Roteiro completo para conhecer a Turquia em 7 dias inesquecíveis

Além de ser um dos grandes berços da civilização, a Turquia concentra algumas das mais belas e exóticas paisagens do planeta. São desertos, florestas, montanhas, praias, ruínas históricas e cenários deslumbrantes que fazem com que o país atraia cada vez mais turistas do mundo todo.

Desde as incríveis mesquitas de Istambul aos passeios de balão pela Capadócia, conhecer os principais pontos do país em menos de dez dias parece uma missão impossível. Mas não é: otimizando o tempo e organizando a viagem, você consegue visitar algumas das principais atrações turcas em um roteiro que pode ser adaptado para 7 dias ou mais, conforme sua disponibilidade pelo país. 

A agência Guia na Turquia, sediada em Istambul, é especializada em recepcionar brasileiros no país, ajudando os turistas a construir roteiros personalizados em excursões com guias que falam português. Essa opção de roteiro – que viabiliza conhecer a Turquia em 7 dias – está entre as possibilidades oferecidas pela empresa e podem ser adequados conforme a preferência do turista. 

Dia 1 – Chegada a Istambul

Foto: vedatzorluer / Pixabay

A localização privilegiada fez com que Istambul se tornasse uma das mais importantes cidades da história mundial. A antiga Constantinopla, que ficava exatamente na passagem da Ásia para a Europa, na Turquia, já foi a capital dos impérios Bizantino, Romano e Otomano. 

Istambul é dividida em duas partes: de um lado o tradicionalismo e a história do oriente, do outro a modernidade ocidental. Por isso, há muito o que ver e descobrir na cidade. Nesse primeiro dia da sua chegada em Istambul pode ser reservado para descansar da longa viagem, arrumar as bagagens no hotel e sentir um pouquinho da atmosfera local. 

Dia 2 – Conhecendo Istambul

Foto: Samueles / Pixabay

O segundo dia do roteiro dedicado a conhecer algumas das mais importantes construções de Istambul, como o antigo Hipódromo Romano construído no século IV por Constantino, a Mesquita Azul, um dos grandes símbolos da cidade, e a igualmente importante Santa Sofia, que já foi igreja, basílica ortodoxa, e atualmente funciona como um museu. 

Ao lado de Santa Sofia encontra-se outra grande obra de Justiniano, as  Cisternas de Yerebatan. Por último, tire um tempinho para se dedicar às compras no Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo, com 4400 lojas, um verdadeiro universo de oportunidades de compras de iguarias típicas do país.

Dia 3 – Um pouco mais de Istambul

Foto: falco / Pixabay

Se você acha que um dia é suficiente para conhecer tudo o que Istambul reserva, acredite: não é. Há muito para ver na cidade, por isso a dica é reservar mais um dia para seu roteiro pela Turquia. Aproveite para visitar a Mesquita de Suleymaniye, que embeleza a mais alta das sete colinas da cidade e foi construída entre os anos de 1550 e 1557, durante o reinado do Sultão Süleyman I. O Bazar de Especiarias é outro secular mercado de Istambul que oferece diversos produtos regionais. 

Por estar dividida entre Europa e Ásia, Istambul proporciona um passeio de barco pelo Canal de Bósforo, que cruza a linha imaginária que separa os dois continentes. Por último, não deixe de dar um pulinho no grandioso Palácio Topkapi,  antigo lar dos sultões otomanos. 

Dia 4 – Conhecendo Ancara

Foto: parxel / Pixabay

Pronto para explorar outras belíssimas regiões turcas? Uma dica é programar uma viagem de avião rumo à Ancara, capital do país, e de lá seguir por via terrestre para a Capadócia, que fica a 290 km da cidade. Apesar de não oferecer tantas atrações, Ancara é uma parada estratégica no trajeto entre Istambul e Capadócia.

