Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro

O roteiro turístico interestadual irá percorrer oito cidades mineiras e fluminenses e começa a operar a partir do segundo semestre de 2018

Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro acabam de ganhar mais uma atração turística que promete arrancar suspiros dos amantes de natureza e atrativos históricos. A rota com mais de 160 km de trilhas de trem, ligará Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, passando outras seis cidades: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro.

O trem possui espaço para até 850 passageiros por dia, que serão conduzidos aconchegantemente nos nove vagões restaurados, que completarão o percurso em aproximadamente duas horas e cinquenta minutos. Os passeios serão serão realizados aos sábados, domingos e feriados com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2018.

Fazenda em Três Rios. Crédito: Isabela Kassow/Diadorim Ideias

O projeto intitulado “Trem turístico Rio-Minas” é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, e conta com o apoio das prefeituras, da iniciativa privada, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

O coordenador da iniciativa, Paulo Henrique Nascimento, considera o trem Rio-Minas inovador para a atividade turística.  “A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR), o Brasil possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação. Confira alguma delas aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.