O Brasil tem cenários surpreendentes que podem ser explorados do alto de um balão

Voar de balão é uma daquelas atividades que precisam estar na lista de coisas para fazer antes de morrer. E ao pensar em realizar esse sonho logo nos vem à mente a Capadócia, um destino clássico para apreciar as belas paisagens em contraste com os coloridos balões no céu.

Mas não é preciso ir tão longe e nem ao menos sair do Brasil para realizar um voo inesquecível. Nosso país tem cenários surpreendentes que podem ser explorados do alto.

Os passeios de balão no Brasil são cada vez mais procurados por turistas para agregar ainda mais os roteiros de viagem. São diversas empresas especializadas que oferecem o serviço com todo conforto, estrutura, segurança e até mesmo alguns mimos.

Foto: Governo Federal

Para te ajudar a escolher o destino perfeito, separamos 12 cidades lindas onde você pode voar de balão no Brasil. Comece agora a bolar seu roteiro para se aventurar pelos ares.

Boituva, São Paulo

O destino é o mais conhecido quando se fala em passeios de balão no Brasil. A cidade de Boituva, localizada a 122 km da capital paulista, é lugar perfeito para quem procura atividades que envolvam esportes radicais.

É lá que os balonistas realizam voos durante os finais de semana  pelas belas paisagens de serras, campos, rios e cachoeiras. Os mais aventureiros ainda podem agendar para praticar também o paraquedismo.

Piracicaba, São Paulo


Durante uma hora, logo no início da manhã, os balões coloridos decolam do Parque da Rua do Porto e enfeitam o céu da cidade. Para viver essa experiência é preciso agendar o passeio com antecedência com algumas das empresas especializadas. Depois, é só desfrutar um belo nascer do sol lá do alto.

São Pedro, São Paulo

Um dos lugares mais favoráveis para a prática do balonismo é na Serra de São Pedro, no interior de São Paulo. As condições climáticas da região, juntamente com as belas áreas verdes, proporcionam uma experiência única para quem escolhe a região para sobrevoar a bordo de um balão.

Campos do Jordão, São Paulo

A Serra da Mantiqueira é composta por um cenário incrível com cadeias de morros que se estendem por três estados brasileiros. E para ter uma visão privilegiada do local, saindo da famosa cidade de Campos do Jordão, os passeios de balão proporcionam aos viajantes uma visão realmente encantadora. Vale como uma dica para surpreender em um fim de semana romântico pela região.

Campinas, São Paulo

No hotel Solar das Andorinhas, a apenas 10 minutos do centro de Campinas, é possível praticar o balonismo e apreciar as belas paisagens da região, do alto. Para usufruir da atividade, não precisa estar hospedado no hotel, somente adquirir o passe “day use” e fazer a reserva.

Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é um espetáculo à parte. A região, declarada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco ,reserva belezas surpreendentes, com uma rica fauna e flora preservadas.

Ao voar de balão pela Chapada dos Veadeiros, além de um horizonte repleto de belezas naturais impressionantes, você também terá a chance de avistar lugares que não permitem acesso ao público, como a Cachoeira dos Órfãos.  

Chapada Diamantina, Bahia

No coração da Bahia, a Chapada Diamantina atrai turistas que querem praticar diversos esportes de aventura, incluindo o balão. As paisagens únicas que formam a região são convidativas para escolher a Chapada como cenário para essa experiência.

Juazeiro do Norte, Ceará

Juazeiro do Norte é conhecida por muitos turistas que estão em busca de uma viagem voltada para práticas religiosas, isso porque a região foi morada de Padre Cícero. Mas quem for visitar o Ceará poderá ver as belezas do estado em uma vista 360°.

Nessa região está localizada a Chapada do Araripe, um lugar que esconde uma rica fauna, flora e até mesmo fósseis de dinossauros. É de lá que partem os voos de balão que permitem aos passageiros uma vista exclusiva da riqueza natural e histórica do local.

Rio Branco, Acre

Diversas espécies de plantas, animais e o maior rio do mundo são apenas prévias da vista de cima de um balão pela região da Amazônia Acreana. A fauna e flora da floresta completam a obra, revelando um verdadeiro paraíso panorâmico aos turistas.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro impressiona a todos por suas belezas naturais. Imagine então ter o privilégio de sobrevoar o Cristos Redentor ou das belas praias da região do alto de um balão?

São Lourenço, Minas Gerais

São Lourenço, uma pequena cidade mineira conhecida por suas águas com propriedades terapêuticas, também entrou na rota dos balonistas. A região é composta por fazendas de café belíssimas que podem ser avistadas durante o voo.

Torres, Rio Grande do Sul

Praia, rio e montanha: é esse cenário que se vê em uma viagem de balão em Torres.  O  balão, é uma das melhores alternativas para quem quer presenciar os encantos naturais do Rio Grande do Sul.  O Festival Internacional de Balonismo é o mais tradicional evento da cidade, reunindo cerca de 50 balões e uma média de 250 mil pessoas a cada edição.

Foto: João do Balão

Leia também:

» Sobrevoo de helicóptero no Rio de Janeiro e nas Cataratas do Iguaçu
» Aviões com vista panorâmica do céu: veja o futuro da aviação
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Koh Lanta: um paraíso tailandês ainda pouco explorado

Artigo anterior

As melhores opções de cruzeiros com espaços para cassinos

Artigo seguinte

Você pode gostar