Pousando em Ancara, a dica é visitar pela parte da manhã o Museu Hitita, também conhecido como Museu das Civilizações da Anatólia, um dos mais importantes da Europa e que, apesar de pequeno, conta com um incrível acervo sobre a história dos povos que viveram na Ásia Menor. O Mausoléu de Atatürk também é um ponto importante para uma breve visita e abriga a tumba do fundador e primeiro presidente da República da Turquia.

Dia 5 – Capadócia e passeio de balão

Foto: Free-Photos / Pixabay

Momento muito aguardado por muitos turistas que viajam à Turquia, os passeios de balão funcionam dentro do Parque Nacional de Goreme, lugar que é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e se destaca por suas formações rochosas pitorescas espalhadas por toda a área. Vale a pena agendar um voo no local ou apenas observar os coloridos balões flutuando em um cenário incrível. Já falamos em outro artigo como funciona o passeio de balão pela Capadócia, um dos mais esperados pelos brasileiros. 

Mas a Capadócia não se resume só aos passeios de balão: vale a pena visitar algumas das misteriosas cidades subterrâneas da Turquia, como Kaymakli e Saratli. Outro ponto interessante é o Vale de Paşabağ, ou dos Monges, um parque aberto que fica a cerca de 15 minutos de carro de Göreme onde é possível observar diversas formações rochosas típicas da Capadócia bem de pertinho. 

Para os que pretendem fazer o roteiro de 5 dias pela Turquia, este é o ponto final da viagem. Para quem quer esticar um pouquinho mais os planos e incluir mais dois dias no cronograma, ainda há muito mais para ver e explorar. 

Dia 6 – Explorando Konya e Pamukkale

Foto: Rehberkolejleri / Pixabay

Seguindo da Capadócia para Konya, são aproximadamente 3 horas de estrada  por caminhos lindos, que passam pelo famoso Caravanserai Seljukian, uma estrutura fortificada foi construída no século XIII durante o reinado do sultão Kayqubad.

Já na cidade de Konya, a dica é fazer uma  parada no famoso Museu Mevlana, onde também se localiza o mausoléu de Jalal ad-Din Muhammad Rumi, um místico sufi e fundador da ordem dos Dervixes Dançantes (ou “giradores”). Essa ordem possui uma cerimônia típica onde os dançarinos giram entre si, simbolizando uma forma de evolução espiritual.

Por fim, é hora de seguir para Pamukkale e finalizar o roteiro. 

Dia 7 – A belezas e mistérios de Pamukkale e Kusadasi

Foto: trondmyhre4 / Pixabay

No dia que finaliza o roteiro de 7 dias pela Turquia, a dica é fazer uma visita aos banhos romanos de Pamukkale, que significa “castelo de algodão”, um local repleto de terraços de rocha calcária com águas termais. Próximo de lá está Hierápolis, uma estância termal onde pode-se visitar as ruínas do maior Cemitério da Necrópolis do mundo antigo – são mais de 100 mil tumbas.

Seguindo o curso, em Kusadasi, está a casa que acredita-se que foi a última residência de ninguém menos que a Virgem Maria, mãe de Cristo. Bem próximo também está a misteriosa Éfeso, a capital romana da Ásia Menor e onde é possível conferir alguma das construções mais bem preservadas da Europa, cuja história tem início milhares de anos antes de Cristo, como o que restou do Teatro Odeon, o Portão de Hércules e muitos outros tesouros da humanidade que ainda podem ser visitados. 

Gostou das duas opções de roteiros passando por alguns dos mais importantes lugares da Turquia? A agência Guia na Turquia, uma das mais indicadas no TripAdvisor, oferece tours exclusivos pelos destinos turcos, com guias que falam português e que conhecem cada cantinho especial do país. A empresa também faz toda a assessoria para antes e durante a viagem, facilitando o atendimento com passeios personalizados conforme o seu perfil.

» Dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia
» 6 cidades para conhecer na Turquia
» Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia
» Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Americana que conheceu 196 países em tempo recorde revela seus destinos prediletos no mundo

Artigo anterior

4 dias na natureza são suficientes para melhorar sua criatividade e renovar suas energias

Artigo seguinte

Você pode gostar