Seja na costa do pacífico, na densa e inóspita Floresta Amazônica ou na Cordilheira dos Andes, a cadeia de montanhas mais altas do continente americano, o Peru certamente irá encantar você com as paisagens, com a história e com seu povo receptivo.

Terra de encantos, mistérios e histórias de civilizações milenares, o Peru se destaca como um dos destinos mais visitados do mundo. Quem visita o país tem a oportunidade de vivenciar e compreender os costumes dos povos que vivem a milhares de anos pela região sagrada dos incas, desfrutar de uma gastronomia conhecida mundialmente por sua criatividade e irá conhecer algumas das paisagens mais imponentes da América do Sul.

A quantidade de atrações espalhadas pelo país é gigantesca e dificilmente você conseguirá conhecer tudo em apenas uma viagem. Além do grande símbolo e principal cartão de visitas do Peru, o Machu Picchu, o país oferece outras dezenas de ruínas incas com história de mais de 2000 anos e muito mais!

Quem deseja emergir nos cenários naturais que envolvem o Peru, podem optar pelos Trekkings na região de Huaraz e Cusco, ou contemplar um dos cenários mais inóspitos do mundo, explorando Iquitos a fascinante Floresta Amazônica. City lover’s vão amar percorrer as ruas e construções históricas e saborear a gastronomia tipica das cidades de Lima, Cusco e Arequipa.

Tá achando que acabou? o litoral peruano também reserva ótimas surpresas, os destinos estão cada vez mais procurados por surfistas que vão até Mancora e Lobitos, dois locais estratégicos de hospedagens para quem quer aproveitar melhor as ondas da região.

Leia também:

7 lugares poucos conhecidos que você precisa visitar no Peru
Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru
Peru ganha o 1º trem de luxo da América do Sul
A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha

Roteiro:

A maioria dos brasileiros e turistas que decidem conhecer o Peru chegam pelo Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, em Lima ou o pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete em Cusco. Ambas as cidades possuem uma ótima infraestrutura para turistas e estão todas interligadas por rodovias e voos diretos que saem diariamente, sendo assim um ótimo ponto de partida para realizar o seu roteiro no país.

Nesse roteiro colocamos como prioridade três pontos muito explorado pelos turistas que planejam visitar esse país incrível: história, natureza e gastronomia. A rota passa por Lima, Cusco, Machu Picchu, Pisac, Ollantaytambo, Arequipa e Puno na região do Lago Titicaca. Leve em consideração que esse roteiro também pode ser adaptado, dependendo do ponto de partida da sua viagem.

Lima é a maior cidade do Peru e conta com história e geografia bem peculiar. A cidade foi erguida à beira do Oceano Pacífico e abriga inúmeros atrações para variados perfis de viajantes, como sítios arqueológicos, praias, praças, parques e restaurantes que proporcionam uma culinária fantástica, ponto forte que precisa ser explorado durante o passeio na capital. Esse destaque concedeu a cidade o título de capital gastronômica da América.

A cidade também serve como ponto de partida para viajar por diversos destinos do Peru. Em 2 dias é possível fazer um city tour pela cidade e conhecer pontos interessantes como a Plaza de Armas, a Catedral da cidade, o Parque del Amor e os bairros de Miraflores e San Isidro, que abriga o imponente templo pré-inca de Huaca Hullamarca em meio as construções modernas da metrópole.

O próximo destino do roteiro é a cidade de Cusco, para isso é preciso pegar um voo ou um ônibus até a capital dos incas. Diversas empresas oferecem ambas as opções, com duração média de 22hrs de viagem via terrestre e 1hr30min em trechos aéreos. É na região de Cusco que estão algumas das ruínas mais importantes do Peru, então reserve pelo menos 5 dias, sendo 3 na em Cusco, 1 em Ollantaytambo, no Vale Sagrado e outra em Águas Calientes, povoado que dá acesso as ruínas sagradas de Machu Picchu.

