maneira geral, uma má qualidade de vida afeta o sistema imunológico, então é importante prestar atenção em seus hábitos no período antes de viajar. Fuja de situações de muito estresse, tente dormir bem e evite ingerir álcool. Lembre-se também de fazer exercícios físicos moderados e de se hidratar bastante, pois isso vai diminuir as chances de você ficar doente durante a viagem.

Nunca se esqueça de checar se suas vacinas estão em dia e pesquisar as informações essenciais sobre o destino de sua viagem: confira a previsão do tempo para se preparar para uma possível mudança abrupta de temperaturas e confira se o local está sofrendo com alguma epidemia no momento.

» Tipos de bagagens ideais para sua viagem
» Turismo no Brasil: 100 lugares para você conhecer
» Nova permissão de viagem para entrar na Europa
» Irlanda: onde ir e o que fazer em Dublin?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Qual o tipo de bagagem ideal para cada viagem?

Artigo anterior

KLM sorteará um par de passagens aéreas para Amsterdã por dia durante ação em SP

Artigo seguinte

Você pode gostar