Quais são as cidades mais bonitas para conhecer em Cuba? Veja algumas das dicas que separamos neste artigo

Na hora de procurar o próximo destino para aquela viagem de férias, as pessoas buscam sempre um lugar que será diferente de tudo que elas já viram antes, não é mesmo? Durante essa escolha, certamente, Cuba e suas cidades mais bonitas, é um lugar que chama a atenção, principalmente por suas belezas naturais e, claro, por sua história fascinante.

Se alguém já te disse “Não tá feliz? Então, vai para Cuba!”, talvez esse seja o momento de pesquisar ainda mais sobre a região e, quem sabe, conhecer esse local que é um verdadeiro paraíso histórico, cheio de cores, boas comidas e muita gente feliz.

Para te ajudar a se preparar para a próxima viagem, separamos uma lista com as cidades que você precisa conhecer quando se aventurar por esse país tão rico em história, cultura e belezas naturais.

Havana


Foto: JitkaUnv / iStockphoto

Quando uma pessoa decide viajar para Cuba, certamente, o primeiro lugar que estará no roteiro é Havana. A capital do país é parada obrigatória, afinal, além de ser cheia de pontos turísticos fascinantes e história, também encanta todos por conta de suas praias.

Com tantas construções de época e casas coloridas que lembram as fotos dos livros das aulas de história, a melhor maneira de descrever Havana é como um verdadeiro “museu a céu aberto” ou até mesmo uma “cidade que parou no tempo”.

Para conhecer os principais pontos da cidade basta separar o sapato ou tênis mais confortável da mala para fazer caminhadas ou se aventurar com as bicitáxis (que são os táxis improvisados em bicicletas que levam até duas pessoas em suas carrocinhas) e observar o local que é cheio de catedrais, praças, restaurantes, espaços culturais, entre muitas outras coisas.

Uma visita ao Capitólio e a praça da revolução não podem ficar de fora do roteiro de viagem a Cuba. O Memorial José Martí, que fica na praça, abriga o prédio mais alto da cidade e do mirante, os viajantes têm uma vista privilegiada de toda a cidade e do mar.

Outro lugar que não pode ficar de fora da lista é o Museu da Revolução, que explica como aconteceu todo o processo que implantou o socialismo na ilha – aliás, quando fizer essa visita, já separe um espaço no rolo de fotos de seu celular ou câmera fotográficas, pois as imagens são surpreendentes.

Para aqueles que não conseguem se imaginar desconectados da internet durante uma viagem, afinal, as redes sociais precisam ser atualizadas, uma boa notícia: existem pontos públicos de wi-fi espalhados por toda Havana. Por cerca de R$ 6 por hora, os turistas podem se conectar em praças, jardins, hotéis e até mesmo parques.

Varadero


Foto: Tatiana Vasilchenko / SHutterstock

Quem sonha em passar uns dias de descanso curtindo a água cristalina e areais brancas do Caribe não pode deixar de conhecer Veradero. Com mais de 20 km de praia – que está entre as mais belas do planeta -, a cidade também é destino perfeito para os aventureiros, pois é possível alugar um snorkel, caiaque ou cataramã para aproveitar as maravilhas naturais, como o mar, lagoas, recifes e grutas.

A cidade possui uma grande variedade de hotéis e resorts ao pé da areia, mas também é possível encontrar hospedagens mais acessíveis para aqueles que não querem gastar muito.

Para quem curte um passeio depois da praia, uma opção é conhecer a região com o ônibus vermelho de turismo. Uma visita a Mansión Xanadú dá uma ideia de como eram as mansões da região antes da revolução Cubana em 1959.

Trinidad


Foto: Divulgação

Assim como acontece com a capital de Cuba, pode-se dizer que Trinidad parou no tempo. Declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 1988, ao caminhar pelas ruas de arquitetura singular da cidades os turistas se deparam com uma atmosfera extremamente interiorana, principalmente pela grande quantidade de cavalos e charretes que passam em qualquer hora do dia ou da noite.

