Divertida e exótica, a capital do Pará é uma das cidades mais diferentes para conhecer no país

A capital paraense é um ótimo exemplo de metrópole nacional que vem se modernizado em ritmo constante, mas que consegue manter suas construções clássicas de forma harmoniosa.  Além disso, outras áreas da cidade ganharam projetos de planejamento urbano e foram remodeladas, trazendo ainda mais vida para o destino.

Belém também é conhecida por suas áreas verdes espalhadas por toda a cidade que possibilitam ótimas caminhadas e atividades ao ar livre. Uma delas é o majestoso Mangal das Garças, um espaço verde às margens do Rio Guamá que se tornou lar de inúmeras espécie de aves.

Tantas atrações ao ar livre possibilita conhecer a grande maioria das construções icônicas da cidade em um city tour a pé. Conheça 17 pontos da cidade que contam a história de Belém e são perfeitos para passear:

Mercado Ver-o-Peso


Foto: Camila Neves Rodrigues da Silva / Wikimedia Commons

O ponto turístico mais famoso de Belém é um dos mercados públicos mais antigos do país e a maior feira aberta da América Latina.  É um ótimo lugar para experimentar as especiarias da floresta amazônica e alguns pratos típicos do estado.

Horário de funcionamento:
De terça a sexta feira, das 10 às 18h. Sábado e domingo das 10h às 14h.

Forte do presépio

A construção marca a fundação da cidade e foi erguida para defender a entrada da Floresta Amazônica contra possíveis invasores. O Forte do Presépio está localizado no bairro da Cidade Velha e possuí uma das vistas mais icônicas de Belém, formada pelo Rio Guamá e o Mercado Ver-o-Peso.

Horário de funcionamento:
De terça a sexta feira, das 10 às 15h. Sábado e domingo das 9h às 13h.

Praça da República

Situada no coração de Belém, no bairro da Campina, a Praça da República é um ótimo local para realizar atividades ao ar livre ou fazer uma pequena caminhada. A área concentra construções e monumentos importantes como o Theatro da Paz e o Monumento à República, com aproximadamente 20 metros de altura.

Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias. 24h

Estação das Docas


Foto: Cayambe / Wikimedia Commons

O complexo turístico instalado nos galpões antigos do porto fluvial de Belém deu lugar a um dos espaços mais interessantes da cidade. A Estação das Docas é palco de eventos culturais e concentra ótimas opções de restaurantes, lanchonetes, cervejarias e sorveterias.

Horário de funcionamento:
Segundas das 10 à 00h. De terça a sexta feira, das 10 às 1h. Sábado das 10h às 3h, e domingo das 10h à 0h.

Museu Histórico do Estado do Pará

O MEP oferece diversos serviços, como exposições temporárias e de longa duração apresentadas nos salões nobres do casarão, onde estão mobiliárias, esculturas, quadros acadêmicos e objetos utilitários do período Art Nouveau.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta das 10hr às 16hr. Sábado domingo e feriados das 9hr às 13h.

Basílica de Nazaré

A terceira basílica mais antiga do Brasil marca o ponto final do famoso Círio de Nazaré, uma das maiores procissões de fé do mundo, que acontece sempre no segundo domingo de outubro.

Horário das Misas:
Segunda a sexta: 7h, 8h30, 12h e 18h.
Sábados: 7h, 8h30, 12h e 15h.
Domingos: 6h30, 8h, 10h, 16:30, 18h e 20h

Parque Zoobotânico

Situado no centro urbano de Belém, no bairro de Nazaré, o Parque Zoobotânico abriga o Museu Paraense Emílio Goeldi e uma mostra significativa de fauna e flora da floresta amazônica

Horário de funcionamento:
Quarta a domingo, das 9h às 17h

Theatro da Paz

Foto: Socorrosimonetti / Wikimedia Commons

Ícone da arquitetura paraense, o Theatro da Paz teve sua construção inspirado no Teatro Scala, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, em Milão, na Itália, e possuí todos seus materiais e objetos decorativos trazidos da Europa.

Horário de funcionamento:
De terça a sexta feira, das 9 às 15h. Sábado das 9h às 12h, e domingo das 9h à 11h.

Museu de Arte Sacra

Primeiro Museu de Arte Sacra da Região Amazônica, o MAS está instalado no complexo da Igreja de Santo Alexandre no circuito cultural Feliz Lusitânia, no Cidade Velha. O museu abriga mais de 300 peças de arte sacra, sendo um dos acervos mais importantes do Brasil.

Horário de funcionamento:
Terça a domingo das 10hr às 16h.

Palácio Antônio Lemos

O atual prédio da sede da Prefeitura Municipal de Belém foi construído entre os anos de 1868 e 1883, com finalidade de ser o Palácio Municipal e possuí um incrível acervo com mais de 200 peças de móveis e adornos do século XIX.

Horário de funcionamento:
Terça a sexta das 9hrs às 18hrs. Sábados e domingos das 9hrs às 13hrs

Complexo Ver-o-Rio

Complexo Ver-o-Rio O espaço urbano une espaços para contemplação da natureza, o Memorial dos Povos Indígenas, espaços gastronômicos e orla ao lado do Rio Guamá.

Horário de funcionamento:
Segunda a domingo das 8h às 12h e 17 às 22h.

Casa das Onze Janelas

A bonita construção do século XVIII foi erguida para abrigar o hospital militar e hoje abriga o Museu de Arte Moderna e Contemporânea da cidade.

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta das 10h às 16h, sábado e domingo 09 às 13h

Catedral da Sé


Foto: Socorrosimonetti / Wikimedia Commons

Localizada no bairro da Cidade Velha, a Catedral da Sé possuí arquitetura em estilo neoclássico com barroco e está ao lado de outras importantes edificações da capital, como o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janelas.

Horário de funcionamento:

Segunda das 14h às 20h30, terça a sexta, das 7h30 às 12h e das 14h às 20h30.

Sábado das 7h30 às 10h e das 16h às 20h. Domingo das 6h30 às 12h e das 16h às 20h.

Mangal das Garças

Com quase  40 mil m², o Mangal das Garças é sem dúvidas o espaço verde mais charmoso de Belém. O complexo é formado por viveiros de pássaros, uma torre de 47 metros que proporciona uma vista impressionante da cidade e o maior borboletário público do país.

Horário de funcionamento:
De terça feira a domingo das 9h às 18h.

Espaço José Liberto (Pólo Joalheiro)

Composto pelo Museu de Gemas do Pará, a Oficina de Jóias e a Casa do Artesão, o Pólo Joalheiro está instalado em um antigo presídio com 250 anos de história e, hoje se tornou uma referência cultural, turística, comercial e do patrimônio arquitetônico da cidade.

Horário de funcionamento:
Terça a Sábado das 9hrs às 19 hrs.

Bosque Rodrigues Alves

Antiga residência dos governadores do Pará, no início do século, o Parque da Residência abriga um orquidário com espécies da Amazônia, um antigo vagão da Estrada de Ferro de Bragança e a Estação Gasômetro, um espaço com teatro, café e lojas com produtos regionais.

Horário de funcionamento:
Terça das 9hr às 18hr. Quarta a Domingo das 9hr às 22hr.

» Lugares para conhecer em Belém
» 10 programas imperdíveis para fazer em Belém
» Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil
» Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

9 lugares para visitar em Capitólio

Artigo anterior

Tarifas de embarque em aeroportos sofrerão aumento

Artigo seguinte

Você pode gostar