O extenso território da floresta amazônica é praticamente impenetrável, em sua extensa área poucas estradas possibilitam que as pessoas que vivem em meio a floresta se locomovam pela região.

O modo mais fácil de explorar a maior floresta tropical do mundo são os meios de transporte fluviais, a Rota dos Rios, atrativo turístico que liga as cidades de Belém x Santarém x Manaus, é a mais conhecida entre os viajantes, mas é possível conhecer outros estados e até mesmo atravessa fronteiras de outros países de barco, como Manaus x Iquitos, no Peru, ou Manaus x Tabatinga, cidade que faz divisa com o município de Letícia, na Colômbia.

A viagem de Manaus até Porto Velho de barco (ou vice e versa) é feita em 4 ou 5 dias desbravando as belezas do Rio Madeira em mais de 1239 quilômetros. Durante o percurso algumas paradas são feitas nas maiores cidades portuárias no caminho, são elas Nova Olinda do Norte,  Borba, Novo Arapuanã, Manicoré e Humaitá.

Foto: Luiz Navarro

Foto: via flickr Erikaheinzurlaub

Foto: Dirk Borchers

Os barcos saem do porto principal de Manaus duas vezes por semana, os valores variam de acordo com a embarcação e opção de pernoite, podendo escolher as tradicionais redes ou uma cabine privativa com duas camas  e ar condicionado. No valor do bilhete já esta incluso todas as refeições café da manhã, almoço e jantar. Existe também um pequeno bar com poucos produtos à venda como refrigerantes, cervejas e guloseimas.

A quantidade de madeiras boiando pelo rio que une as duas capitais no norte do Brasil da o nome ao extenso fluxo de água de cor marrom, no caminho é possível avistar uma infinidade de comunidades ribeirinhas e alguns animais que vivem próximo á beira do rio.

» Alter do Chão, o lado mais tropical da Floresta Amazônica
» Dica de Destino – Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), no Pará
» Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos
» Como o turismo de base comunitária pode transformar a Amazônia
» Praias de água doce encantam turistas na região norte

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Roteiro de luxo explorando a Rota das Emoções

Artigo anterior

Istambul para brasileiros: guia em português na Turquia

Artigo seguinte

Você pode gostar