Fuja dos roteiros tradicionais e descubra as belezas, passeios e atrações alternativas da bela capital portenha

Que Buenos Aires é uma das capitais mais lindas e empolgantes do mundo não é novidade. Com uma mistura que vai do tradicional ao moderno, da sofisticação à simplicidade, da avenida mais larga do mundo às charmosas ruelas, cada pedacinho da cidade encanta e merece uma atenção especial.

Obviamente, uma cidade tão cheia de opções reserva aqueles passeios, experiências e atrações foras da curva, que fogem dos roteiros tradicionais pela capital portenha. Se você é dessas pessoas que gostam de explorar cada cantinho do destino em uma viagem, desde os passeios mais autênticos e tradicionais até os mais sofisticados, Buenos Aires pode ser seu destino dos sonhos.

Descubra 10 passeios e experiências diferentes para fazer em Buenos Aires e se encantar ainda mais com a cidade.

Um tango autêntico

Foto: Travel Buenos Aires

Não há como pensar em Buenos Aires e não citar o tango, dança tradicional que foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Pela cidade não faltam ofertas de jantares com cardápios variados e orquestras com bailarinos ao vivo.

No entanto, se você quer viver uma experiência muito mais autêntica na cidade, uma dica é visitar as milongas, lugares onde os amantes do tango se reúnem para dançar. Geralmente são bares ou clubes onde há uma pista central em que todos se divertem ao som da música dramática e vibrante.

Em alguns desses lugares também é possível fazer aulas de tango e não somente observar os dançarinos. Você já ouviu falar no Tango Queer? É uma nova forma de experimentar o tango, onde se inverte a troca de papéis dos homens e das mulheres na dança. Com certeza essas são opções de experiências diferentes para fazer em Buenos Aires.

Tours exclusivos


Foto: Alvear Palace Hotel

Se você está em busca de experiências sofisticadas e exclusivas, Buenos Aires é o seu lugar. Para começar, aulas privadas de culinária e coquetelaria são ministradas por renomados chefs e bartenders em alguns locais da cidade. Para os amantes de vinhos, degustações ocorrem em diversas casas luxuosas em Buenos Aires.

Para quem deseja viver um momento especial, é possível realizar navegações privadas em iates pelo Rio de la Plata. Para os apaixonados por arte, o acesso a coleções particulares de arte em San Telmo e visitas para descobrir os bastidores do majestoso Teatro Colón são tours possíveis de serem realizados.

Há, também, uma ampla oferta de hotéis de luxo, em sua maioria localizada nas regiões de Puerto Madero, Retiro e Recoleta. Visitar um deles e degustar seus brunches ou serviços de chá, como no famoso Alvear Palace Hotel,  é outra possibilidade única na cidade.

Street art portenha


Foto: Travel Buenos Aires

A grande oferta cultural em Buenos Aires não está apenas nos centros culturais e museus. A diversidade das manifestações artísticas ocupam os espaços públicos da cidade por meio da arte e dos grafites nas ruas. Exemplos coloridos de arte urbana podem ser conferidos no bairro de Palermo, uma das experiências diferentes para fazer em Buenos Aires mais interessantes.

Outra arte decorativa da cidade é o tradicional fileteado portenho. O uso da mistura de sombras, luzes e cores intensas são algumas das características dessa arte. Para quem desejar, além de visualizar as fachadas transformadas e os murais de grandes dimensões encontradas no bairro do Abasto, é possível também aprender a técnica com os artistas.

Além do futebol, o polo argentino


Foto: Travel Buenos Aires

A paixão pelo futebol é revelada a cada esquina em Buenos Aires. Poucos sabem, mas outra tradição esportiva que é um verdadeiro fenômeno no país é o polo argentino, considerado um dos melhores do mundo.

O místico campo n° 1 de Palermo, também chamado de Catedral, é a sede do torneio de maior prestígio e nível do mundo: o Campeonato Argentino Aberto de Polo, realizado todos os anos entre novembro e dezembro. O evento sempre termina com uma festa que atrai celebridades, atores e atletas do mundo todo.

A cidade do alto


Foto: Travel Buenos Aires

Quer uma visão privilegiada de Buenos Aires para tirar as melhores fotos durante sua viagem? Alguns lugares na cidade permitem enxergar, a partir das alturas, o infinito de cúpulas, torres e detalhes que não podem ser vistas do chão. Essa é outra experiência diferente que você pode fazer em uma viagem a Buenos Aires.

