Roteiro de 10 dias no Peru

Seja na costa do pacífico, na densa e inóspita Floresta Amazônica ou na Cordilheira dos Andes, a cadeia de montanhas mais altas do continente americano, o Peru certamente irá encantar você com as paisagens, com a história e com seu povo receptivo.

Terra de encantos, mistérios e histórias de civilizações milenares, o Peru se destaca como um dos destinos mais visitados do mundo. Quem visita o país tem a oportunidade de vivenciar e compreender os costumes dos povos que vivem a milhares de anos pela região sagrada dos incas, desfrutar de uma gastronomia conhecida mundialmente por sua criatividade e irá conhecer algumas das paisagens mais imponentes da América do Sul.

A quantidade de atrações espalhadas pelo país é gigantesca e dificilmente você conseguirá conhecer tudo em apenas uma viagem. Além do grande símbolo e principal cartão de visitas do Peru, o Machu Picchu, o país oferece outras dezenas de ruínas incas com história de mais de 2000 anos e muito mais!

Quem deseja emergir nos cenários naturais que envolvem o Peru, podem optar pelos Trekkings na região de Huaraz e Cusco, ou contemplar um dos cenários mais inóspitos do mundo, explorando Iquitos a fascinante Floresta Amazônica. City lover’s vão amar percorrer as ruas e construções históricas e saborear a gastronomia tipica das cidades de Lima, Cusco e Arequipa.

Tá achando que acabou? o litoral peruano também reserva ótimas surpresas, os destinos estão cada vez mais procurados por surfistas que vão até Mancora e Lobitos, dois locais estratégicos de hospedagens para quem quer aproveitar melhor as ondas da região.

Leia também:

7 lugares poucos conhecidos que você precisa visitar no Peru
Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru
Peru ganha o 1º trem de luxo da América do Sul
A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha

Roteiro:

A maioria dos brasileiros e turistas que decidem conhecer o Peru chegam pelo Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, em Lima ou o pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete em Cusco. Ambas as cidades possuem uma ótima infraestrutura para turistas e estão todas interligadas por rodovias e voos diretos que saem diariamente, sendo assim um ótimo ponto de partida para realizar o seu roteiro no país.

Nesse roteiro colocamos como prioridade três pontos muito explorado pelos turistas que planejam visitar esse país incrível: história, natureza e gastronomia. A rota passa por Lima, Cusco, Machu Picchu, Pisac, Ollantaytambo, Arequipa e Puno na região do Lago Titicaca. Leve em consideração que esse roteiro também pode ser adaptado, dependendo do ponto de partida da sua viagem.

Lima é a maior cidade do Peru e conta com história e geografia bem peculiar. A cidade foi erguida à beira do Oceano Pacífico e abriga inúmeros atrações para variados perfis de viajantes, como sítios arqueológicos, praias, praças, parques e restaurantes que proporcionam uma culinária fantástica, ponto forte que precisa ser explorado durante o passeio na capital. Esse destaque concedeu a cidade o título de capital gastronômica da América.

A cidade também serve como ponto de partida para viajar por diversos destinos do Peru. Em 2 dias é possível fazer um city tour pela cidade e conhecer pontos interessantes como a Plaza de Armas, a Catedral da cidade, o Parque del Amor e os bairros de Miraflores e San Isidro, que abriga o imponente templo pré-inca de Huaca Hullamarca em meio as construções modernas da metrópole.

O próximo destino do roteiro é a cidade de Cusco, para isso é preciso pegar um voo ou um ônibus até a capital dos incas. Diversas empresas oferecem ambas as opções, com duração média de 22hrs de viagem via terrestre e 1hr30min em trechos aéreos. É na região de Cusco que estão algumas das ruínas mais importantes do Peru, então reserve pelo menos 5 dias, sendo 3 na em Cusco, 1 em Ollantaytambo, no Vale Sagrado e outra em Águas Calientes, povoado que dá acesso as ruínas sagradas de Machu Picchu.

