Planejando uma viagem à capital cearense? Descubra atrações incríveis para conhecer em um roteiro de 4 dias em Fortaleza

Fortaleza é uma das capitais mais apaixonantes para se visitar no Brasil. Não há como não se deixar envolver pela atmosfera cosmopolita e ao mesmo tempo tranquila da cidade, que se destaca pelas belezas naturais e culturais que transparecem em suas ruas e avenidas.

A capital onde o sol brilha praticamente o ano inteiro conta com inúmeras atrações, como lugares perfeitos para compras, ótimos restaurantes, belas praias, uma rede hoteleira ampla e preparada, além de um povo simpático e hospitaleiro. Confira um roteiro de 4 dias para curtir o melhor de Fortaleza, incluindo dicas que fogem das rotas turísticas convencionais.

Roteiro em Fortaleza – Dia 1


O primeiro dia em Fortaleza pode ser reservado para conhecer as principais atrações da região central da cidade, como o tradicional Mercado Central de Fortaleza, que reúne quase 600 lojas repletas de artesanatos e produtos típicos por valores muito interessantes.

Bem próximos ao Mercado Central estão também a Fortaleza Nossa Senhora de Assunção, a imponente Catedral Metropolitana e o Passeio Público, a praça mais bonita da cidade. A antiga Cadeia Pública (EMCETUR) hoje tem suas celas ocupadas por lojinhas, uma segunda opção para quem quiser garantir souvenirs e produtos artesanais.

Mercado Central de Fortaleza. Foto: Guia Viajar Melhor

Por fim, não deixe de conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade que reúne atrações culturais como teatro, cinema, espaço para apresentações musicais e onde também está o Planetário, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. No fim da tarde, o espaço é ideal para curtir uma atmosfera boêmia e artística em alguns de seus restaurantes e cafés.

Cúpula do Planetário no Centro Cultural Dragão do Mar. Foto: Divulgação

Quer curtir uma noite tradicional em Fortaleza? O Pirata Bar ferve especialmente às segundas-feiras (vale adequar o roteiro para incluir esta atração neste dia específico da semana), onde o forró rola solto, além de uma quadrilha típica nordestina que coloca todo mundo para dançar. O ambiente é bem charmoso, descontraído e fica em frente à Praia de Iracema.

Roteiro em Fortaleza – Dia 2


Nossa sugestão para o segundo dia em  Fortaleza foge um pouco das rotas turísticas convencionais, mas é perfeito para quem gosta de história, natureza e café. A menos de três horas da capital cearense, em pleno sertão, encontra-se um oásis repleto de verde e temperaturas amenas conhecido como Maciço de Baturité. 

É lá que se escondem antigos casarões e fazendas centenárias que abrem suas portas para turistas, projeto conhecido como Rota Verde do Café.  Uma dica é fazer a trilha realizada pelo  Sítio Águas Finas, que desde 1939 vem aprimorando sua produção cafeeira e hoje produz o diferenciado Café Guará. O café é plantado junto à mata nativa da região, livre de agrotóxicos. Durante a caminhada, de aproximadamente 1500 metros, não falta hospitalidade e contato com a natureza.

Sítio São Luís, na Serra de Baturité/CE. Foto: Guia Viajar Melhor

Dando continuidade ao passeio, faça uma visita ao Sítio São Luís, um legítimo casarão colonial, fruto dos tempos áureos do café na região, que até hoje é mantido pela mesma família. Histórias da tradição do cultivo do café são reveladas ao mesmo tempo em que o visitante é inserido no contexto histórico da época. O tour oferece, além da informação e da arquitetura incrível do charmoso lugar, um café da tarde com direito a bolo, pão caseiro e ricota fresca, tudo produzido ali mesmo, no melhor estilo “casa de vó”.

Roteiro em Fortaleza – Dia 3


Não há como ir para Fortaleza e não pegar uma praia. Reserve o terceiro dia para conhecer três das mais belas da região: Canoa Quebrada, Praia das Fontes e a Praia do Morro Branco. O visual rústico e a beleza de Canoa Quebrada, a pouco mais de duas horas de Fortaleza, sempre surpreendem quem a visita pela primeira vez.

Apesar da atmosfera hippie, Canoa Quebrada reserva quiosques com uma estrutura incrível, como o Chega Mais Beach que oferece piscinas, lounge, lojinha, além de deliciosas refeições e petiscos. Um passeio de buggy com emoção pelas dunas é imperdível para curtir o cenário incrível do alto e ainda fazer um parada especial para se aventurar em uma tirolesa.

Estrutura do Chega Mais Beach em Canoa Quebrada. Foto: Guia Viajar Melhor

Próxima a Canoa Quebrada está a Praia das Fontes, que reúne um conjunto de falésias coloridas e lagos de água doce perfeitos para relaxar e curtir verdadeiros momentos de paz. Já a Praia do Morro Branco reserva dunas, falésias impressionantes e lojinhas de artesanatos, além de também possibilitar um passeio incrível de buggy que percorre as belezas naturais do cenário. Não há como não passar horas admirando essas praias de beleza única.

