Listamos alguns dos lugares na capital paulista que valem a pena serem visitados por amantes de fotografia e artes

A cidade de São Paulo é um mar de atrações, tem atividades para todo tipo de público: museus, boates, restaurantes, barzinhos e várias lojas. Diferentes roteiros culturais e surpreendentes circulam pela cidade, que podem ser aproveitados por todas as pessoas, inclusive para aqueles que amam arte e fotografia.

Nessa publicação separamos algumas dicas de onde ir e o que fazer para aqueles que querem aumentar ainda mais sua paixão pelas artes visuais. Museus, galerias, lojas, salas de arte e inúmeras opções para quem deseja apreciar e comprar fotografias, seja ela feita por artistas renomados ou novos nomes da arte.

Leica Gallery São Paulo

Foto: Divulgação

A Leica Gallery de São Paulo é a primeira da América Latina e tem o intuito de apoiar artistas, promover workshops e encontros. Mostrando que até a estrutura do local é ligada a arte, o prédio em que está localizada foi o mesmo que morou o artista Di Cavalcanti.

No primeiro andar do prédio é onde ocorrem as exposições, já no segundo há um tipo de mostra com alguns artefatos da marca Leica. As exposições sempre citam mais sobre o artista homenageado e fazem uma contextualização para os visitantes.

Galeria Chroma

Foto: Divulgação

A Galeria Chroma traz em pauta principalmente a fotografia contemporânea internacional. A instituição tem como uma de suas funções promover o colecionismo na cidade de São Paulo. Todas as visitas devem ser agendadas, mas entrando no site é possível ter uma ideia de quais artistas estarão expostos e o que você pode encontrar com a visita.

DOC Galeria

Foto: Divulgação

A DOC Galeria tem como objetivo principal inserir profissionais da fotografia no mercado de trabalho. Por isso, abrem suas portas para fotorreportagens e também fotografia contemporânea. Esse espaço está localizado na Vila Madalena e tem fácil acesso de visitantes.

Um fato interessante sobre a DOC Galeria é que eles organizam a Mostra São Paulo de Fotografia, que acontece anualmente. Esse evento abriga várias exposições além de reunir restaurantes, bares e lojas.

Imã Foto Galeria

A Imã Foto Galeria possibilita o encontro entre artistas e visitantes. Além de ter uma pegada um tanto didática, para curiosos e iniciantes na carreira e no mundo da fotografia. Os acervos são de grandes fotógrafos brasileiros como Walter Firmo e Iatã Canabrava, sendo que algumas imagens estão disponíveis no site para visualização online.

Além disso, um grande forte do local é a oportunidade de workshops, oficinas e cursos, que trazem temáticas especializadas para novos fotógrafos aprimorarem suas técnicas.

Urban Arts

Foto: Divulgação

A Urban Arts é uma loja que está espalhada por toda grande São Paulo. O espaço trabalha com mais de 4 mil artistas independentes do Brasil e do mundo. Por isso, trazem os modelos desejados por qualquer tipo de gostos e públicos. Tem fotógrafos, artistas plásticos, ilustradores e muito mais.

Vale a pena visitar as lojas mesmo que você não queira comprar nada, porque assim pode ter uma noção do que está sendo consumido no mercado de arte. Mas para ter uma ideia antes, é importante visitar as redes sociais da empresa, que trazem várias acervos expostos e quase sempre há alguns eventos reunindo esses artistas diversos.

Rua 7 de Abril

A Rua 7 de Abril está localizada na região central da cidade e é um ótimo lugar em São Paulo para quem ama fotografia. A rua, na verdade, conta com diversas lojas de fotografia disponíveis, onde você pode conhecer modelos de câmera ou comprar peças avulsas.

Você que tem várias dúvidas em relação a que câmera usar em determinada situação, por que não experimenta passar em alguma das lojas? Aproveite para tirar suas dúvidas ou conhecer modelos novos.

Instituto Moreira Salles

Foto: Divulgação

Esse é um lugar especial para os amantes de fotografia em particular. O Instituto Moreira Salles é um ambiente especializado em fotografia, como não têm exposições fixas, o local carrega muitas novidades e opções para visitar. O instituto também possui uma biblioteca especializada, que é aberta ao público.

Localizado na Avenida Paulista, o prédio é palco de eventos e oficinas, além de fornecer uma programação especial de cinema. A entrada nas exposições é gratuita e para frequentar o Instituto, é só consultar a programação.

Utópica

A Galeria Utópica foi uma das pioneiras em lidar com fotografia moderna e contemporânea no Brasil. Desde 2008 a galeria tem deixado a sua marca, participando em diversos eventos de fotografia.

O acervo disponível conta com a participação de vários artistas nacionais e internacionais, que possuem temáticas diferentes. Além disso, disponibiliza algumas oficinas para estudo e pesquisa, é só consultar a programação no site e aproveitar.

Museu da Imagem e do Som

Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som está cheio de programações culturais. Traz exposições fotográficas, quadros e diversas outras formas de arte. Esse local trabalha com opções variadas, ainda mais em relação às exposições lúdicas, que já foram alocadas como: Tim Burton, Silvio Santos, David Bowie e muitas outras mostras brasileiras e internacionais.

A grande atração do museu é o formato inovador com instalações muito criativas, trazendo mostras que mexem com seus sentidos. Além disso, também possibilita uma grande interação, transformando os visitantes em parte das exposições.

Leia também:

» 70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo hoje mesmo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» Hotéis de charme para visitar em São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Argentina: o que conhecer em Salta e Jujuy?

Artigo anterior

Viaje por 5 cenários de Game of Thrones

Artigo seguinte

Você pode gostar