Em Cusco separe o primeiro dia apenas para caminhar pelas ruas e becos estreitos do centro da cidade e do bairro de San Blas, o melhor lugar para comprar regalosrecuerdos e artesanías. Durante a caminhada não deixe de conferir as inúmeras galerias, igrejas e museus espalhados pela cidade, com destaque ao Museu de Arte Popular e o Museu Inka, uma das galerias mais completas do país, que abriga um rico acervo de peças da época Inca, objetos culturais e quadros da época colonial.

No segundo dia faça um tour pelas ruínas dentro e próximas da cidade. Em apenas poucos quilômetros de Cusco já é possível conhecer ruínas imponentes que ajudam a compreender um pouco mais da história e os costumes Incas, como Puka Pukara, Tambomachay, Q´enqo, Saqsayhuamán e Moray.

No terceiro aproveite para conhecer o cenário mágico do Valle Sagrado, região onde os incas encontraram terra fértil necessária para a produção de alimentos e para a pesquisa de climas e microclimas para a domesticação desses nutrientes, ou seja, laboratórios agrícolas a céu aberto. O indicado é aproveitar o dia inteiro nesse trecho, que é considerado um dos mais belos do país. O caminho passa por Pisac, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada, considerada uma obra monumental da arquitetura incaica.

Após pernoitar em Ollantaytambo chegou a hora de embarcar no trem que segue até Águas Calientes, também conhecido como Machu Picchu Pueblo. A viagem desde Ollantaytambo dura em média 1h:40min percorrendo aproximadamente 95 km. A disponibilidade de horários é bem variada, há trens partindo de manhã, tarde e noite. Para evitar contratempos, garanta as passagens de ida e volta o quanto antes. Compre as passagens assim que chegar à cidade ou antecipadamente via internet nos sites oficiais de cada empresa.

Localizado à apenas 8km de Machu Picchu, o povoado de Águas Calientes é o ponto final – e também ponto de início – para quem deseja conhecer à cidade antiga dos Incas, Machu Picchu. Ao chegar no destino, o aconselhável é deixar as mochilas no hotel e fazer um tour pelo pequeno povoado deixando o segundo dia exclusivamente para explorar a cidade perdida dos incas. Não deixe de visitar  a Plaza Manco Capac para tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”, os relaxantes banhos termais e o Museu de Sitio Manuel Chávez Vallón, onde você terá a chance de ver joias, ferramentas, espelhos e agulhas produzidas pelos povos pré-colombianos.

O próximo destino do roteiro é a cidade de Puno, um dos principais municípios que fazem parte do Lago Titicaca, localizado em meio aos Andes na fronteira do Peru com a Bolívia. Segundo lendas andinas, as águas do Lago Titicaca deram origem à própria civilização inca e até hoje é possível observar costumes e culturas herdadas a séculos no dia-a-dia dos povos que habitam as águas da lagoa mais alta do mundo.

Em apenas 1 dia é possível conhecer as principais atrações dessa parte do roteiro, as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, que foram feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago e o sítio arqueológico de Sillustani, torres funerárias  construídas pelos collas, uma tribo que dominava a área do Lago Titicaca e foi dominada pelos incas no século 15.

De Puno é possível pegar um ônibus direto para Arequipa. A segunda maior cidade do Peru encontra-se em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões que podem ser observado em praticamente todos os lados da charmosa metrópole. Reserve 2 dias para conhecer as encantadoras construções do centro histórico, considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.

Não deixe de conhecer o Canyon de Colca, um dos maiores canyons do país com 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.

Lima. Foto: Boris G

Cusco. Foto: David Morgan

Ollantaytambo. Foto: David Alarcón

Águas Calientes. Foto: Patrick Flynn

Machu Picchu. Foto: via Flickr – onethirteen

Machu Picchu. Foto: Richard Terra Tripper

Puno. Foto: Ryan Platz

Arequipa. Foto: via Flickr – genevievelepine

Arequipa. Foto: Fernando De la Torre

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Pesquisa mostra os destinos mais procurados por brasileiros para intercâmbio

Artigo anterior

Passeio de lancha pelo Rio Preguiças em Barreirinhas

Artigo seguinte

Você pode gostar