Conheça alguns dos principais cartões postais do estado e vilarejos tradicionais pouco divulgado entre os turistas, que são verdadeiros paraísos naturais

O litoral do Ceará é dono de cenários surpreendentes compostos por dunas, lagoas e piscinas naturais. Ao lado oeste encontramos belas paisagens que se estendem até o município de Camocim, na divisa com o Piauí, a 356 km de Fortaleza.

Cumbuco, Lagoinha e Jericoacoara são algumas das atrações mais cobiçadas do litoral oeste cearense, mas existem destinos ainda pouco conhecidos pelo turismo de massa que merecem uma atenção especial. Em Trairi, município a 130 km da capital cearense, o grande destaque são as Praias de Flecheiras e Mundaú, com piscinas naturais espalhadas por todo o litoral e seu belo mar azulado.

Outro destino que está ganhando popularidade é a Praia de Icaraizinho, no município de Amontada. O litoral ainda intocado de Icaraizinho preserva um enorme coqueiral em areias branquinhas, lembrando paisagens caribenhas. Outra atração dessa região são as incríveis lagoas que se formam entre as dunas, logo após a época de chuvas, no primeiro semestre do ano.

Algumas agências oferecem passeios full day para as atrações mais próximas de Fortaleza como Cumbuco, Lagoinha e Flecheiras. Indicamos essa opção para quem tem pouco tempo no estado e pretende passar alguns dias a mais nos destinos mais longes da capital cearense, como Jericoacoara e Icaraizinho.

Mas vale lembrar que cada destino dispõe de várias atrações próximas e oferecem passeios distintos dos oferecidos em Fortaleza. Portanto, se você estiver planejando conhecer o litoral cearense com calma, tente dormir ao menos uma noite em cada cidade.

O litoral cearense recebe bastante chuvas durante o primeiro semestre entre os meses de maio e junho. Entre agosto e dezembro, os ventos fortes trazem centenas de kitesurfistas e até mesmo os destinos mais pacatos do estado, costumam receber uma grande quantidade de turistas.

Lagoinha


Foto; Otávio Nogueira / Flickr

Uma enorme duna em tons alaranjados e pontilhada por alguns coqueiros que parecem ter sido postos “manualmente”, vai de encontro á um mar de águas claras e calmas. Esse é o cenário paradisíaco da Praia de Lagoinha, localizada no município de Paraipaba.

Distância de Fortaleza: 124 km

Flecheiras


Foto: Marcelo Sazo / Wikimedia Commons

A pequena vila de pescadores faz parte do município de Trairi e possui uma enorme barreira de corais que formam piscinas naturais durante a maré baixa. O clima rústico e tranquilo da região chama a atenção de investidores e o destino já oferece ótimas opções de hotéis e restaurantes a beira mar.

Distância de Fortaleza: 140 km

Mundaú


Foto: Gustavo Albano

Bem próximo de Flecheiras, o vilarejo de Mundaú está bem em frente do encontro do Rio Mundaú com o oceano. A vila abriga cenários de tirar o fôlego formado pelas dunas que cercam o pequeno povoado e suas maravilhosas piscinas naturais.

Distância de Fortaleza: 145 km

Icaraizinho


Foto: Divulgação Villa Mango

Se você busca fugir do movimento e se desligar da sua rotina durante alguns dias, Icaraizinho é o lugar ideal para você. O destino tem uma enseada desértica e ainda abriga paisagens intocadas. Quando estiver pela região não deixe de conferir a Praia de Moitas e a Lagoa de Sabiaguaba, um dos locais mais belos da região.

Distância de Fortaleza: 220 km

Jericoacoara


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Com poucas ruas de areia e clima tranquilo, o rústico e charmoso vilarejo de Jericoacoara é o destino mais cobiçado do Ceará por seus belos cenários e sua agitada vida noturna. Jericoacoara também oferece uma gama enorme de passeios pela região, como a Lagoa do Paraíso, a Pedra Furada, Mangue Seco e a Praia de Tatajuba.

Distância de Fortaleza: 279 km

Cumbuco


Foto: MARIA LEDA S. C. DE MIRA / Wikimedia Commons

A Praia de Cumbuco é uma das mais famosas do estado. O destino fica no município vizinho de Fortaleza e oferece ótimas opções de hospedagem a beira-mar. Os cenários paradisíacos do destino ficam por conta das gigantescas dunas presentes na região, que podem ser acessada em divertidos passeios de buggy.

Distância de Fortaleza: 30 km

» Roteiro de 4 dias em Fortaleza
» 5 opções de hospedagem próximas a Fortaleza
» Ceará Show: musical emociona ao resgatar história do povo cearense
» Dicas de compras: conheça o Mercado Central de Fortaleza

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Guia completo do Parque Nacional da Serra da Capivara

Artigo anterior

13 piscinas naturais para visitar perto de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar