13 atrações imperdíveis para conhecer no Uruguai

Cada vez mais procurado por brasileiros, nossos vizinhos dispõem de uma ótima gastronomia, arquitetura que impressiona e belas paisagens naturais.

Existem diversas formas de explorar o pequeno país e vivenciar o dia-a-dia de um uruguaio. Pedalar pelas ruas de Montevidéo, degustar uma bela parrilada com vinho em Colonia del Sacramento, curtir as praias do litoral e um walking tour, são alguns dos programas indispensáveis para fazer no país. Nesse artigo Selecionamos 13 atrações para fazer no país.

Leia também:

O que fazer em Montevidéu, a capital do Uruguai
Turismo na Argentina: Buenos Aires a cidade do tango
Dicas de turismo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires
Dicas de passeios pelo Delto do Tigre na Argentina
Mendoza, Bariloche, Ushuaia e outros destinos para você conhecer na Argentina

Fazer um Walking Tour no centro de Montevidéu

A região antiga de Montevidéu tem inúmeras ruas convidativas para fazer uma longa caminhada. Essa é também a parte onde estão concentrada construções emblemáticas da capital, como o Teatro Solís, o Edifício Salvo e o Palácio Estévez, antiga sede presidencial e que agora abriga um museu em seu interior. A noite esta é uma das zonas mais animadas e com muita opções de restaurante, bares e casas noturnas.

Foto: Fred Matos

Conhecer Cabo Polônio

Localizado no departamento de Rocha, o Cabo Polônio é uma pequena vila de pescadores sem energia elétrica, com cenário bucólico. O vilarejo fica em frente a uma parte do litoral isolada que torna o local especial. Em frente ao charmoso farol construído em meio as pedras, grupos de lobo marinhos se reúnem para tomar um pouco de sol durante as tardes.

 

Foto: Flickr – amotinado

Visitar a Colônia del Sacramento

A pequena cidadezinha colonial nos dá a impressão de que o tempo parou. Rica em cultura, a cidadezinha colonial é um passeio ideal para quem passa alguns dias na capital do país. Colônia del Sacramento fica a apenas duas horas de Montevidéu.

Foto: Flickr – baronreznik

Laguna de Rocha

Mais de 200 espécies de aves vivem protegidas na Laguna de Rocha, outro lugar do Uruguai para quem curte natureza e tranquilidade. Algumas empresas oferecem um safári guiado, que além da observação das aves prometem caminhadas pelos bosques ao redor da lagoa e outras atividades ambientais dentro da área protegida.

Foto: Flickr – ngianelli

Ir a uma Parrallada nos mercados de Montevidéu

As Parrillas normalmente são vendidas em uma porção com vários tipos de cortes e carnes e em cortes separado (também conhecidas como Parrilladas). Geralmente o prato é sempre oferecido com acompanhamento de pães, patê e azeite.

Foto: Flickr – a_maninha

Experimentar chivito

Os chivitos são sanduíches muito bem recheados tradicionais no Uruguai. O lanche pode ser encontrado em qualquer canto do país. Seja em barraquinhas, lanchonetes e até mesmo em restaurantes, o lanche é muito popular no país e é normal encontrar inúmeras opções com variações de ingredientes.

Foto: Flickr – bootsintheoven

Curtir uma tarde na Playa Bikini

A populas Playa Bikini é a queridinha de quem visita Punta del Este. A praia possuí uma enseada tranquila indicada para todo os perfis de turistas. No verão a atração vira point dos jovens que frequentam a cidade, pela grande quantidade de baladas com djs e música ao vivo.

Foto: William Gustavo Moreira

Explorar a Punta del Diablo

Com hotéis rústicos construídos com madeiras em frente a uma extensa praia, a Punta del Diablo tem ondas perfeitas que sempre atraem surfistas nesse pedacionh do litoral uruguaio. Essa é uma das primeiras praias para quem sai do Brasil rumo ao Uruguai por Chuí, no Rio Grande do Sul. O destino ainda pouco explorado pelos turistas.

Foto: Flickr – elliz

Ir a Casapueblo

A excêntrica construção às margens do Rio da Prata, do artista Carlos Paez Vilaró, é o principal cartão postal da badalada Punta del Este.  confere à Punta Ballena ares mediterrâneos.

Beber um Tannat

A uva mais característica do Uruguai resulta num vinho de personalidade marcante, encorpado, que casa muito bem com seus suculentos cortes bovinos e queijos fortes.

Foto: Manuel Gayoso

Punta del Este

Punta del Este está a apenas duas horas de Montevidéu e tem uma rotina bem diferente da capital uruguaia. Distante do passado colonial, a antiga vila de pescadores se tornou um agitado balneário que se tornou terra de grandes mansões, resorts luxuosos, cassinos e uma agitada vida noturna.

Foto: Lóren Moreno

Subir em um farol uruguaio

O Uruguai tem 700 km de litoral que são divididos em Oceano Atlântico e Rio da Prata. O trecho é basicamente dividido em três departamentos: Rocha, Maldonado e Montevidéu. Durante o percurso, o viajante pode conferir os 5 faróis que auxiliam a navegação pela águas do litoral uruguaio.

Foto: Flickr – gaboo41

Passeio pela Rambla de Montevidéu

A parte mais agradável para dar um passeio descontraído é a Rambla de Montevidéu. O calçadão que segue as avenidas à beira mar, é um ótimo local para caminhar, andar de bicicleta e apreciar o pôr do sol capital. A Rambla passa por diferentes bairros da cidade, desde a Ciudad Vieja até a área residencial de Carrasco.

Foto: André Ribeiro


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.