Conheça praias, ilhas, parques, cachoeiras e outros lugares no estado de São Paulo que, sem dúvida, vão impressionar você

Sabe aqueles lugares especiais que fazem a gente prender a respiração, contemplar e pensar “uau”? O estado de São Paulo reserva lugares realmente surpreendentes: são praias praticamente intocadas, unidades de conservação, montanhas com vistas impressionantes e atrações para descansar e se sentir mais relaxado, de bem com a vida e mais próximo da natureza.

Separamos 20 lugares no estado de São Paulo que, sem dúvida, vão impressionar você.

Templo Zu Lai – Cotia


Foto: Elias M Haddad/ Wikimedia Commons

O maior templo budista da América Latina está localizado no interior do estado de São Paulo, no município de Cotia. São 10 mil metros quadrados de área construída, com boa parte dos materiais importados da China. O templo se tornou um espaço de contemplação, paz e beleza não só aos adeptos da religião, mas a todos visitantes e turistas que apreciam a calam e a serenidade do local.

Lavandário – Cunha


Foto: Rosanetur / Flickr

O Lavandário é uma parada obrigatória para quem visita a cidade de Cunha. São cerca de 40 mil pés plantados de flores de lavanda que foram um cenário perfeito entre as montanhas da cidade. Por conta do clima da região e de uma poda rotativa, o local fica florido em qualquer período do ano. Não deixe de fazer uma visita ao pôr do sol, onde a cor das flores se acentua.

Areia que Canta – Brotas


Foto: Divulgação

Localizada dentro do hotel fazenda Areia Que Canta está a belíssima nascente de águas cristalinas e de tom esverdeado que leva o mesmo nome. O lugar é composto por uma areia muito branca e pequeninos grãos de quartzo, elementos que produzem um som semelhante ao de uma cuíca. A visita à nascente é livre para os hóspedes do hotel, mas visitantes também podem conhecer as belezas da nascente adquirindo um ingresso à parte.

Ilha do Anchieta – Ubatuba


Foto: Elias M Haddad/ Wikimedia Commons

A Ilha do Anchieta foi transformada em parque estadual e é um dos pontos chaves a uma viagem em Ubatuba. Considerada um dos melhores pontos de mergulho do país, o local está sempre movimentado com passeios de escuna. A ilha também oferece diversas praias, trilhas e até ruínas de um presídio antigo.

PETAR – Iporanga


Foto: JADER VINÍCIUS DA SILVA PEREIRA/ Wikimedia Commons

O PETAR abriga a maior fração de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO e abriga o maior número de cavernas catalogadas em uma única área na América Latina, além de vales, comunidades quilombolas, trilhas, montanhas, rios e cachoeiras. É o local ideal para a prática de esportes na  natureza como rapel, boia cross, cascading, bike, entre outros.

Praia do Português – Ubatuba


Foto Foto: Brenda Santos / Flickr

A praia do português, também conhecida como “praia escondida” pode ser considerada uma das mais belas do litoral. Com formato de ferradura, uma grande piscina natural é formada com águas que veriam entre tons de verde e azul, ideais para nadar ou praticar stand-up paddle. No entanto, só é possível acessar o Português pela Praia do Félix, sob as pedras e durante a maré baixa, já que o caminho por terra fica dentro de uma propriedade particular. 

Praia do Bonete – Ilhabela


Foto: Thiago Sieiro Cunha/ Wikimedia Commons

Eleita pelo jornal britânico “The Guardian” uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a praia do Bonete reserva um encanto rústico e preservado por estar localizada em meio a uma tradicional comunidade caiçara. O acesso só pode ser realizado por meio de uma canoa tradicional da região ou por uma trilha que atravessa o Parque Estadual de Ilhabela. O local atrai muitos surfistas e aventureiros em busca de boas ondas e trilhas que levam a cachoeiras. 

Ilha do Cardoso – Cananeia


Foto: João P. Burini/ Wikimedia Commons

Localizada dentro do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, a o local é um cenário paradisíaco e intocado pelo homem formado por praias desertas, cachoeiras, trilhas e 90% de mata nativa. A Ilha do Cardoso é dividida em duas partes, Perequê, com incríveis trilhas sobre o mangue que levam a cachoeiras, e Marujá, uma vila de pescadores tranquila que oferece opções simples de hospedagem.

Trilha das 7 Praias – Ubatuba


Foto: Gustavo Alba

Opção ideal para quem curte caminhar e desbravar cenários diferentes e selvagens em meio a natureza de Ubatuba, a trilha de 10km inicia na praia de Lagoinha e passa pela Praia de Oeste, a Praia do Peres, a Praia do Bonete, a Praia Grande do Bonete, a Praia Deserta, a Praia do Cedro (uma das mais famosas do destino), finalizando na Praia da Fortaleza. Ao longo do trajeto, cenários deslumbrantes e muita natureza podem ser apreciados.

Praia de Guaecá – São Sebastião


Foto: Isack Ryuji Minowa/ Wikimedia Commons

Com uma faixa de areia larga, águas cristalinas e visual deslumbrante, a Praia de Guaecá é uma das mais belas do litoral paulista. Possui uma trilha pelas pedras que trilhas que leva até a Praia Brava. A praia de Guaecá, que oferece ondas fortes e ideais para surf, também é banhada pelas águas calmas de dois riachos que desaguam por ali.