Como Cuba é um dos países com os mais baixos índices de violência do mundo, o clima local é de tranquilidade. Com a localização entre a serra do Escambray e o mar do Caribe, a cidade também é um destino muito procurado por conta de sua “vida noturna”, onde é possível encontrar muita música e animação – há muitas opções para quem quiser curtir uma boa noite de salsa ou até um reggaeton, e tudo regado a muitos mojitos.

Uma visita a Plaza Mayor não pode ficar de fora do roteiro. A praça, aberta, abriga a Igreja da Santíssima Trindade e é rodeada por casarões antigos, que complementam e deixam o ambiente ainda mais bonitos. É um ótimo local para relaxar, tirar algumas fotos e curtir o dia pela cidade.

Ao lado da praça há uma escadaria, sempre cheia de pessoas por ser um ponto de wi-fi na cidade, que faz parte da Casa de la Musica, outro local que precisa ser visitado. A casa fica na parte alta dos degraus, onde é possível ser cubano por um dia, pois os locais ensinam os turistas a dançar, tocam os ritmos do país e servem bebidas para deixar tudo ainda mais animado.

Claro que uma visita ao mar do Caribe não pode ficar de fora durante a viagem! A apenas 15 minutos de distância de Trinidad, a Praia Ancón é um lugar paradisíaco: com suas águas azuis cristalinas e areia branquíssima, é considerada uma das melhores no sul do país.

Santa Clara


Foto: upungato / iStockphoto

Com um papel fundamental na Revolução Cubana, Santa Clara é uma das cidades mais emblemáticas do país. Tanto é que suas maiores atrações tem ligação com o revolucionário Che Guevara, o argentino que teve extrema importância na história cubana.

A primeira coisa a ser feita em visita a “cidade de Che em Cuba”, como é conhecida, é conhecer o Monumento a la Toma del Tren Blindado, onde os revolucionários fizeram história. No local, é possível viajar pela história através de fotos, recortes de jornais e objetos pessoais dos guerrilheiros.

O Mausoléu de Che Guevara, um dos maiores atrativos de Cuba, está em Santa Clara. Com visitação gratuita, dentro do mausoléu não é permitido tirar fotos e nem falar alto para manter o respeito ao visitar as sepulturas de Che Guevara e seus companheiros.

Para curtir um dia de tranquilidade pela cidade, basta se dirigir até o parque Vidal, que é um verdadeiro ponto de encontro dos moradores locais. Durante os finais de semana e feriados é possível apreciar diversas apresentações culturais, como shows e danças.

Cienfuegos


Foto: Lex Kravetski / Flickr

Por conta da elegância de sua arquitetura, Cienfuegos é descrita por muitos como “a Paris de Cuba” e a “peróla do Sul”. Isso porque a cidade, apesar de pequena, é cheia de edifícios históricos e considerados por muitos os mais bonitos do país, tanto é que foram declarados Patrimônio Mundial da Humanidade em 2005 pela Unesco; e, nos últimos anos, muitas de suas construções vem sendo restauradas, o que faz com que a cidade se torne cada vez mais um lugar de desejo para os viajantes do mundo inteiro.

O Palácio de Valle não pode ficar de fora dos roteiros para conhecer na cidade. A construção tem um estilo bastante eclético, o que encanta a primeira vista; como no palácio funcionam restaurante e bar, vale a visita para apreciar a vista sobre a baía, ouvir música cubana e, claro, apreciar um mojito.

Uma das regiões mais bonitas da cidade é Punta Gorda. Por muito tempo, a região abrigou as famílias mais ricas de Cuba, assim, é cheia de palacetes arquitetônicos que combinados com o belo visual da baía deixam a cidade ainda mais bonita.

Por conta de suas águas cristalinas, Cienfuegos é um dos melhores lugares de Cuba para a prática de mergulho.

» Vai para Cuba? Conheça os principais destinos do país
» Caribe: conheça as melhores praias de Cuba
» Descubra Havana pelas lentes do fotógrafo Tom Blachford
» 23 resorts all inclusive para se hospedar no Caribe

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Empresa cria roteiro em Machu Picchu adaptado para cadeirantes

Artigo anterior

Viagem de trem: veja os 15 roteiros mais espetaculares do mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar