Confira o passo a passo dos procedimentos para viajar de avião com crianças e menores de idade

O fim do ano se aproxima junto com as férias escolares, momento em que muitas famílias decidem tirar aqueles merecidos dias de descanso e viajar.

Para quem vai utilizar o avião como meio de transporte, podem surgir algumas dúvidas quanto aos documentos necessários para embarcar com crianças no avião.  

Documentos para viajar de avião com crianças em voos domésticos


Para as crianças ou menores que forem viajar acompanhados dos dois pais ou responsáveis no Brasil é necessário a apresentação da certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte.

É preciso também um documento que prove a filiação ou vínculo com os pais ou responsáveis. No caso de tios, tias, avôs, e avós, o procedimento é o mesmo e também é necessário um documento que comprove o parentesco.

Se o maior não tiver nenhum grau de parentesco, é necessário levar os mesmos documentos das crianças e uma autorização extrajudicial feita pela mãe, pai ou responsável legal. Clique aqui para acessar o modelo desta autorização.

Se a criança for viajar desacompanhada, é necessário comparecer com a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte do menor e uma autorização judicial.

Documentos para viajar de avião com crianças em voos internacionais


Crianças e adolescentes que forem viajar acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização por escrito um do outro autenticada em cartório.

Crianças ou adolescentes que viajarem acompanhados de outros adultos devem levar autorização autenticada em cartório por ambos os pais ou responsáveis.

Crianças ou adolescentes que viajarem desacompanhados devem levar autorização autenticada em cartório por ambos os pais ou responsáveis.

As autorizações para viagens internacionais de menores de idade podem ser realizadas a partir de um formulário padrão que pode ser encontrado no portal do CNJ e no site oficial do DPF.

É necessário levar uma autorização para cada criança ou adolescente. Serão necessárias duas vias por criança ou adolescente, pois uma deverá ficar com a Polícia Federal. Não esqueça do passaporte válido e, se for o caso, do termo de guarda e tutela.

Vale lembrar que somente menores acima de 12 anos podem viajar desacompanhados. Algumas companhias aéreas oferecem o serviço de acompanhamento em viagens, mas é necessário se informar diretamente com cada empresa.  

Sites para se informar:

» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Viagens para fazer no Brasil com crianças
» Melhores resorts do Brasil para viajar com a família
» 8 parques temáticos para curtir em família no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Aluguel de carro com guia brasileiro em Istambul

Artigo anterior

Governo da Noruega proíbe o corte de árvores em todo o país

Artigo seguinte

Você pode gostar