Trem para o Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado até abril

Operação começará a funcionar no sábado, dia 31, sem cobrança de tarifa, e levará passageiros da rede metroferroviária da Grande São Paulo ao aeroporto mais movimentado do Brasil

Demorou, mas chegou. A partir do próximo sábado, dia 31 de março, o acesso ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, vai ficar mais fácil. Isso porque a Linha 13 – Jade, começará a funcionar, levando passageiros da rede metroferroviária de São Paulo até o aeroporto mais movimentado do Brasil.

Para quem sempre achou difícil a chegada ao aeroporto sem recorrer a uma carona, táxi ou aos aplicativos de transporte, essa nova opção pode ajudar – e muito – a vida de quem curte viajar.

Foto: Governo do Estado de São Paulo/Flick

Como vai funcionar?

A nova linha contará com um total de 12,2 quilômetros de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, esta última, já inaugurada, será o ponto de integração com a linha 12-Safira (Brás).

Durante esse primeiro mês, como forma de testar a eficiência do projeto, os trens vão rodar gratuitamente apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h, com intervalo de 30 minutos. A partir de maio, a linha vai continuar funcionando nesse mesmo horário e ainda de graça, porém todos os dias da semana.  

Em junho, a operação começará a circular normalmente, todos os dias, das 4h à meia noite, com a cobrança usual da passagem de R$ 4. Nesse mesmo mês começará a funcionar o serviço Connect, onde o usuário não precisará realizar a conexão na estação Engenheiro Goulart. Neste caso, o trajeto poderá ser realizado da estação Brás, linha 12-Safira, até a estação Aeroporto-Guarulhos nos horários de maior movimentação, sem a necessidade de baldeação.

Por fim, em julho, entra em operação o serviço Airport-Express. Aqui, o passageiro poderá chegar ao aeroporto a partir da estação da Luz. O trajeto será feito em 35 minutos, em quatro horários programados. Nesta operação, a tarifa será diferenciada, mas os valores ainda não foram definidos.  

Para levar os passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos até os terminais de embarque haverá um serviço com ônibus articulado, que partirá a cada 10 minutos nos horários de pico e será gratuito.

E aí, você pretende testar essa nova opção de transporte para chegar ao GRU?

+ info
www.cptm.sp.gov.br


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.