Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul

Todo mundo ao menos uma vez na vida sentiu aquela vontade incontrolável de colocar a mochila nas costas e explorar o mundo. Não é difícil encontrar pessoas que tiveram essa coragem e em algum momento, transformam suas vidas, colocando a vida na mala. Um pouco de planejamento, um roteiro pré-definido, coragem no peito e alguns dias em aberto para “deixar acontecer” é tudo o que você precisa para arriscar uma viagem mais longa em busca de novas experiências.

Você encontra gente que começou um mochilão sozinho, com amigos, pedindo carona, em uma ciclo viagem acompanhada apenas de uma magrela e muitos dias de pedal, ou simplesmente aquele viajante que tem 30 dias de férias livres e só quer aproveitar! Na internet os relatos são diversos e inspiradores, e se você já tem em mente realizar uma trip dessa maneira, separamos algumas rotas para você se inspirar e fazer um mochilão pela América do Sul. Vamos nessa?

Leia também:

10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
8 cachoeiras com águas cristalinas para conhecer no Brasil
Trekking pelo Brasil, descubra as principais travessias para fazer no país
25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil
Cidades serranas para curtir o inverno no Brasil
50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil

Peru, Bolívia e Chile

Um dos roteiros mais famosos feito por diversos viajantes que desejam conhecer paisagens exóticas da América do Sul incluí 3 países: Peru, Bolívia e Chile.

A viagem geralmente tem Cusco ou Lima, no Peru, como ponto de partida, ou Santiago no Chile, e segue conhecendo os principais pontos turísticos de cada país. No Peru o roteiro incluí Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado e Puno no Lago Titicaca. De lá é possível seguir para Bolívia conhecendo La Paz e o Salar de Uyuni, o maior planície de sal do mundo.

Depois de explorar a Bolívia o próximo passo é seguir para San Pedro do Atacama, no Chile, onde há muitos roteiros a serem feitos. Como o Valle de la Luna e as Lagunas Altiplânicas.

Foto: Pedro Szekely

Foto: Pedro Szekely

Foto: Kris Krug

Foto: Kris Krug

Foto: Flickr - ClaDae

Foto: Flickr – ClaDae

Patagônia – Argentina e Chile

Situado no extremo sul das Américas, a Patagônia é uma região belíssima com inúmeras atrações voltadas ao ecoturismo. A região abrange um terço do território da Argentina e Chile, com quase 800 mil km² de paisagens impressionantes e intocadas com montanhas gigantescas, lagoas impressionantes e grandes campos que abrigam mais de 100 espécies diferentes de animais, como águias, condores, flamingos, pumas, lhamas e algumas geleiras.

Nessa rota os pontos principais a serem explorados são El Calafate, Parque Nacional Los Glaciares, Ushuaia e Torres del Paine.

Foto: Flickr - m.n.81

Foto: Flickr – m.n.81

Foto: Flickr - m.n.81

Foto: Flickr – m.n.81

Colômbia e Equador

Escolha um país como ida e outro como volta. Se começar pela Colômbia não deixe de visitar a cidade de Bogotá e Medellín, seguindo para Cartagena da Índias onde é possível desfrutar do mar caribenho.

No Equador o ideal é conhecer Quito e suas belas atrações naturais presentes ao redor da cidade como o vulcão Quilotoa e o Parque Nacional Cotopaxi. Se tiver mais tempo inclua Cuenca, Guayaquil, Otavalo e Ilhas Galápagos.

Foto: Alejandro Osorio Agudelo

Foto: Alejandro Osorio Agudelo

Foto: Marcelo Jaramillo Cisneros

Foto: Marcelo Jaramillo Cisneros

Rota dos 7 lagos – Argentina

Em uma viagem de 107 quilômetros que une as cidades de San Martin de Los Andes e Villa La Angostura, na Argentina, batizada de Rota dos 7 Lagos, o turista vislumbra algumas das mais belas paisagens da Patagônia Argentina. Apesar de levar o número 7 no nome, a rota possui na verdade 9 ou 10 lagoas e os mais conhecidos são Correntoso, Escondido, Espejo, Falkner, Machónico, Villarino e Lácar, com águas que variam do verde ao azul intensos.

Foto: Flickr - iÑiGoAlKoRtA

Foto: Flickr – iÑiGoAlKoRtA

Foto: Flickr - JPA_AR

Foto: Flickr – JPA_AR

Argentina e Uruguai

As vizinhas Argentina e Uruguai tem uma certa proximidade que ajuda os viajantes a conhecer esses dois países com facilidade, podendo ser feito com voos rápidos e baratos ou de barco.

Vale a pena tirar um tempo para conhecer a charmosa cidadezinha Colonia do Sacramento, que liga as duas capitais e fica em território uruguaio. No roteiro inclua pontos como Punta del Este e Colonia no Uruguai, e Mendoza e Rosario, na Argentina.

Foto: Haje Jan Kamps

Foto: Haje Jan Kamps

Foto: Todeschini SA

Foto: Todeschini SA

Litoral nordestino – Brasil

Falamos em uma outra publicação alguns roteiros para fazer um mochilão pelo Brasil. Um deles, a região com as mais belas praia do Brasil possuí temperaturas elevados durante todo o ano e paisagens paradisíacas com praias para todos os gostos. Paisagens com falésias, campos extensos de coqueirais, dunas e corais que formam piscinas naturais compõem as belezas dessa região, se estiver pensando em conhecer essa região o aconselhável é começar no Ceará e descer até a Bahia (ou vice e versa) passando em pontos como Jericoacoara (CE), Praia da Pipa e Natal (RN), Olinda, Recife e Porto de Galinhas (PE), Maragogi e Maceió (AL), Salvador, Morro de São Paulo e Trancoso (BA).

Foto: Julio Honda

Foto: Julio Honda

Foto: Rodrigo Soldon

Foto: Rodrigo Soldon


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.