Regras para bagagem de mão em voos nacionais

Confira as principais regras para bagagem de mão em voos nacionais para evitar imprevistos em sua viagem

Foto: Andre Manoel / Wikimedia Commons

As regras para bagagem de mão, e também para bagagem despachada, mudaram e deixaram muitas pessoas com dúvidas. No que diz respeito aos voos nacionais ainda há quem busque saber o que é permitido levar dentro da aeronave, bem como as medidas que devem ser tomadas para evitar imprevistos e gastos indesejados.

Se esse também é o seu caso, confira a seguir o que você deve saber sobre as regras para bagagem de mão em voos nacionais e faça sua viagem sem preocupações.

Leia também:
Regras para bagagem despachada em voos internacionais
Bagagem de mão: o que pode e o que não pode
Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões

Compre passagens aéreas mais baratas com o Google Flights

As regras para bagagem de mão em voos nacionais: o que você deve saber

Um dos primeiros pontos que você deve considerar, e respeitar, em relação às regras para bagagem de mão é o peso máximo permitido de 10 kg. As medidas da bagagem em questão também devem ser respeitadas, não ultrapassando os 115 centímetros (considerando profundidade, largura e altura).

Caso exceda o peso ou o tamanho máximo permitido, a companhia aérea possui total liberdade para despachar sua bagagem, uma vez que ela não irá caber dentro do compartimento apropriado na cabine e poderá comprometer o peso total da aeronave.

Se tratando de regras para bagagem de mão em voos nacionais não é preciso se preocupar muito com seu conteúdo: além de equipamentos eletrônicos, como celulares, também é permitido levar muitos itens de uso pessoal, como perfume, comidas bem armazenadas e alguns líquidos.

É importante ressaltar que além do conteúdo levado dentro dessa mala ou mochila de até 10 kg, que já é suficiente para levar bastante coisa em sua viagem, você também pode levar um item de mão menor, geralmente mochila ou bolsa, sendo que esse deve ser transportado abaixo do assento à sua frente.

Por fim, tenha sempre em mente que todo objeto de valor deve estar em sua bagagem de mão, e se tratando desse tipo de bagagem a companhia aérea não se responsabiliza por danos ou furtos. Caso seu perfume favorito quebre, por exemplo, não haverá nada a ser feito.

Ao comprar sua passagem, ou mesmo antes, verifique as regras para bagagem de mão em voos nacionais trabalhadas pela própria companhia, além das impostas pela ANAC.

O que é permitido em bagagem de mão em voos nacionais

Conheça alguns dos muitos itens que podem ser transportados em sua bagagem de mão durante voos nacionais:

  •         Eletrônicos, como tablets, celulares e notebooks;
  •         Perfumes, bebidas alcoólicas e líquidos que não ultrapassem os 1,2 litros permitidos;
  •         Alimentos e produtos perecíveis embalados devidamente;
  •         Materiais esportivos como máscara de mergulho e bolas que estejam murchas;
  •         Instrumentos musicais que respeitem as dimensões e o peso impostos por lei;
  •         Pequenos eletrodomésticos, como cafeteiras.

Objetos pequenos e de grande valor, como joias, também podem, e devem, estar sempre com você dentro do avião. Já no que diz respeito aos animais de estimação, é preciso verificar as normas de cada companhia aérea, mas normalmente basta cumprir algumas exigências para poder levar seu cão ou gato na cabine com você.

No site da ANAC é possível conferir mais regras para bagagem de mão em voos nacionais e descobrir tudo também sobre as bagagens despachadas, portanto não deixe de visitá-lo antes de viajar.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.