15 dicas de viagem sobre a Turquia: tudo o que você precisa saber

Você não pode viajar sem ler as dicas de turismo que preparamos sobre o destino

Foto: Benh LIEU SONG / Flickr Wikimedia Commons

A Turquia é um país privilegiado por estar em dois continentes: na Europa e na Ásia. Estamos falando de um lugar grandioso, dividido em sete regiões e com um total de 83 províncias, que abriga 75 milhões de habitantes. A Turquia tem belas e exóticas paisagens, praias únicas, desertos e  florestas incríveis, e diversas outras atrações que chamam a atenção de cada vez mais turistas.

Além de lindo, o país tem uma grande bagagem cultural e é muito importante para a história do mundial. Certamente é um destino surpreendente e que merece ser visitado por você. Para melhorar a sua experiência, selecionamos algumas dicas para você conseguir planejar e aproveitar ao máximo a sua viagem. Confira!

Leia também:
Dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia
Conheça a charmosa Alaçati na Turquia
Itália, Grécia e Turquia: conheça os três países na mesma viagem
Distância entre as cidades turísticas da Turquia

Qual moeda levar?

A moeda oficial do país é a Lira Turca. Não é fácil encontrar a moeda em casas de câmbio no Brasil e, geralmente, quando é encontrada, o preço não é vantajoso. Por isso, a melhor alternativa é levar Euros ou Dólares e fazer o câmbio no próprio país.

Também existe a possibilidade de utilizar cartões de crédito e débito, que são bem aceitos no país. Entretanto, vale lembrar que vai ser cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) a cada saque ou compra efetuada. Vale a pena procurar a empresa administradora do seu cartão para se informar sobre todas as taxas antes da viagem.

Que idioma é falado no país?

O turco é idioma oficial do país, mas não precisa se preocupar por não saber falar a língua. Felizmente, o inglês é muito bem aceito em diversos locais do país e os turcos são muito simpáticos e se esforçam para se comunicar bem com os turistas.

Qual é a melhor opção de transporte?

O setor de transporte é um dos que mais recebe investimentos públicos no país. O resultado disso é um transporte público que atende bem às necessidades dos moradores e turistas, principalmente em Istambul.

Mesmo assim, caso se sinta inseguro em se locomover pelo país, cogite a possibilidade de contratar carros particulares, como os da Guia na Turquia agência de turismo que oferece o serviço com motoristas locais que falam português.   

Como escolher a melhor época para visitar a Turquia?

Apesar de ser um ótimo país para turismo todos os meses do ano, é interessante observar qual é o seu perfil como viajante e quais são os seus objetivos com a viagem para escolher qual é a melhor época para fazer a visita. Abril, maio, setembro, outubro e novembro, são os meses em que a Turquia costuma receber um maior número de turistas, as ruas ficam mais movimentadas e os preços tendem a subir.

Qual é o clima do país?

O clima é um dos critérios que precisa ser avaliado para decidir qual é o melhor período para realizar a viagem. Por ser extremamente grande, o clima da Turquia é bem variado e é interessante verificar com a sua agência de viagens sobre o clima nas regiões em que pretende visitar. De modo geral, por estar em uma região montanhosa, o país tem um grande fluxo de vento.

O que devo vestir na Turquia?

O vestuário também desperta muitas dúvidas em quem pretende visitar o país. Entretanto, não há motivos para se preocupar. Não existem restrições em relação às roupas, exceto para entrar nas mesquitas. Neste último caso, mulheres devem estar com ombros, pernas e cabelos cobertos.

Como é a gastronomia turca?

A culinária da Turquia é extremamente rica e certamente é uma das atrações que você não pode deixar de conhecer durante a viagem. A gastronomia do país é repleta de pratos com vegetais, carnes, massas, sobremesas e bebidas quentes e frias bem famosas.  

Conheça algumas das delícias que vai encontrar por lá:

  • Kebab;
  • Simit;
  • Dolma;
  • Tulumba.

Qual é a religião do país?

Muitas pessoas se questionam sobre qual é a religião mais seguida no país. Aproximadamente 95% da população é Muçulmana Suni e o restante é dividido entre judeus, cristãos e as demais crenças.

Preciso de visto?

Brasileiros não necessitam de visto para entrar legalmente na Turquia, no caso de viagens a turismo de até 90 dias. Entretanto, será necessário apresentar o passaporte válido por no mínimo 6 meses.

Quais documentos preciso apresentar?

Como já falamos, não será preciso de visto para entrar no país. Veja, a seguir, que documentos, além do passaporte válido, você vai precisar ter em mãos:

  • reserva do hotel ou outro documento que garanta a sua hospedagem;
  • recursos financeiros suficientes para a sua estadia;
  • comprovantes de passagens aéreas (ida e volta) para o seu país.

Onde fazer compras na Turquia?

É quase impossível visitar o país e não voltar com a mala cheia de produtos típicos, como joias, tapeçaria, temperos, roupas e cerâmica. Istambul, por exemplo, é uma ótima cidade para fazer compras. Confira alguns dos locais mais populares:

  • Grand Bazaar;
  • Mercado Egípcio;
  • Bazar Arasta.

Quais são as cidades mais populares do país?

Istambul, a maior metrópole do país, é uma cidade com inúmeras atrações e que atrai turistas do mundo inteiro. Ancara, a capital da Turquia, é também muito procurada pelos turistas, principalmente pela qualidade de sua arquitetura. A Capadócia e suas formações rochosas espetaculares também são muito visitadas.

Que golpes são mais aplicados em turistas?

Como nem tudo são flores, também é preciso ficar atento para não cair em alguns golpes. Apesar de ser um país seguro, infelizmente sempre existem pessoas que tentam se aproveitar da inocência dos turistas.

Um dos golpes mais comuns é o da pulseirinha. Nele, uma pessoa, geralmente muito sorridente e simpática, te oferece uma pulseirinha e começa a tentar colocar o acessório no seu braço. O problema é que depois disso ele te pede dinheiro e pode ficar agressivo caso você se negue. Essa cena geralmente acontece em ruas comerciais ou próximo a pontos turísticos.

Também existe uma variação deste mesmo golpe. Funciona assim: enquanto a pessoa simpática conversa com o turista sobre a pulseira, um comparsa pega os seus pertences.  

Quais são as atrações mais conhecidas?

Como já falamos, a Turquia é repleta de atrações turísticas. Além das belezas naturais, conheça, a seguir, alguns dos principais pontos turísticos do país:

  • Mesquita Azul em Istambul;
  • Cidade Subterrânea na Capadócia;
  • Casa da Nossa Senhora na cidade de Éfeso.

Viajar para a Turquia é caro?

Felizmente, você pode conhecer a Turquia sem gastar muito dinheiro. Existem várias opções de hotéis e passeios econômicos.  Além disso, a alimentação e o transporte no país também é considerado um dos mais baratos da região. Uma boa medida para economizar mais é comprar as passagens aéreas com antecedência para garantir o melhor preço.

Quer uma dica extra? Contratar uma agência de viagens, como a Guia na Turquia, vai tornar a sua viagem muita mais tranquila e proveitosa. Além de passeios incríveis pelos pontos turísticos do país, a empresa tem guias que falam português e estão prontos para te receber!

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.