Praia do Morro Branco. Foto: Guia Viajar Melhor

Ao retornar para Fortaleza, uma dica imperdível de atração para curtir durante a noite é o musical Ceará Show, que fica em cartaz permanente na cidade. A produção é emocionante e resgata a cultura popular cearense por meio de música,  dança e atuações incríveis.

Musical Ceará Show. Foto: Divulgação

Roteiro em Fortaleza – Dia 4


No último dia em Fortaleza,  não deixe de visitar uma das principais atrações do Ceará, o Beach Park. Localizado na cidade de Aquiraz, a apenas 26 km da capital Fortaleza, é o maior parque aquático da América Latina. Diversão não falta nesse complexo com 20 atrações divididas entre família, moderadas e radicais.

O Insano, um dos brinquedos mais disputados pelos que curtem adrenalina, possui uma descida em queda livre que pode chegar até a 105km/h. Já o Acqua Circus é um dos brinquedos preferidos entre as crianças e apresenta um espaço lúdico com gangorra, balanço e escorregador, tudo com muita água e diversão.

Beach Park. Foto: Divulgação

Além de aproveitar as atividades do parque, os visitantes podem usufruir de uma boa estrutura de restaurantes, lounges, praia e até mesmo se hospedar no resort que fica dentro do parque. Nada como gastar as energias com muitos mergulhos e friozinhos na barriga no último dia curtindo as belezas do Ceará. 

Onde comer bem em Fortaleza?


Crocobeach

Em plena Praia do Futuro, uma das mais badaladas de Fortaleza, o Crocobeach foge da simplicidade dos quiosques de praia e apresenta uma super estrutura. São piscinas, bares, restaurante, bangalôs e a famosa caranguejada, petisco típico da região que marca presença nos happy hours. Durante a noite, shows de humor e forró animam o público.

Caranguejada no Crocobeach. Foto: Divulgação

Coco Bambu Beira Mar

Em plena orla de Fortaleza, o Coco Bambu mantém uma atmosfera charmosa e rústica, com música ao vivo e uma grande variedade de pratos com frutos do mar. Uma boa pedida é o camarão mediterrâneo, que leva arroz cremoso, camarões refogados e batata palha.

Onde se hospedar em Fortaleza?


Fortaleza conta com uma ampla rede hoteleira tanto em seu perímetro urbano quanto em praias e cidades próximas, que também oferecem boas estadias, conforto e luxo. São opções para os gostos e bolsos.

Holliday Inn

Holiday Inn fica localizado bem em frente à Praia de Iracema, uma das mais belas da cidade. Com uma estrutura impecável, piscina, quartos confortáveis e diversos serviços à disposição, a unidade tem todos os seus 273 apartamentos com vista para o mar.

Holiday Inn em Fortaleza. Foto: Divulgação.

Hotel Parque das Fontes

Hotel Parque das Fontes  fica localizado em Beberibe, a cerca de 85 km de Fortaleza. É um complexo ideal para quem deseja se divertir com toda a família e conta com restaurantes no sistema all inclusive, espaço pet, piscinas, lago, quadra de tênis coberta, vista para o mar e um Parque Aquático bem completo para se divertir muito.

Hotel Parque das Fontes. Foto: Guia Viajar Melhor

Dom Pedro Laguna

Um dos resorts mais luxuosos e exclusivos do Brasil está localizado na costa leste do Ceará, a 45 km de Fortaleza. Situado à beira mar da praia de Marambaia, o Dom Pedro Laguna transpira sofisticação com acomodações luxuosas, piscina e o único campo de golfe de 18 buracos do Ceará.

Resort Dom Pedro Laguna, localizado na Riviera de Aquiraz. Foto: Guia Viajar Melhor

Transporte em Fortaleza


Fortaleza, como toda cidade grande, costuma apresentar tráfego lento em suas principais avenidas, especialmente durante o horário de pico. Dependendo da localização da sua hospedagem, algumas possibilidades de atrações podem ser conferidas em uma caminhada.

O transporte público na cidade é bem barato e há ônibus em diversos pontos, mas os longos trajetos e os terminais de interação podem ser pouco vantajosos para quem está com com o tempo apertado. Uma dica é alugar um carro ou contratar um serviço de transfer com agências que operam pela capital e levam turistas às principais atrações. Uma dica é o receptivo Ernanitur que oferece diversas possibilidades de passeios com muito conforto e guias da região.

E você, tem mais dicas para incluir nesse roteiro por Fortaleza? Compartilhe com a gente!

Fortaleza. Foto: Divulgação

» 5 opções de hospedagem próximas a Fortaleza
» Ceará Show: musical emociona ao resgatar história do povo cearense
» Dicas de compras: conheça o Mercado Central de Fortaleza
» 10 praias no Ceará para passar o Réveillon

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

MSC vai trazer o maior cruzeiro marítimo a navegar no Brasil

Artigo anterior

Como contratar um serviço de transfer em Roma?

Artigo seguinte

Você pode gostar