Um passeio pelas praias e histórias de São Francisco do Sul em Santa Catarina

A cidade de São Francisco do Sul, está localizada na Ilha de São Francisco a leste de Joinville no estado de Santa Catarina. Sua fundação, de acordo com relatos, data de 1504 apesar de nem poder ser chamada de povoado na época. Por ser tão antiga, São Francisco do Sul possui uma encantadora orla histórica que une museus, construções centenárias, praias lindas, trilhas naturais e reservas ecológicas.

Se conhecer essa cidade insular está em seus planos, o cento histórico não pode ficar de fora do roteiro. Essa parte da cidade abriga um conjunto de 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico que datam do século 18 até o início do século 20. As construções em estilo português, alemão e norueguês formam uma das maiores coleções de patrimônios históricos do país e levam o turista por uma viagem pela história do Brasil. É lá também que encontramos o único museu de embarcações do país. O Museu Nacional do Mar junta em seu acervo livros sobre barcos, louças de bordo, instrumento de navegação e embarcações do Brasil inteiro, como jangadas, canoas e botes.

Continuando pelo passeio histórico o Palácio da Praia do Motta e o Forte Marechal Luz são atrações a se considerar. O Palácio é um edifício do século 18 que foi usado como sede do governo local e como presídio. Agora abriga o museu municipal que inclui fotos e outros artefatos do século 18 e 19. O Forte começou a ser construído em 1909 e é controlado até hoje pelo Exército. Por isso, está com toda a estrutura muito bem cuidada. Ali, uma das atrações é a Troca da Bandeira, realizada desde o início do século, todos os sábados às 8h da manhã.

Além da parte histórica, São Francisco do Sul atraí muitos turistas que buscam curtir belas praias nessa região do estado. Entre as mais procuradas pelos turistas, estão a Praia do Ubatuba, a Praia da Enseada e a Prainha.

Foto: Anderson Gomes

Foto: Constanza Liberatore

Foto: Armando Magalhães

Foto: David Cano

Foto: Charles Guerra

Foto: Mateus Laine

O que fazer:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

Reconhecida pela sua tradição e trajetória de fé, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, um dos cartões postais e patrimônios históricos de São Francisco do Sul. A igreja foi projetada em estilo veneziano tendo sua base feita com cal de concha, óleo de baleia e areia, no ano de 1699. A pia batismal é de 1802 e o órgão usado até hoje, veio do Rio de Janeiro em 1823.

Museu Nacional do Mar

O único museu com acervo de embarcações do Brasil, o Museu Nacional do Mar está localizado no centro histórico da cidade e abriga livros sobre barcos, louças de bordo, instrumento de navegação, embarcações do Brasil inteiro, como jangadas, canoas, botes, e até o barco Paraty I com o qual Amyr Klink atravessou o Atlântico.

Mercado Público Municipal

O Mercado Municipal, foi durante muitas décadas, o principal centro de vendas de São Francisco do Sul. Hoje, além de frutas, verduras, carnes e peixes, o turista encontra peças do artesanato local.

Baía Babitonga

Uma ótima opção para passar o dia inteiro curtindo as belezas do litoral de São Francisco do sul é optar em fazer um passeio de barco pela Baía de Babitonga. O roteiro mais comum é o que vai até o porto da cidade, passando próximo às 14 ilhas da baía e fazendo parada no Centro Histórico. É possível fazer paradas para banho na Ilha das Flores e almoçar na Vila da Glória. Os turistas também podem optar por sair da Praia da Enseada para um passeio embarcado até a Ilha da Paz, onde há belas praias, costões rochosos e um farol de 1905.

Forte Marechal Luz

Com o objetivo de proteger a cidade de possíveis invasões, o Forte Marechal Luz começou a ser construído em 1909. Controlado até hoje pelo Exército, está com toda a estrutura muito bem cuidada.

Praias:

Praia do Ubatuba

A Praia do Ubatuba, com um mar de ondas fortes muito popular entre os surfistas e uma faixa de areia larga que costuma sediar campeonato de vôlei de praia durante o verão.

Praia da Enseada

Com a melhor infraestrutura turística, a Praia da Enseada é a que mais atrai turistas na região. Com três quilômetros de extensão, e seu formato de ferradura é popular por possuir um mar calmo, com poucas ondas. Ali, é possível alugar pedalinhos e caiaques. Os passeios de escuna e de banana-boat também fazem sucesso.

Prainha

A Praia da Saudade, também conhecida como Prainha, é o grande ponto de surfe da Ilha, servindo de sede para os campeonatos da região. É nela que estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada.

Como chegar:

De avião

O aeroporto mais próximo de São Francisco do Sul é o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, distante a 50 km via rodoviária. Outra opção é o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Vitor Konder, em Navegantes/SC, a 95 km, e o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a 198 km.

De carro

O acesso a São Francisco do Sul tanto vindo do Norte (São Paulo e Curitiba), quanto do Sul (Florianópolis e Porto Alegre) é pela BR-101 e em seguida a SC 280 para chegar à cidade.

Quando ir:

Para curtir ao máximo as belas praias de São Francisco do Sul, é indicado conhecer a cidade entre os meses de Dezembro a Março, período que as temperaturas costumam chegar a 39 graus no litoral catarinense.

Em abril acontece a Festa de Tradições da Ilha, um evento com shows, apresentações culturais e gastronomia tipica que celebra as tradições e o folclore de São Francisco do Sul.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.