10 motivos para incluir Bonito na sua próxima viagem

Atualizada em:

Considerado o principal destino de ecoturismo no Brasil, Bonito é um verdadeiro santuário de belezas naturais invejáveis

Muito além das flutuações e mergulhos nos rios de águas cristalinas, a cidade também oferece muitas outras atrações que agradam toda a família.

Seja para os mais aventureiros ou para quem deseja experiências encantadoras no maior sossego, aqui separamos 10 motivos para você incluir Bonito na sua próxima viagem. Confira:

1 – Flutuação em águas cristalinas

Uma das atividades mais procuradas da região são as flutuações nas águas cristalinas de Bonito, em meio a centenas de peixes coloridos. Essa prática pode ser realizada em diversas atrações, uma das mais procuradas é a Nascente Azul.

O passeio inicia em uma trilha de aproximadamente 2 Km, onde o visitante observa a diversidade de fauna e flora, tufas de calcário, bosques das figueiras e cachoeiras.

Antes da nascente os visitantes param em um deck para um treinamento do uso do equipamento snorkel. Após, seguem para a nascente onde é realizada a flutuação. A Nascente Azul fica a 29Km do centro de Bonito, sendo 22 Km de asfalto e 7Km de terra.

daniel_de_granville_nascente_azul_flutuacao_sub_bonito_ms_20150805_0012

2 – Aventura: Boia Cross + Cavalgada

As atividade de aventura são outras atrações bem procuradas no destino. Para os aventureiros que desejam aproveitar toda a beleza do local com a adrenalina de atividades como o Boia Cross. O percurso é realizado em um dos trechos mais bonitos do Rio Formoso, com aproximadamente 1200 mts.

Durante a aventura, o visitante caminha aproximadamente 1700m passando por diversas paisagens, incluindo 3 corredeiras e 5 cachoeiras. A atração está localizada no Parque Ecológico Rio Formoso, um espaço que oferece diversas atividades de aventura como mergulho, cavalgada e flutuação.

Boia Cross P E

3 – Aproveitar a beleza da região fazendo trilhas e conhecendo cachoeiras

O Parque das Cachoeiras abriga sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, convidando os visitantes para um maravilhoso banho em suas piscinas naturais. Além disso, o Parque das Cachoeiras é o passeio de cachoeira mais próximo da cidade, apenas 16 KM sendo 5 KM de estrada de chão cascalhada.

Os grupos têm tamanho limitado e são sempre acompanhados por um guia especializado em atrativos naturais. O parque tem 90% de sua trilha suspensa em passarelas de madeira, que proporcionam maior segurança e conforto para nossos visitantes.

O parque também oferece um espaço com restaurante com pratos típicos e doces regionais, redário para relaxar, trilhas e um mirante surpreendente.

O Parque das Cachoeiras é referência em atendimento a portadores de necessidades de locomoção, pois conta com pontos de apoio durante seu percurso, além de trilhas amplas e uma equipe treinada para este tipo de atendimento. É necessário apenas comunicar com antecedência a Agência responsável pela reserva.

pq-das-cachoeiras

4 – Observar plantas e peixes que habitam o rio Sucuri

Ao chegar na Fazenda Barra do Sucuri, o visitante pode contar com toda uma infraestrutura de equipamentos e funcionários bem treinados sempre prontos para ajudá-lo. Tudo para você desfrutar das belezas que a natureza reservou nesse pedacinho à sua disposição.

A infraestrutura está voltada para o lazer: passeios, trilhas e a flutuação onde o visitante pode utilizar à vontade o Rio Formoso num trecho de 500 metros, onde estão instalados 03 decks e 06 escadas de acesso intercalados, proporcionando ótimos pontos para mergulho, observação de peixes e uma estrutura completa para o visitante aproveitar o que o lugar tem de melhor: água cristalina e natureza super preservada. Ainda conta com um bar e dois vestiários. O atrativo também disponibiliza uma área de lazer, espaço para jogos de futebol e vôlei.

Uma trilha de apenas 150 metros repleta da flora local, é seguida de um passeio de barco de 1,3 km pelo Rio Sucuri (o rio mais cristalino do Brasil) até o encontro com o Rio Formoso. Na volta, é só vestir a roupa de neoprene e soltar o corpo, que é levado pela suave correnteza da Barra do Sucuri durante a flutuação. Nesse trecho do rio a água é um pouco mais fria, mas há maior concentração de piraputangas.

1107_676

5 – Conhecer um dos principais cartões postais do Brasil

A atração mais cobiçada de Bonito, a Gruta Azul foi descoberta por um índio Terena em 1924, a imensa caverna foi tombada pelo IPHAN e possui um magnífico lago de tom azul intenso. Para chegar até lá o visitante precisa descer 294 degraus.

A caverna também tem fósseis de animais pré-históricos como uma preguiça gigante (a idade estimada da gruta é de 10 milhões de anos). Nas partes da caverna estalactites e estalagmites formam desenhos curiosos que chamam atenção de quem visita a gruta.

Ninguém sabe exatamente a profundidade do lago, até hoje 87 metros é o máximo que um mergulhador já alcançou.

6 – Mergulhar em uma das cavernas mais bonitas do Brasil

Uma pequena fenda numa rocha é o que se vê na chegada ao Abismo Anhumas. Esta fissura, no entanto, esconde uma profundidade que deve ser enfrentada de uma única maneira: um rapel de 72 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares.

A enorme caverna descoberta durante a descida no rapel – com dimensões de um campo de futebol – possui formações rochosas magníficas e um belíssimo lago de águas cristalinas, que podem ser explorados por flutuação ou mergulho com cilindro (mediante apresentação de credencial), alcançando profundidade de até 18 metros.

anhumas_01

7 – Lagoa Misteriosa

Perfeita para a prática de flutuação e mergulho, a Lagoa Misteriosa tem peixes coloridos e águas azuis que impressionam pela incrível transparência.