Anote aí alguns locais que proporcionam esses lindos ângulos panorâmicos da capital portenha: o Palácio Barolo, a Galeria Güemes, o Centro Cultural Kirchner e a Biblioteca Nacional. É só subir e admirar cenários surpreendentes que a cidade revela.

Sabores além da carne


Todo mundo sabe que Buenos Aires é referência quando o assunto é churrasco. No entanto, a gastronomia da capital portenha é muito ampla e diversificada.

Existem opções para todos os gostos e culturas na cidade: desde restaurantes veganos até especializados em culinária armênia, italiana, japonesa, tailandesa e indiana. Ver uma obra de teatro e terminar a noite comendo uma pizza em uma das clássicas pizzarias da Avenida Corrientes, por exemplo, é uma tradição.

Muito além do vinho, outra tendência que cresceu nos últimos anos foi a enorme quantidade de cervejarias artesanais que surgiram nos bairros de Palermo, San Telmo, Caballito e Recoleta. Vale a pena fazer uma degustação e viver uma experiência diferente em Buenos Aires.

Tour dos personagens de quadrinhos


Foto: Travel Buenos Aires

O Passeio da Historieta é um circuito que presta uma homenagem aos principais personagens das histórias em quadrinhos da Argentina. O tour passa por diversas ruas pelos bairros de Monserrat, San Telmo e Puerto Madero, que contam com diversas estátuas de Mafalda, Isidoro, Clemente, Gaturro, entre outros icônicos nomes dos quadrinhos argentinos.

Passeios ao ar livre

Foto: Travel Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade de construções monumentais, mas também reserva centenas de parques, praças e espaços verdes para caminhar, ler, descansar ou praticar esportes.

O Rosedal, a Reserva Ecológica e o Jardim Japonês são lindíssimos exemplos de cantinhos verdes espalhados pela cidade. Para quem gosta de pedalar, a cidade  conta com uma extensa rede de ciclovias e com um serviço de bikes gratuitas, a Ecobicis.

Andar de bicicleta é uma ótima oportunidade para descobrir lugares inusitados pela capital portenha e uma experiência diferente para fazer em Buenos Aires.

O Governo da Cidade de Buenos Aires também organiza uma série de eventos e apresentações ao ar livre. Você pode conferir a agenda dessas apresentações clicando aqui.

Circuito cultural alternativo 

Foto: Travel Buenos Aires

Com 287 teatros e 230 salas, Buenos Aires é uma cidade extremamente cultural e com atrações bastante diversificadas. Desde as mais acessíveis até as mais sofisticadas, quem é apaixonado pelo cenário cultural encontrará verdadeiros paraísos de teatro e música.

Os visitantes podem conhecer o talento portenho em grandes espaços como o Teatro General San Martín, o Teatro Cervantes e, no mais alto escalão, o majestoso Teatro Colón. Ainda há apresentações de teatro de revistas, musicais e stand up na Avenida Corrientes.

Buenos Aires tem apresentações teatrais para todos os gostos. Para quem deseja explorar seu circuito alternativo e mais popular, a dica é circular pelos bairros de de San Telmo, Balvanera, Villa Crespo e Boedo

Mercados e feiras de antiguidades

Foto: Travel Buenos Aires

Repletos de histórias e curiosidades, o marcados e as feiras de antiguidade fazem parte das ruas da cidade. Entre os destaque estão o Mercado das Pulgas, o Mercado de San Telmo, a Feira de Caminito e a Feira de Mataderos, um roteiro perfeito para quem quer viver uma experiência diferente em Buenos Aires.

A cidade oferece também alguns centros comerciais a céu aberto, perfeitos para unir uma caminhada tranquila às compras. Os mais atrativos estão em Palermo, Recoleta, Villa Crespo, Monserrat e Barracas.

» Atividades culturais para curtir em Buenos Aires durante o outono
» Como ir de Buenos Aires para Montevidéu (e vice-versa)
» O que visitar em Buenos Aires, confira 6 passeios para fazer na cidade
» Diário de bordo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

15 Destinos Gay Friendly para viajar ao redor do mundo

Artigo anterior

Empresa britânica busca profissional para viajar o mundo e provar comidas

Artigo seguinte

Você pode gostar