16 passeios para fazer em Lisboa

A capital portuguesa é cheia de encantos e de pontos turísticos obrigatórios. Antes da sua viagem, anote na agenda estes 16 passeios para fazer em Lisboa

Prepare-se para se apaixonar pelas paisagens, pelas ruas estreitas, pelas construções com centenas de anos. Prepare-se também para uma intensa vida noturna, em que a tradição se mistura à modernidade, assim como os locais se misturam aos turistas. Estes 16 passeios para fazer em Lisboa vão garantir que você tenha uma visão completa e variada de uma das capitais mais belas da Europa.

Leia também:
6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa
Melhores hotéis no centro de Lisboa
30 destinos para visitar em Portugal
Lugares para conhecer em Lisboa

Passeios para fazer em Lisboa:

Elevador de Santa Justa/Miradouro

Foto: Ricardo Ramírez Gisbert / Flickr Wikimedia Commons

Patrimônio nacional, o elevador vertical de 45 metros de altura, construído em ferro forjado, é não só um monumento que vale uma visita por sua beleza arquitetônica, mas ainda propicia uma das mais belas vistas de Lisboa. Se possível, prefira visitá-lo ao entardecer e garanta fotos inesquecíveis.

Chiado

O Chiado é mais um bairro lisboeta em que história e cultura se misturam com a animação de seus muitos bares, cafés e restaurantes, sendo considerado um reduto de intelectuais e artistas.

Um dos cafés mais tradicionais da região, que se chama A Brasileira no Chiado, era frequentado por Fernando Pessoa e, por falar em literatura, não deixe de visitar a Livraria Bertrand, que é considerada a mais antiga do mundo ainda em funcionamento.

Praça do Comércio

Foto: Joaomartinho63 Wikimedia Commons

Um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, esta praça está na lista dos passeios imperdíveis para fazer em Lisboa tanto por sua importância histórica quanto por sua beleza. Uma das maiores praças europeias, ela se abre para o Rio Tejo.

Passe um tempo em um de seus cafés e aprecia e paisagem deslumbrante.

Miradouro da Nossa Senhora do Monte

Uma cidade bela como Lisboa merece ter muitos mirantes, e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte foi o escolhido para fazer parte destas sugestões de passeios para fazer nesse destino. Situado na região da Graça, dele se descortina a vista para o Rio Tejo, o Castelo de São Jorge e outros pontos importantes. É um lugar perfeito para aqueles necessários minutinhos de descanso.

Castelo de São Jorge

Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

Visitar uma cidade europeia e não conhecer seus castelos é algo impensável, concorda?

O Castelo de São Jorge, que pode ser visto de quase toda a cidade, foi construído para defender Lisboa dos romanos e é uma de suas construções mais antigas, extremamente bem conservada e que hoje abriga um centro cultural. Em seu entorno, visite as barracas que oferecem artesanato local.

Oceanário no Parque das Nações

Entre os passeios para fazer em Lisboa, a ida ao Oceanário é daquelas visitas que agradam toda a família. Seu aquário principal tem cinco milhões de litros de água salgada, reproduzindo quatro grandes habitats marinhos, e seus peixes, plantas, anfíbios e mamíferos encantam todos os visitantes. O local também abriga exposições temporárias.

Convento do Carmo

Foto: Convento do Carmo / Wikimedia Commons

A igreja, que já foi a principal de Lisboa, foi atingida pelo grande terremoto que atingiu a cidade em 1755. Hoje, além das imponentes ruínas, o local abriga o Museu Arqueológico do Carmo, que exibe não só o passado da região como também artefatos e peças de todo o mundo.

Museu Nacional do Azulejo

O deslumbrante Museu do Azulejo é um dos principais passeios para fazer em Lisboa, especialmente se você gosta de arte e de história. O prédio que abriga o museu tem mais de 500 anos e foi construído para ser um convento, mantendo seu claustro ainda preservado e estando aberto para visitas.

O museu tem em seu acervo a história do azulejo português, desde o século XV até hoje. São peças impressionantes, como o painel que retrata a cidade antes do terremoto de 1755.

Bairro Alto

Foto: Pxhere / Creative Commons CC0

Este é um dos passeios noturnos obrigatórios para fazer em Lisboa. As ruas estreitas do bairro são repletas de bares e restaurantes com mesinhas externas sempre frequentadas por lisboetas e turistas de todos os estilos. O clima é de festa permanente.

Museu do Chiado

O museu, localizado no centro histórico de Lisboa, abriga obras portuguesas do final do século XIX até a atualidade e também é onde as grandes exposições internacionais itinerantes acontecem ao passarem pela capital portuguesa.

Alfama

Foto: MANUEL_MARTINEZ / Pixabay

O bairro mais antigo de Lisboa tem tudo o que se espera dele: ruelas e fachadas pitorescas, que abrigam a gastronomia mais tradicional e as casas de fado mais características. Alfama tem até um labirinto medieval, que parece levar você de volta no tempo. Um passeio apaixonante!

 

Praça do Rossio

Mais uma praça em que, além da bela arquitetura neoclássica, o charme é a tradição boêmia, que atrai pessoas de todo tipo. Lojas, bares, restaurantes são frequentados por turistas e por lisboetas, incluindo o Café Nicola, o mais famoso da cidade. Não deixe de visitar o Teatro Nacional Dona Maria II estando por ali.

Rua Augusta

Foto: Miguel / Wikimedia Commons

Saindo da Praça do Rossio, você encontra uma das principais ruas de comércio da cidade. É na Rua Augusta, um espaço exclusivo para pedestres, que você vai encontrar as lojas mais tradicionais e alguns dos nomes mais conhecidos da moda internacional. Ela também é repleta de cafés e restaurantes que valem uma degustação, garantindo seu lugar entre os passeios para fazer em Lisboa.

Bondinho

O tradicional e pitoresco bondinho que corta o centro de Lisboa é usado por moradores da cidade para o transporte diário e pelos turistas para fazer um tour autêntico pela cidade. Ele sai da freguesia Campo de Ourique e segue até a linda Praça Martim Moniz, cheia de opções de compras e turismo.

Mosteiro dos Jerónimos

Foto: Lacobrigo / Wikimedia Commons

Em Lisboa, as edificações históricas competem em importância e beleza. O maravilhoso Mosteiro dos Jerónimos, próximo ao Rio Tejo, é um dos mais importantes. Ele é um dos principais pontos turísticos da cidade e é tido como uma das sete maravilhas de Portugal.

 

 

 

 

Docas de Santo Amaro

Essa área, abaixo da ponte 25 de Abril, foi revitalizada nos anos 90 e hoje as famosas Docas oferecem uma vida noturna bastante animada, especialmente no verão. Com sua estética moderna, o local guarda muitas opções de restaurantes, bares e casas noturnas, atraindo turistas de toda parte. Ali também há uma vista única do Rio Tejo.

 

Seguindo estas dicas de passeios para fazer em Lisboa, sua visita à cidade será extremamente proveitosa, e bastará chegar em casa para querer retornar e explorar ainda mais a capital portuguesa.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.