Rio de Janeiro: vista do Mirante Dona Marta

Com entrada gratuita, Mirante Dona Marta, é uma das vistas mais lindas da Cidade Maravilhosa

A comunidade Santa Marta está bem próxima de um dos mirantes mais visitados da Cidade Maravilhosa e já serviu de palco para grandes produções da música, da TV e do cinema. A comunidade ficou mundialmente conhecida quando o cantor e ícone pop, Michael Jackson, gravou o clipe “They Don’t Care About Us” com cenas que mesclam o Pelourinho, em Salvador, e a famosa comunidade carioca.

O Mirante Dona Marta tem 360 metros de altura e fica no bairro Cosme Velho, na Estrada das Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca, bem próximo da via de acesso ao Cristo Redentor. Bem perto dali também está o bairro de Santa Teresa e o Trem do Corcovado. Esse é um dos melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto e oferece entrada gratuita todos os dias da semana.

Toda a área reservada para o mirante é dividida em duas vistas distintas, ambas fabulosas. A primeira com vista para o Cristo Redentor e para parte da cidade e a outra, cartão postal carioca, é conhecida como Mirante Dona Marta e se debruça sobre a orla de Botafogo, com vista privilegiada para o Pão de Açucar, Maracanã, Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Gostou? Leia também:

Rio de Janeiro: como chegar no Pão de Açúcar
Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
Guia carioca: melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
Biblioteca no Rio de Janeiro está entre as mais belas do mundo
Roteiro por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio na mesma viagem

Esse é um dos lugares mais turísticos do Rio de Janeiro e por ter entrada gratuita, diversas agências de passeios e viajantes independentes chegam no mirante, garantindo um fluxo continuo de visitantes. Pela estrada você também encontra moradores caminhando ou se exercitando no Parque Nacional da Tijuca.

Como chegar no Mirante Dona Marta

De carro: o Mirante Dona Marta está localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca e pode ser acessado por carro particular, a pé ou de táxi. No local é oferecido estacionamento gratuito, mas não há sinal de internet. Então se você for depender de aplicativos, o ideal é ficar com o motorista durante o passeio, caso contrário terá que descer parte do trajeto caminhando até um ponto de ônibus ou início de Santa Teresa.

A pé: seguindo pelo Morro Dona Marta suba até o topo da comunidade (também há acesso de elevador) e siga pela trilha que leva de 30 a 50 minutos. A trilha é íngreme e tem grau de dificuldade médio a alto. O ideal é fazer esse trajeto com um guia especializado.

Vista do Mirante Dona Marta, no bairro Cosme Velho. Foto: Gustavo Albano

Vista do Mirante Dona Marta, no bairro Cosme Velho. Foto: Gustavo Albano

Vista do Mirante Dona Marta, no bairro Cosme Velho. Foto: Gustavo Albano

Vista do Mirante Dona Marta, no bairro Cosme Velho. Foto: Gustavo Albano

Vista do Mirante Dona Marta, no bairro Cosme Velho. Foto: Gustavo Albano


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.