As águas claras e a natureza exuberante marcam presença nas praias do Nordeste brasileiro. Conheça 17 delas para curtir nas próximas férias sem gastar muito

Que tal fugir um pouco dos destinos mais badalados do Nordeste e escolher uma opção mais tranquila? Essa região também reserva praias pouco exploradas, perfeitas para aqueles que pretendem fugir do agito e curtir momentos de descanso em um cenário paradisíaco.

O melhor é que alguns desses lugares, distantes de zonas extremamente turísticas, ainda são muito mais baratos que aqueles mais conhecidos e disputadíssimos. Conheça a seleção feita aqui no Viajar Melhor com algumas das praias mais baratas e tranquilas para conhecer no Nordeste brasileiro e se inspire na próxima viagem:

Praia do Patacho – AL


Foto: Cícero R. C. Omena / Wikimedia Commons

Contato direto com a natureza, águas transparentes, coqueiros e muita tranquilidade é o que se encontra nesse paraíso, em Alagoas. A praia do Patacho oferece diversas pousadas para hospedagem, mas com o intuito de preservar totalmente o local não há barracas, bares ou restaurantes na areia.

Flecheiras – CE


Foto: Gustavo Albano

Perfeita para a prática de mergulho, boa comida e hospedagens rústicas marcam a Praia de Flecheiras, uma exótica faixa de areia no litoral cearense que merece ser visitada.

Praia de Antunes – AL


Foto: Legacy600 / Wikimedia commons

Outro lugar paradisíaco em Alagoas, a Praia de Antunes também segue essa estrutura rústica para os turistas se deliciarem perto da natureza. Com águas tranquilas, mornas e com poucas ondas, é ideal para quem viaja com crianças.

Mangue Seco – BA


Foto: leiamais / Pixabay

Cenário de filme e de novelas como Tieta, Mangue Seco está na divisa da Bahia com o Ceará. Seus 30 km de praia são formados por dunas que podem ser exploradas por passeios de bugue.

O centro charmoso perto da vila tem restaurantes caseiros que servem a tradicional moqueca de aratu.

Dunas de Piaçabuçu – AL


Foto: Farol da Foz Ecoturismo / Wikimedia Commons

Se aventurar de buggy pelas imensas dunas de Piaçabuçu é uma experiência única. Localizada a 140 km de Alagoas, o passeio começa no centrinho da cidade e segue por uma fazenda até o ponto alto das dunas, onde é possível descer de skibunda. Após essa aventura experimente dar uma volta de barco pelo Rio São Francisco, é uma delícia.

Maracaípe – PE


Foto: Otávio Nogueira / Flickr

A praia sossegada perto de Porto de Galinhas, mistura duas boas experiências de viagem.  Para os aventureiros, uma dica é se deliciar nas grandes ondas da praia, que faz parte da rota dos surfistas. Já os que preferem sombra e águas mornas, a ponta de Maracaípe conta com trechos rasos e cristalinos.

Península do Maraú – BA


Foto: Márcio Filho / MTUR

Devido ao difícil acesso à região, a Península do Maraú, localizada na Costa do Dendê no sul da Bahia, é um santuário ecológico. Além das belas praias de Taipus e Cassange, os turistas podem se aventurar por cachoeiras e trilhas ecológicas.

Santo Amaro – MA


Foto: Divulgação

Santo Amaro é uma cidade pequena e com uma infraestrutura turística mais limitada do que Barreirinhas, mas a região está muito próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ocupa o primeiro lugar no ranking das lagoas mais bonitas, maiores e profundas do Brasil.

Galinhos – RN


Foto: Lucas Czapski Simoni / Wikimedia Commons

O ponto forte de Galinhos é seu Farol, construído em 1931 para orientar as navegações no litoral da região. De lá é possível ver um dos mais belos pores do sol. Na vila, as ruas são de areia e o transporte é feito por charretes.

