Lisboa é um destino multicultural e cheia de atrações turísticas interessantes. A Melissa Freitas do @maladememorias, passou um dia na cidade, em um stopover, e apesar do tempo contado, conseguiu conhecer diversos pontos emblemáticos da cidade. Confira o relato:

Lisboa é uma cidade vibrante, linda e cheia de história, por mais que eu não esperasse muito do lugar, fiquei encantada, e já estou ansiosa para  retornar e conhecer melhor a  capital portuguesa.

Uma opção para quem não tem muito tempo e mesmo assim quer conhecer a cidade, é voar com a TAP e fazer um stopover gratuito por 24, 48 ou 72 horas, que foi o meu caso. Stopover é o termo usado para conexões longas na qual o viajante tem direito de dormir na cidade que está  fazendo conexão. Várias companhias possuem essa modalidade de voo, basta conferir antes de comprar sua passagem.

Para começar a explorar as terras portuguesas recomendo iniciar seu dia pela região de Belém, no famoso Mosteiro dos Jerónimos que é um convento português construído no século XVI,  sua construção iniciou-se, através da iniciativa do rei D. Manuel I, e hoje é considerado Patrimônio  Mundial pela Unesco, e foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. De fato o local merece tal renome pois sua arquitetura é impressionante, atraindo milhares de visitantes anualmente.

Foto: Melissa Freitas

Após sair do Mosteiro não deixe de conhecer o famoso pastel de Belém. O pastel de nata surgiu no século de XIX no Mosteiro dos Jerônimos, e no ano de 1834 quando todos os mosteiros de Portugal foram fechados, os trabalhadores começaram a vender o pastel para se sustentar, e o mesmo foi tão bem aceito que a receita se espalhou por todo país e ficou conhecido mundialmente. Hoje o legítimo pastel de Belém continua a ser vendido no mesmo local, não deixe de conhecer, provar e tirar suas conclusões, mas o consenso é que ele é, de fato, o melhor da cidade. O endereço é: Rua de Belém nº 84 a 92.

Depois de provar o pastel continue andando em direção ao Padrão dos Descobrimentos que fica a uma distância razoável do Mosteiro. Optei por ir andando e aproveitando a vista, mas caso você esteja com o tempo curto a corrida de Uber é uma opção barata e prática. O Padrão dos Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940, e em 1960 na comemoração dos 500 anos da morte do D. Henrique, o padrão foi reconstruído com novos materiais e esculturas, e somente em 1985 foi inaugurado como Centro Cultural das Descobertas. Hoje o padrão possui um mirante, um auditório e salas de exposições, vale a pena separar um tempo para conhecer com calma o local.

Foto: Melissa Freitas

Após a visita, siga andando pelas margens do rio Tejo até chegar na famosa Torre de Belém, que foi construída em 1520, e é hoje é um dos maiores símbolos de Portugal. Não deixe de subir no mirante, que possui uma vista maravilhosa, de lá é possível ver e admirar o Padrão dos Descobrimentos. Uma opção bacana para quem não está com o tempo tão contado, é almoçar por lá, existem várias opções de restaurantes por perto que possuem uma vista linda do local. Minha dica é almoçar no premiado restaurante Feitoria, detentor de uma estrela Michelin e localizado dentro do Hotel Altis Belém, que por sinal parece ser uma excelente opção de hospedagem.

Foto: Melissa Freitas

Em seguida, recomendo continuar o passeio visitando o Castelo de São Jorge, um dos lugares mais lindos de Lisboa, localizado no histórico bairro de Alfama. O castelo é enorme e possui várias atrações dentro dele, por isso recomendo separar cerca de duas horas para conhecê-lo, um dos seus pontos altos é uma exposição permanente com os objetos achados no local, que já foi um dos pontos estratégicos dos romanos quando dominaram a região contra os lusitanos. Não deixe também de admirar a vista do mirante do castelo, o cenário do rio Tejo contrastando com a arquitetura antiga de Portugal é realmente linda.

Foto: Melissa Freitas

Foto: Melissa Freitas

Foto: Melissa Freitas

Se você ainda estiver com tempo para continuar explorando a cidade recomendo seguir para a Estação Oriente, que é uma estação de trem, ônibus e metrô localizada no Parque das Nações, localizada bem em frente do Shopping Vasco da Gama, que é ótimo por sinal. A estação é diferente, e de fato, se destaca entre as demais da cidade, sua arquitetura é impressionante, vale a pena conferir.

Ao sair da Gare do Oriente siga para o Parque das Nações, que foi construído para a Expo 98 e possui diversas atrações para entreter os turistas que vão visitar essa área nova da cidade. Ao andar pelo parque você pode se deparar com várias obras de arte, como por exemplo esculturas enormes e mosaicos no chão, tudo isso foi parte da estrutura preparada para o evento que ocorreu em 1998. Uma das atrações mais imperdíveis do local é a Telecabine Lisboa, que é um teleférico com linha que percorre a orla do parque. O trajeto tem cerca de 1,2 km, e dura cerca de 8 minutos. De dentro da cabine é possível ter uma linda vista do parque, o destaque vai para a vista da Estação Oriente, para a Ponte Vasco da Gama e do Oceanário, que é outra atração incrível por lá.

Foto: Melissa Freitas

O Oceanário foi outra atração da Expo 98, que teve como tema : — “Os Oceanos: Um Patrimônio Para o Futuro’’, e desde então se tornou uma das atrações mais visitadas de Lisboa, a estrutura do local é tão impressionante, que o mesmo já foi eleito o melhor aquário do mundo duas vezes pelo TripAdvisor. O destaque lá de dentro vai para o aquário central, que representa o oceano do mundo inteiro, e possui cerca de 5 milhões de litros de água com mais de 500 espécies de animais.

Foto: Rinaldo Wurglitsch / Wikimedia Commons

Você também pode optar pelo tour guiado, ou optar por assistir a alimentação dos tubarões, mantas e outros, basta conferir o horário correto para se programar. Vale a pena dizer que se estiver indo em família, você pode adquirir um combo de ingresso válido para dois adultos e duas crianças de até 12 anos por cerca de 39 euros, fazendo as contas, compensa demais. Caso você tenha a noite livre na cidade recomendo conhecer a Praça do Comércio e jantar no Time Out Market, um mercado bem bacana em Lisboa com várias opções gastronômicas reunidas em um local só.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores hotéis no centro de Lisboa
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
» Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

5 vilas incríveis para visitar no Alentejo, em Portugal

Artigo anterior

Menino de 8 anos foge de casa para “viajar pelo mundo” levando somente livros e cofrinho

Artigo seguinte

Você pode gostar