Em Cusco separe o primeiro dia apenas para caminhar pelas ruas e becos estreitos do centro da cidade e do bairro de San Blas, o melhor lugar para comprar regalosrecuerdos e artesanías. Durante a caminhada não deixe de conferir as inúmeras galerias, igrejas e museus espalhados pela cidade, com destaque ao Museu de Arte Popular e o Museu Inka, uma das galerias mais completas do país, que abriga um rico acervo de peças da época Inca, objetos culturais e quadros da época colonial.

No segundo dia faça um tour pelas ruínas dentro e próximas da cidade. Em apenas poucos quilômetros de Cusco já é possível conhecer ruínas imponentes que ajudam a compreender um pouco mais da história e os costumes Incas, como Puka Pukara, Tambomachay, Q´enqo, Saqsayhuamán e Moray.

No terceiro aproveite para conhecer o cenário mágico do Valle Sagrado, região onde os incas encontraram terra fértil necessária para a produção de alimentos e para a pesquisa de climas e microclimas para a domesticação desses nutrientes, ou seja, laboratórios agrícolas a céu aberto. O indicado é aproveitar o dia inteiro nesse trecho, que é considerado um dos mais belos do país. O caminho passa por Pisac, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada, considerada uma obra monumental da arquitetura incaica.

Após pernoitar em Ollantaytambo chegou a hora de embarcar no trem que segue até Águas Calientes, também conhecido como Machu Picchu Pueblo. A viagem desde Ollantaytambo dura em média 1h:40min percorrendo aproximadamente 95 km. A disponibilidade de horários é bem variada, há trens partindo de manhã, tarde e noite. Para evitar contratempos, garanta as passagens de ida e volta o quanto antes. Compre as passagens assim que chegar à cidade ou antecipadamente via internet nos sites oficiais de cada empresa.

Localizado à apenas 8km de Machu Picchu, o povoado de Águas Calientes é o ponto final – e também ponto de início – para quem deseja conhecer à cidade antiga dos Incas, Machu Picchu. Ao chegar no destino, o aconselhável é deixar as mochilas no hotel e fazer um tour pelo pequeno povoado deixando o segundo dia exclusivamente para explorar a cidade perdida dos incas. Não deixe de visitar  a Plaza Manco Capac para tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”, os relaxantes banhos termais e o Museu de Sitio Manuel Chávez Vallón, onde você terá a chance de ver joias, ferramentas, espelhos e agulhas produzidas pelos povos pré-colombianos.

O próximo destino do roteiro é a cidade de Puno, um dos principais municípios que fazem parte do Lago Titicaca, localizado em meio aos Andes na fronteira do Peru com a Bolívia. Segundo lendas andinas, as águas do Lago Titicaca deram origem à própria civilização inca e até hoje é possível observar costumes e culturas herdadas a séculos no dia-a-dia dos povos que habitam as águas da lagoa mais alta do mundo.

Em apenas 1 dia é possível conhecer as principais atrações dessa parte do roteiro, as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, que foram feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago e o sítio arqueológico de Sillustani, torres funerárias  construídas pelos collas, uma tribo que dominava a área do Lago Titicaca e foi dominada pelos incas no século 15.

De Puno é possível pegar um ônibus direto para Arequipa. A segunda maior cidade do Peru encontra-se em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões que podem ser observado em praticamente todos os lados da charmosa metrópole. Reserve 2 dias para conhecer as encantadoras construções do centro histórico, considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.

Não deixe de conhecer o Canyon de Colca, um dos maiores canyons do país com 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.

Lima. Foto: Boris G

Cusco. Foto: David Morgan

Ollantaytambo. Foto: David Alarcón

Águas Calientes. Foto: Patrick Flynn

Machu Picchu. Foto: via Flickr – onethirteen

Machu Picchu. Foto: Richard Terra Tripper

Puno. Foto: Ryan Platz

Arequipa. Foto: via Flickr – genevievelepine

Arequipa. Foto: Fernando De la Torre


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.