Caraíva – BA


Foto: Marcelino Dias / Wikimedia Commons

No litoral Sul da Bahia, Caraíva começou recentemente entrar na rota dos turistas que vão visitar o Nordeste, mas ainda mantém a cara de uma cidade de interior. Na Vila de casinhas coloridas não são permitidos carros e as pousadas são pequenas, uma excelente opção para descansar.

Costa do Conde – PB


Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Formada por 7 praias belíssimas – Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Caripabus, Tabatinga, Coqueirinhos e Tambaba – a Costa do Conde conta com mais de 20 km de extensão marcados por falésias multicoloridas que chegam até 40 metros de altura.  Mesmo ainda pouco procurada como destino turístico no Nordeste, a região oferece uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes.

Barra Grande – PI


Foto: Divulgação

Os aventureiros de plantão vão curtir muito os dias de sol em Barra Grande. A praia localizada no Piauí, a apenas 380 km de Teresina, é uma alternativa para a prática de esportes como kitesurf e o stand up. Com paisagens de deixar qualquer um com inveja, Barra Grande também oferece uma culinária deliciosa, com pratos típicos e muita água de coco.

Praia de Touros – RN


Foto: Fábio Pinheiro / Wikimedia Commons

A Praia dos Touros está a apenas 80 km de Natal, uma região que conserva características do interior com suas plantações de abacaxi. É um destino muito buscado por aqueles que querem um refúgio e tranquilidade. Para se hospedar, recentemente foi inaugurado o hotel Vila Galé Touros, que une sofisticação e natureza em um só lugar. Dentre as atrações da região, não deixe de visitar o Farol do Calcanhar e curtir um dia na praia tão popular entre os surfistas.

Mundaú – CE


Foto: Gustavo Albano

Outro lugar para conhecer no Nordeste é Mundaú, no Ceará. Ideal para quem gosta de aventura, essa praia tem como principal atrativo um passeio de barco pela costa, onde é possível observar as dunas de areia amarela e vermelha que formam a paisagem. Além disso, você pode se refrescar nas águas doces e se jogar na tirolesa que está presente em vários pontos da praia.

Morro de São Paulo – BA


Foto: Marcos Dias /Wikimedia Commons

O passeio começa antes mesmo de se chegar à ilha. Para ir a Morro de São Paulo é preciso pegar um catamarã ou um avião que parte da capital baiana. Esse paraíso no Nordeste recebe turistas de todos os lugares do mundo em busca de praias calmas e uma noite agitada na vila.

Para preservar o local, a locomoção é feita a pé ou por tratores que transportam os turistas de um ponto a outro, como para as praias de Gamboa e Guarapuá. O ponto forte de Morro de São Paulo é o espetacular pôr do sol, visto do farol ou do forte.

São Miguel do Gostoso – RN


Foto: Otávio Nogueira / Flickr

A Vila de pescadores São Miguel do Gostoso é outro atrativo das belas praias mais baratas e tranquilas para se viajar no Nordeste. Pouco frequentado pelos turistas, as praias  praticamente desertas, com estrutura rústica, são convidativas para passar alguns dias longe do agito. Um passeio imperdível para quem visita a região é caminhar pelas areias branquinhas até as praias do Cardeiro e da Xepa.

Ilha de Santo Aleixo – PE


Foto: lotsemann / Wikimedia Commons

No caminho entre Porto de Galinhas e Carneiros, está a ilha do Santo Aleixo, um destino longe das agitadas praias de Pernambuco. A ilha é uma propriedade particular de preservação ambiental, por isso somente 80 turistas podem entrar por dia no lugar. Um destino de águas azuis transparentes que reserva muita calmaria e tranquilidade.

» Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste
» 42 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» 24 praias muito bonitas para conhecer em São Paulo
» 34 praias nacionais que valem toda a viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Norwegian Air chega ao Brasil com voos para o Reino Unido a partir de U$310

Artigo anterior

Guia para umas férias inesquecíveis nas Bahamas

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.