Praia de Castelhanos – Ilhabela


Foto: Louise Cristina Araujo Ferri / Wikimedia Commons

Localizada no parque Estadual de Ilhabela, o acesso até a Praia de Castelhanos só pode ser realizado por uma estrada de 15km por meio de carros 4×4, bicicletas ou motocicletas. Há quem realize o percurso a pé, mas ele é bastante acentuado e difícil. O resultado é uma praia de grande extensão com águas claras, natureza exuberante e ondas ideais para a prática de surf. Quando avistada do alto de um mirante, o contorno da baía da praia forma o desenho de um coração.

Pedra do Baú – São Bento de Sapucaí


Foto: Izabel Tartar/ Wikimedia Commons

A Pedra do Baú, em plena Serra da Mantiqueira, é um ponto muito procurado por aventureiros que curtem encarar escaladas, caminhadas, moutain-bike e paraglider. Com seus 1850 metros de altitude, é um local perfeito para avistar as belezas da região do Vale do paraíba e do sul de Minas Gerais. Seu acesso é realizado por uma trilha de aproximadamente 5 horas.

Gruta do Anjo – Socorro


Foto: Divulgação

Uma gruta paradisíaca com águas azuis e diversas que podem ser percorridas com pedalinho. Formada por uma antiga pedreira desativada há mais de 20 anos, a Gruta do Anjo foi formada devido a infiltrações de água que criaram um cenário incrível de piscinas naturais com vários metros de profundidade.

Barra do Una – São Sebastião


Eduardo M./Flickr

A principal atração da incrível praia da Barra do una, em São Sebastião, é o encontro do Rio Una com o mar, formando um dos cenários mais belos do litoral norte paulista. Com areias claras e fofas e mar calmo, o local é propício para um relaxante banho de mar. É de lá, também, que partem as embarcações rumo a ilhas e outras atrações de São Sebastião.

Cachoeira do Veado – Cunha


Foto: Fred Schinke/ Flickr

A Cachoeira do Veado é a mais famosa do Parque Nacional da Serra da Bocaina e faz parte da Trilha do Ouro, antigo caminho colonial construído no século XVII.  A Cachoeira do Veado fica a aproximadamente 20km de caminhada da portaria do parque e possui duas quedas d’águas e vários poços para banho. A primeira queda é bem difícil de ser acessada, exigindo o auxílio de cordas.

Queda de Meu Deus – Eldorado


Foto: Luan Alves Chaves/ Wikimedia Commons

Eleita uma das mais belas cachoeiras do estado, a Queda do Meu Deus possui imponentes 53 metros de altura. Sua origem vem de uma nascente que atravessa a Caverna do Diabo, na região do Petar. Suas águas são geladinhas e limpas são ideais para um bom mergulho em meio a um cenário deslumbrante. O acesso mais comum até a imponente queda d’água dura cerca de uma hora, mas há outro mais longo que passa por outras 11 quedas e dura cinco horas de caminhada.

Paranapiacaba – Santo André


Foto: Diego Torres Silvestre/ Flickr

A apenas 50 km da capital, a charmosa Vila de Paranapiacaba é uma volta ao passado: foi construída em 1865 para abrigar engenheiros e operários da empresa britânica Railway durante a inauguração da primeira ferrovia do estado. Localizada em meio ao topo da Serra do Mar, o vilarejo é emoldurado pelas belezas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, uma área de 400 hectares que conserva uma importante área de Mata Atlântica com diversas trilhas ecológicas.

Pico dos Marins – Piquete


Foto: Marcos Felipe Faria Terra Siqueira/ Wikimedia Commons

Para quem curte praticar montanhismo, o Pico dos Marins é um verdadeiro paraíso. Com 2420 metros de altitude, fica localizado na 26ª montanha mais alta do Brasil e, por isso, a vista lá de cima é uma das mais lindas que você verá, contemplando o Vale do Paraíba, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais, entre outros lugares. Apesar de bem sinalizada, a trilha até o topo é repleta de paredões rochosos e subidas que exigem preparo físico, portanto, a indicação é que seja realizada com a ajuda de um guia credenciado.

Furnas do Bom Jesus – Pedregulho


Foto: Eurípedes Evangelista Macedo/ Divulgação

O Parque Estadual das Furnas Bom Jesus é uma unidade de conservação amplamente utilizada como campo de pesquisa e atividades ambientais. Localizado no município de Pedregulho, possui uma densa vegetação e diversos canyons com declives de até 200 metros. Há também cachoeiras e mirantes que podem ser acessados por meio de trilhas. A atração mais famosa é a Cascata Grande, com uma queda de 132 metros.

Praia do Cedro – Ubatuba


Foto: Matheus Usero/ Wikimedia Commons

A Praia do Cedro, ou Cedrinho, é uma opção muito bonita e tranquila em pleno litoral norte paulista. O acesso é realizado por uma estrada de terra e, depois, por uma trilha com duração de quarenta minutos. Para quem não está acostumado, a trilha pode ser um pouco mais complicada, mas vale a pena encarar. As águas são cristalinas, o local é tranquilo e há um bar atendendo os turistas.

» Aplicativo mapeia trilhas em áreas protegidas de São Paulo
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» Destinos com águas termais em São Paulo
» 13 piscinas naturais para visitar perto de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Número de brasileiros barrados na Europa cresce mais de 60%

Artigo anterior

Dicas de turismo em Dubai

Artigo seguinte

Você pode gostar