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e também uma das mais profundas cavernas inundadas em território brasileiro, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

O passeio começa em uma trilha que leva ao mirante de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação que cobre a lagoa. O acesso ao espelho d’água é feito por uma escadaria de 170 degraus.

As atividades de flutuação e mergulho (batismo) ficam suspensas entre os meses de outubro e abril por conta da proliferação de microalgas, que reduzem a visibilidade.

8 – Restaurantes da cidade

Zapi Zen é uma pizzaria que tem uma alimentação voltada para uma dieta saudável e natural. Lá você encontra pizzas feitas na chapa com opção de massa branca ou integral, wraps, mix de sucos e cervejas especiais. Localiza-se próxima a principal rua da cidade e é recomendado para casais e famílias que buscam um lugar aconchegante e descolado.

Outra opção é a Casa do João, um restaurante rústico e elegante, ótimo local para se reunir com amigos após um dia visitando os principais pontos da região. O restaurante é especializado em pratos típicos locais, em especial pratos que tenham o pintado e a famosa traíra sem espinho (um peixe muito comum no Pantanal) como ingrediente principal. Além disso fica a uma quadra da rua principal da cidade, facilitando o acesso para todo tipo de público, o espaço também possui acessibilidade interna para cadeirantes.

Já o Pantanal Grill também é uma boa opção aos visitantes, com pratos exóticos como dourado grelhado, jacaré em tiras, bife ancho, picanha grelhada, dourado ao molho de alcaparras com Champions e pintado ao molho de Urucum. Divino!

10292225_443676665828920_9162511171514113872_n

9 – Passeio noturno: Fábrica de Encantos Taboa e Bar Taboa

Excelente local para ir com os amigos pela noite, a Fábrica de Encantos Taboa é um verdadeiro ponto de encontro em Bonito para colocar o papo em dia depois de aproveitar as belezas do destino.

Desfrutar das deliciosas receitas regionais ou mesmo apreciar uma boa cerveja gelada, o bar possui um clima agradável e não restringe apenas a casais e amigos, o ambiente é familiar, além de contar com música ao vivo, várias opções de bebidas e drinks diferentes são servidos na casa.

O bar conta com ótimos aperitivos a base de peixes de água doce bem comuns na região, caldos, lanches e porções. Taboa é a bebida produzida no local que leva o nome do bar, uma mistura requintada que agrada os visitantes. Nela você encontra cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas finas.

Para quem visita a fábrica, durante a visitação, o turista pode conhecer todas as etapas de produção da bebida, desde o açude com plantação de Taboa (ervas que compõem a mistura), acompanhar o processo de engarrafamento da bebida, montagem das garrafas com revestimento em palha, rotulagem, além de degustar a deliciosa cachaça Taboa na hora, durante o percurso.

DSC_6639

10 – Dicas sobre Bonito

Melhor época

Durante o mês de dezembro e janeiro costuma chover mais na região, deixando a mata mais verde e as cachoeiras com um volume maior de água. Já nos meses de agosto e setembro são os períodos de secas, que deixam a visibilidade e transparência das águas ainda mais claras.

Bonito é um destino aconselhável para crianças?

Todos os passeios e trilhas em Bonito possuem uma ótima estrutura, ideal para toda a família. Apenas algumas atrações como Gruta do Lago Azul, Grutas de São Miguel, Bóia Cross e Arvorismo não permitem o acesso de crianças com menos de 5 anos.

Viajar sozinho para bonito

Muitas pessoas visitam a região sozinhas, todos os passeios são feitos em grupos que variam de 8 a 15 pessoas. Praticamente sempre terá um grupo fazendo o roteiro que você deseja, sendo uma ótima oportunidade de fazer novos amigos.

Trajetos Campo Grande para Bonito

Quem deseja visitar Bonito saindo de Campo Grande tem 3 opções de transporte: veículo próprio, alugar um carro na cidade ou fechar os transportes compartilhados com outros viajantes conforme a demanda de reservas.

Valores de passeios

Todos os passeios oferecidos em Bonitos possuem uma tabela de valores fixo, não sendo possível fornecer descontos em qualquer atração. Os preços já incluem a entrada, o guia de turismo, equipamentos e seguro.

Posso ir direto para atração e pagar na entrada?

Todos os atrativos de Bonito possuem limites de vagas diários ou necessitam possuir uma hora marcada. Desta forma é inviável chegar no passeio por conta própria, sendo necessário fazer as reservas com antecedência para garantir sua visitação.

É necessário estar em forma para realizar passeios?

Bonito é um destino de ecoturismo e possui muitas trilhas que podem ser exploradas entre os turistas, que variam entre roteiros de níveis mais leves e mais pesados. Se você nunca praticou uma caminhada longa aconselhamos começar com as atividades mais leves, consulte a dificuldade de cada passeio antes de efetivar a reserva.

É preciso saber nadar para fazer o passeio de flutuação?

Ao fazer os passeios de flutuação em Bonito, os visitantes recebem roupas de neopreme, uma roupa emborrachada revestida de tecido nos dois lados, um material resistente, flexível e elástico que isola a temperatura do corpo e ainda é impermeável, além de ajudar o visitante a boiar com maior facilidade.

Transfer e Passeios

Acqua Studio de Viagens
www.acquaviagens.com.br
[email protected]
Tel: +55 (67) 3255-3240

Leia também:

» Flutuação em Bonito, aquário natural Rio Sucuri
» Bonito o melhor destino de ecoturismo do Brasil
» Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza
» Destinos paradisíacos: as piscinas naturais mais lindas do Brasil
» Conheça os melhores pontos de mergulho no Brasil

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima