Confira um roteiro perfeito de fim de semana para aproveitar todas as atrações de Vitória e Vila Velha

As vizinhas Vitória e Vila Velha são duas das mais melhores e mais visitadas cidades do Espírito Santo. De um lado, as belezas e o sossego da capital capixaba. Do outro, a histórica e surpreendente Vila Velha.

Apenas 7 quilômetros separam os dois municípios por três pontes, sendo a mais famosa delas a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que virou cartão-postal. Se você estiver em Vitória, não pode deixar de conhecer Vila Velha e vice-versa.

Acompanhe aqui um roteiro de 2 dias, ideal para um fim de semana, para fazer nas duas cidades.

Dia 1

Foto: Vitor Jubini/MTur

A primeira manhã do seu roteiro de dois dias pela capital capixaba deve ser reservada para conhecer algumas praias, afinal, elas são protagonistas nessa história. Para começar, a mais badalada da cidade, Camburi: com uma extensa orla com direito a um calçadão para caminhar e praticar esportes, há também um píer de onde partem alguns passeios de barco. Fique atento, pois não é difícil avistar tartarugas marinhas por lá.

Vitória também é conhecida por suas ilhas e você deve reservar um tempo para conhecer ao menos uma delas. A Ilha do Boi é famosa e possui duas praias, a Praia da Direita e a Praia da Esquerda. Ambas possuem uma ótima estrutura e costumam receber muitos visitantes na alta temporada. O mar é calmo e com poucas ondas.

Na hora do almoço, não restam dúvidas: prove autêntica moqueca capixaba. O restaurante São Pedro, na praia do Suá, próximo ao centro, é um dos mais tradicionais da cidade e serve o famoso prato desde os anos 50. Com atmosfera simples, o local serve uma farta moqueca, além de aperitivos como casquinha de siri e pastel.

Durante a tarde, que tal saber mais sobre a história da cidade visitada? A resposta está em uma caminhada pelo centro histórico de Vitória. O Palácio Anchieta, atualmente sede do governo, já serviu como um antigo colégio jesuíta, construído em 1570. A Capela de Santa Luzia, igreja mais antiga de Vitória, foi construída no século XVI e deve fazer parte do seu passeio pela região central. Por fim, visite o Teatro Carlos Gomes, construído em 1927, um projeto arquitetônico do italiano André Carloni.

Ao cair da noite, corra para a Praia do Canto, mais especificamente na área conhecida como Triângulo das Bermudas, local mais badalado da cidade quando se trata de barzinhos e restaurantes. O restaurante Soeta oferece um menu degustação com trinta pequenas elaborações, usando produtos frescos capixabas e vinhos franceses para harmonizar.  Se preferir apenas aperitivos, a dica é o Ensaio Botequim, um boteco com música ao vivo que serve diversas porções brasileiras e bons chopes.

Dia 2

Foto: Vitor Jubini/MTur

O segundo dia do roteiro inclui, é claro, a maravilhosa Vila Velha. Como o próprio nome indica, a cidade mais antiga do Espírito Santo reserva muitas atrações. Comece pelo imponente Convento Nossa Senhora da Penha, construído em 1558 no alto de um penhasco de mais de 150 metros. Além do fator histórico, você terá uma das mais belas vistas de todo o estado.

Depois, é hora de adoçar um pouco esse roteiro. Você gosta de chocolate? Pois é em Vila Velha que se encontra a fábrica da tradicional marca de chocolates Garoto. É possível agendar visitas monitoradas ao local para conhecer todo o processo de fabricação dos icônicos chocolates nacionais. Para os saudosistas, o tour conta com um museu especial que revive toda a história da marca. É claro que o passeio também inclui uma deliciosa degustação e uma lojinha para levar os doces para casa.

O litoral de Vila Velha também não pode ser deixado de lado, já que concentra algumas das melhores praias do Espírito Santo com seus 32 quilômetros de litoral. Comece por uma que é mais tranquila, a Praia do Jucu. Com atmosfera de vila de pescador, o local pode ser ideal para desfrutar um almoço. A dica é o restaurante Espera Maré, que serve pratos típicos capixabas com vista para a foz do Rio Jucu.

No fim da tarde, siga em direção à Praia da Costa, a mais badalada da cidade, e desfrute de sua extensa orla rodeada por coqueiros ao pôr do sol, que é realmente incrível. Um cenário para ficar na memória e finalizar um roteiro de 2 dias por Vitória e Vila Velha.

Onde se hospedar em Vitória e Vila Velha?

Foto: Vitor Jubini/MTur

Como as cidades são muito próximas, você pode optar por se hospedar em Vitória ou em Vila Velha. Em Vila Velha, o Hotel Santorini fica em frente à bela praia de Itaparica e possui acomodações bastante confortáveis, além de estar próximo a todos os pontos turísticos da cidade. Já o Quality Suites fica no point da cidade, em plena Praia da Costa.

Já em Vitória, a apenas 900 metros da praia de Camburi, o Lord Hotel é uma boa e confortável opção para quem quer curtir a praia. Já o Alice Vitória Hotel fica na região central da cidade, próximo aos bares e restaurantes.

Gostou desse roteiro de 2 dias por Vitória e Vila Velha? Compartilhe com os amigos!

» 7 passeios bate volta saindo de Vitória
» Lugares para conhecer em Vitória
» Melhor época para visitar Vitória
» 9 lugares no Espírito Santo que você não vai acreditar que existem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

4 passeios culturais para fazer em São Paulo

Artigo anterior

Conheça a cidade na Índia que já funciona 100% com energia solar

Artigo seguinte

Você pode gostar