16 passeios para fazer no Rio de Janeiro

Entre tantas opções incríveis à sua disposição, destacamos os passeios imperdíveis no Rio de Janeiro que você não deve deixar de fazer

Estamos falando de uma cidade linda, repleta de praias, parques, bairros e edificações que valem cada visita e criam passeios incríveis. Entre eles, selecionamos os 16 passeios para fazer no Rio de Janeiro, todos eles à prova de erros e que devem estar em seu roteiro.

Dos cartões postais da cidade a recantos menos divulgados, estas sugestões vão garantir que sua visita ao Rio traga para a sua vida memórias variadas, cheias de beleza, emoção e história.

Leia também:
Guia de Museus na cidade do Rio de Janeiro
Mirantes para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
O que visitar no Parque Nacional da Tijuca
Trilha Transcarioca, circuito de 180 km que cruza a cidade do Rio de Janeiro

Passeios para fazer no Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Foto: Mayra Pavanello Munerato / Wikimedia Commons

De todos os passeios para fazer no Rio de Janeiro, a ida ao Pão de Açúcar é um dos mais icônicos. Fazer o trajeto com o tradicional bondinho é garantia de colecionar paisagens clássicas da cidade.

Se quiser fugir das aglomerações, evite os finais de semana, e uma dica: pense na possibilidade de fazer uma visita noturna para deixar a experiência ainda mais especial.

Gabinete Real Português

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca pública histórica inaugurada pela Princesa Isabel. Nele está guardado um acervo repleto de obras raras que pode ser visitado durante os dias úteis.

Cristo Redentor

Foto: julianavermelho0 / Pixabay

Existe uma razão para que o passeio ao Cristo Redentor seja tão popular entre os turistas que visitam o Rio de Janeiro: o lugar é realmente incrível!

Se possível, prefira fazer o trajeto até o alto do Morro do Corcovado de trem, embora também exista a opção de ir de van.  As paisagens incríveis que são vistas no mirante aos pés da estátua art déco do Cristo tornam o passeio ainda mais empolgante.

Pedra da Gávea

Situada no Parque Nacional da Tijuca, a Pedra da Gávea é a escolha perfeita para quem gosta de trilhas e esportes radicais. Para chegar ao seu topo, algumas trilhas são famosas, como a Garganta do Céu e a Via P4. A Pedra é ponto tradicional de decolagem de voo livre.

Lapa

Foto: Halleypo / Wikimedia Commons

O bairro boêmio do Rio tem todo tipo de opção, tanto na gastronomia, em seus bares, restaurantes e barraquinhas de rua, quanto na vida noturna, sempre movida a música, da mais tradicional à mais moderna. Estando ali, não se esqueça de admirar os famosos Arcos da Lapa.

Maracanã

Fãs de futebol não precisam de muitos argumentos para concordarem que este é um dos melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro. Afinal, o estádio Jornalista Mario Filho, seu nome oficial, já foi palco de uma imensa quantidade de jogos e de outros eventos, que trazem à memória todo tipo de emoção.

Praia de Copacabana

Foto: bisonlux / Flickr Wikimedia Commons

Junto com Ipanema, é a praia mais famosa do Rio de Janeiro, e acompanhar ao vivo a contagem regressiva do réveillon em sua areia é o tipo de programação que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida.

Jardim Botânico

Aqui, quem manda é a natureza e a biodiversidade.

O Jardim Botânico rende um ótimo passeio para fazer no Rio de Janeiro incluindo toda a família, com destaque para seu orquidário e bromeliário. São milhares de espécies de plantas, de origem brasileira e estrangeira.

 

 

Ipanema

Foto: Mayra Pavanello Munerato / Wikimedia Commons

A música que eternizou a Garota de Ipanema serve como trilha para a própria praia, a mais charmosa do Rio. Comece a explorar suas areias a partir do Posto 10, o ponto mais tranquilo, frequentado por famílias e turistas, ou, se preferir, entre direto no agito do Posto 8, onde a paquera rola solta.

 

Teatro Municipal do RJ

O Teatro Municipal é mais um dos passeios para fazer no Rio de Janeiro.

Sua orquestra e corpo de baile estão entre os principais do país, valendo a pena conferir se alguma apresentação estará acontecendo durante o período da sua visita!

Parque Nacional da Tijuca

Foto: Anacarla az / Wikimedia Commons

É o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes anualmente, e está localizado no coração da capital fluminense, com acessos pelas zonas Sul, Norte e Oeste.

O parque abriga trilhas, áreas de escalada, locais em que a família pode fazer piqueniques e churrascos, além de pontos de decolagem de voo livre. Tudo emoldurado por paisagens maravilhosas.

Sítio Roberto Burle Marx

O museu, um centro de estudos de paisagismo, botânica e conservação da natureza, localiza-se no espaço que serviu como residência ao famoso paisagista até sua morte, em 1994. De acordo com o legado de Burle Marx, o sítio também abriga exposições de arte e concertos musicais.

 

Forte de Copacabana

Foto: Halley Pacheco de Oliveira / Wikimedia Commons

Localizado em área que avança pelo mar, entre as praias de Ipanema e Copacabana, o Forte funciona como Museu Histórico do Exército. Além disso, também é local de programações culturais, com exposições permanentes e temporárias.

É um dos pontos preferidos dos cariocas para observação de fenômenos astronômicos e abriga uma filial da famosa Confeitaria Colombo.

Praia do Recreio

Localizada no final da Barra da Tijuca, a Praia do Recreio merece ser um dos passeios para fazer no Rio de Janeiro, especialmente para quem prefere praias mais tranquilas, com águas transparentes, mas que, ao mesmo tempo, conta com estrutura confortável, como calçadão, quiosques variados e via para bicicleta. É uma praia bastante frequentada por surfistas.

Museu do Amanhã

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Temos aqui uma opção bem diferente de museu, já que ele está muito mais voltado ao futuro do que ao passado. O Museu do Amanhã costuma ser definido como um “ambiente de ideias”, em que as ciências são colocadas a serviço de projetar o futuro do nosso planeta. Ele está localizado no centro da cidade, na Praça Mauá.

Parque Laje

O Parque Laje é um dos 16 passeios para fazer no Rio de Janeiro, abrigando a Mata Atlântica e um famoso jardim de estilo europeu. Seu casarão, muito conhecido, já foi cenário de filmes brasileiros clássicos, como Macunaíma.

Aproveite para fazer um piquenique em família ou explore a gastronomia disponível no local.

Além dessas sugestões de lugares para visitar no Rio de Janeiro, não custa relembrar aquele conselho básico: cada cantinho, cada parte dos caminhos que você vai trilhar, sempre podem trazer outras belezas inusitadas. Esteja sempre prestando atenção às surpresas ao seu redor.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.