Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região

Se engana quem pensa que a Serra Gaúcha se resume apenas a Gramado. Um dos principais destinos de inverno do Brasil encanta os turistas nos mínimos detalhes. Seja pelo capricho deixado como herança européia dos imigrantes, que até hoje segue enraizado em todos os cantos da região, ou pelo estilo bon vivant dos moradores que deixa o destino ainda mais agradável.

A Serra Gaúcha é um Brasil único e encantador, em suas ruas fica nítido a rica mistura cultural que é símbolo do nosso país mundo afora. Repleta de história, o destino é ideal para viajantes que buscam uma experiência cheia de romance por terras gaúchas.

Nova Petrópolis


sabrina

Começando por um destino pouco explorado, Nova Petrópolis, uma pequena cidade conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha também merece sua atenção quando estiver viajando por lá. Fundada por imigrantes alemães em 1858, passear por Nova Petrópolis é uma viagem pela história da cidade. Integrante da Rota Romântica, a cidade também é conhecida pelo café colonial, que reúne a gastronomia típica dos imigrantes em grandes banquetes, e pelos casarões alemães em estilo enxaimel.

Bento Gonçalves


miolo

Uma das surpresas mais agradáveis da Serra Gaúcha foi conhecer Bento Gonçalves. Assim como a vizinha Nova Petrópolis, a cidade da Uva e do Vinho também é um convite para o estilo viver bem do gaúcho. Com predominância de imigrantes italianos, é comum você encontrar alguma cantina próximo das estradas oferecendo diversas delícias regionais. Com as baixas temperaturas da região, fica irrecusável passear pelas melhores vinícolas do país apreciando diferentes rótulos de vinhos e espumantes.

No Caminhos de Pedra, o viajante também encontrará um imenso acervo arquitetônico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram na região a partir de 1875.  A rota também serviu de cenário para o filme “O Quatrilho”, história baseada em fatos reais que se passa em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul. São inúmeras construções ainda preservadas, que ilustram a saga dos imigrantes italianos por terras brasileiras.

Quando estiver em Bento Gonçalves, também vale fazer o passeio de Maria Fumaça – um típico trem a vapor que passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. Durante o trajeto, além de curtir as paisagens, os viajantes também vão degustando os vinhos e sucos de uva produzidos na região.

Cambará do Sul


175457113_404da55995_o

Outro destino com paisagens surpreendentes, e pouco explorado na Serra Gaúcha, é a cidade de Cambará do Sul. Na fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esse sem dúvidas, pode ser uma excelente opção para viajantes aventureiros que querem aproveitar ainda mais a região. Próximo dalí, no Parque Nacional Aparados da Serra, o viajante pode contemplar um dos maiores cânions do Brasil. O cenário é de tirar o fôlego!

São Francisco de Paula


camping

Para quem busca um lugar mais calmo, com clima interiorano e atrativos naturais, o município de São Francisco de Paula pode ser uma boa pedida para o seu roteiro. Entre o agito de Gramado e o extremo contato com a natureza do parque de Aparados da Serra, “São Chico” como é popularmente chamada, guarda belíssimas surpresas para os visitantes. Localizada no coração da Serra Gaúcha, a cidade é conhecida pela comercialização de produtos de inverno como botas e ponchos de lã. Um dos pontos mais visitados é o Parque da Cachoeira, um complexo natural onde o viajante pode praticar camping, tirolesa, rapel, escala, entre outras atividades de aventura.

Canela


bondinho

A cidade da Catedral de Pedra não poderia ficar de fora, com estilo gótico inglês, a construção é um imponente monumento da cidade e se destaca como um dos pontos mais visitados do Rio Grande do Sul. Em 2010 foi eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil, ficando conhecida internacionalmente. E não é por menos, sua grandiosidade encanta não apenas os religiosos, mas todos os turistas que passam por Canela.

Além da arquitetura impressionante e dos deliciosos chocolates, que diga-se de passagem, são inesquecíveis, Canela também conta com muitas atrações naturais para toda a família. Entre elas, vale destacar a paisagem surpreendente do Parque da Ferradura, o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome, e os Bondinhos Aéreos do Parques da Serra, que possibilitam uma experiência única de contemplação na Serra Gaúcha.

Gramado


gramado-neve1

Gramado, a cidade mais conhecida da Serra Gaúcha é um prato cheio para famílias e casais que buscam um destino fascinante. Refúgio ideal para quem busca uma viagem apaixonante cheia de conforto e sofisticação. Seja pela variedade gastronômica que agrada todos os paladares, pelo charme da Rua Coberta, ou pelo ar considerado um dos mais limpos do Brasil. Gramado capricha em cada detalhe, e caso você ainda não conheça, se surpreenderá quando estiver por lá. Além do passeio de pedalinho pelo Lago Negro, e conhecer as inúmeras fábricas de chocolate, que são uma tentação à parte, também indicamos o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Garantimos, você vai adorar!

» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves
» Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha
» Lugares para conhecer em Canela
» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.