A cidade será 100% sustentável, receberá mais de 40 mil árvores e um milhão de plantas de diferentes espécies

As cidades sustentáveis são aquelas que adotam práticas eficazes para melhorar a qualidade de vida da população ao mesmo tempo em que se desenvolvem economicamente. Tudo isso, é claro, tentando ao máximo preservar o meio ambiente.

Embora atualmente existam diversas cidades no Brasil e no mundo que adotem práticas ecologicamente corretas, não existe ainda um local que possa ser considerado 100% sustentável. Bom, ao menos até agora.

Foto: Stefano Boeri Architetti

A primeira cidade florestal do mundo


A China está construindo aquela que, em breve, se tornará a primeira “cidade florestal do mundo”. O projeto está nas mãos do arquiteto italiano Stefano Boeri, também responsável pela construção do sensacional Bosco Verticale (Floresta Vertical), um par de torres residenciais em Milão.

Agora, o desafio é outro: a equipe está colocando em prática o projeto de uma cidade inteira coberta por plantas, autossuficiente em energia e onde a poluição do ar possa ser amplamente reduzida.

Foto: Stefano Boeri Architetti

Forest City, como foi apelidada, será construída no norte de Liuzhou, na região montanhosa de Guangxi, ao sul do país, e poderá abrigar até 30 mil pessoas. Como qualquer outro lugar, o município verde terá hospitais, escolas, escritórios, casas e hotéis – tudo, é claro, o mais sustentável possível. Uma linha ferroviária rápida também ligará a cidade verde a Liuzhou.

Em um terreno de 175 hectares, a cidade receberá mais de 40 mil árvores e até um milhão de plantas de diferentes espécies. A ideia vai muito além de um mero capricho estético: a vegetação, ao ser colocada na fachada de edifícios e de construções, vai melhorar a qualidade do ar, resfriar os espaços interiores e ainda criar barreiras naturais contra possíveis ruídos urbanos.

Foto: Stefano Boeri Architetti

Espera-se  também que Forest City consiga produzir até 900 toneladas de oxigênio dentro de um ano, além de absorver mais de 50 toneladas de poluentes e 10 mil toneladas de CO2. A cidade verde ainda vai contribuir com a biodiversidade local, gerando habitats para pequenos animais e insetos.

Se o projeto der certo, será um avanço ecológico não só para a China, mas para o mundo. O país é um dos maiores emissores de poluentes do planeta e  vem realizando ações massivas para contornar o problema. A previsão é que Forest City fique pronta já em 2020.

Bom, a gente espera que essa seja só a primeira de muitas cidades florestais por aí.

Foto: Stefano Boeri Architetti

» Ponte de vidro construída a 4600 metros de altura é atração na China
» 5 ilhas paradisíacas para conhecer na Ásia
» Entra em vigor lei que proíbe plásticos em Fernando de Noronha
» Ilha de Komodo será fechada para turistas após roubo de dragões

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Buenos Aires: veja 6 filmes gravados na capital portenha

Artigo anterior

Melhor época para ir a Bonito

Artigo seguinte

Você pode gostar