Descubra atrações que você não pode deixar de visitar em Petrópolis, perfeita para um bate e volta partindo do Rio de Janeiro

Quem só associa o Estado do Rio de Janeiro a destinos de mar, sol e calor está muito enganado. A região serrana reserva muito charme, natureza e história, além, é claro, de temperaturas mais amenas para quem curte um friozinho.

É o caso da linda Petrópolis, fundada por ninguém menos que o imperador Dom Pedro II para ser seu refúgio de verão. Por trás do ar puro das montanhas fluminenses, a Cidade Imperial, como ficou conhecida, é organizada, limpa, arborizada e uma escapada perfeita para quem deseja curtir dias de sossego e conforto.

Além de lugares históricos que fizeram parte dos tempos áureos do nosso país, conta com uma boa gastronomia, recantos de charme junto à natureza, lugares perfeitos para fazer comprinhas e uma rede hoteleira preparada com excelente estrutura para receber o turista.

Por estar bem próxima à capital, Petrópolis entrou na rota dos passeios de um dia, perfeitos para uma mudança de ares e para quem deseja explorar uma outra parte do Rio de Janeiro.

Confira, abaixo, um guia com as principais atrações para curtir tudo o que Petrópolis oferece.  

O que fazer em Petrópolis


Foto: Wania Corredo – MTUR

Museu Imperial

Localizado em pleno centro histórico, o Museu Imperial é uma das principais atrações para conhecer em Petrópolis. Construído para ser o palácio de verão de Dom Pedro II, possui mais de 300 mil itens que compõe um incrível e bem conservado acervo.

O piso de mármore, colocado em 1854, é um dos destaques da imponente construção, assim como a arquitetura das salas de jantar, de música, de visitas e dos quartos de dormir. Não deixe de caminhar pelo jardim e admirar as várias espécies de pássaros.

Catedral Pedro de Alcântara

A belíssima catedral, com suas duas pontiagudas torres laterais, apresenta traços da arquitetura gótica, estampada em imagens nos seus belos vitrais e imagens esculpidas em mármore. Contudo, turistas vão ao local para visitar as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu e Princesa Isabel, com esculturas em tamanho real que os representam.

Casa de Santos Dumont

Um lugar que revive toda a trajetória do pai da aviação. A casa foi projetada pelo próprio Santos Dumont para ser sua residência de verão. Dele, a residência também recebeu o apelido de “A Encantada”, como é conhecida até hoje. O acervo traz, além da própria casa, que é uma atração à parte, alguns objetos pessoais do inventor, como os seus clássicos chapéus de abas moles e alguns projetos peculiares,, como uma escada com degraus em formato de raquete.

Palácio de Cristal

Uma visita imperdível para quem vai a Petrópolis e deseja reviver um pouco da nossa história, o Palácio de Cristal foi inaugurado em 1884, encomendado na França e construído em uma estrutura de ferro e vidro. Em abril de 1888 a Princesa Isabel entregou a carta de alforria aos últimos escravos no Palácio de Cristal, um momento que foi amplamente celebrado. Atualmente, o espaço é palco de grandes eventos na cidade como as feiras temáticas.

Museu de Cera

Já imaginou ficar lado a lado de personalidades como Gilberto Gil, Batman, Santos Dumont e o próprio imperador Dom Pedro II? No Museu de Cera de Petrópolis é possível, já que o espaço conta com diversas figuras esculpidas em cera expostas. O resultado é uma das atrações mais divertidas, inusitadas e visitadas da Cidade Imperial.  As esculturas são tão perfeitas que retratam até mesmo a textura da pele, os fios de cabelo e as expressões do olhar dos personagens.

Palácio Quitandinha

Um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, o Palácio Quitandinha é uma imponente construção de 1944 que possui 440 apartamentos, 13 salões com até 10 metros de altura e uma cúpula medindo 30 metros de altura e 50 metros de diâmetro. Um lago posicionado à frente da suntuosa residência possui formato do mapa do Brasil. Atualmente a casa, que já foi um famoso cassino e hotel, serve de palco para apresentações, eventos e shows que ocorrem na cidade.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Para os mais aventureiros e com um tempinho extra, uma dica é um passeio até o parque Nacional da Serra dos Órgãos, que fica a 65 km de Petrópolis via pela BR 040. São inúmeras trilhas, escaladas e vistas impressionantes como a do Mirante Dedo de Deus, um dos pontos mais famosos para uma visita.

Cervejaria Bohemia

O tour pela Cervejaria Bohemia é imperdível para os apaixonados pela bebida. Nele você não vai apenas saber mais sobre as origens e curiosidades sobre a marca, mas também sobre a história da própria cerveja, características, ingredientes e estilos pelo mundo. A degustação, é claro, faz parte do passeio. No espaço há também um restaurante e um bar, onde há a possibilidade de provar outros rótulos, além de uma lojinha.

Rua Teresa

Quer fazer comprinhas? A Rua Teresa é o corredor da moda de Petrópolis e você certamente encontrará muitas possibilidades e peças lindas. Não espere encontrar marcas famosas, mas sim muitos achados interessantes.

Passeio em Itaipava

Quem curte badalação e lugares mais descolados, uma dica é fazer um passeio até Itaipava, distrito de Petrópolis. No charmoso e animado espaço, há barzinhos e restaurantes bacanas, além de lojas e shoppings para um público mais exigente. O local perfeito para quem quer curtir a noite serrana.

Centro Histórico

Uma caminhada pelo Centro Histórico de Petrópolis é como reviver a trajetória dos tempos áureos do nosso país e ficar frente a frente com algumas das principais atrações da cidade. Pare diante dos casarões e palacetes antigos que possuem placas indicando registros da época. Algumas pessoas preferem percorrer as antigas ruas de charrete que podem ser alugadas no local.

Onde comer em Petrópolis?


Foto: Wania Corredo – MTUR

A boa gastronomia também é um traço da cidade com barzinhos descolados, fábricas de cerveja, casas de chocolate artesanal, restaurantes sofisticados e também famosos festivais que acontecem durante todo o ano. O turista não terá dificuldades em encontrar bons lugares para degustar saborosos pratos.

Casa Pellegrini

A Casa Pellegrini é ideal para quem procura um tradicional chopp acompanhado por hambúrgueres ou massas como nhoque, ravióli ou espaguete. O local é agradável, o ambiente acolhedor e os funcionários distribuem simpatia.  

Trutas do Rocio

Para provar a culinária local uma dica é visitar o restaurante Trutas do Rocio. Localizado em meio a uma bela paisagem, o estabelecimento conta com ambiente rústico onde serve as famosas trutas. O atendimento é impecável e os valores compatíveis com o cardápio.

Cocotte Bistro

Para quem prefere um ambiente mais sofisticado, uma boa pedida é o Cocotte Bistro, que oferece o melhor da gastronomia francesa harmonizada com bons vinhos. O atendimento é excelente, o ambiente agradável e, para acompanhar o jantar, um pianista toca músicas que embalam a noite.

Onde se hospedar em Petrópolis?


Foto: Wania Corredo – MTUR

Com uma rede hoteleira de primeira, não faltam opções de todos os estilos, gostos e bolsos para se hospedar em Petrópolis.

Hotel Solar do Império

O suntuoso e luxuoso hotel está instalado a antiga residência do Barão do Café, em pleno centro histórico. Para quem deseja passear pelas ruas e curtir o clima dos tempos áureos da cidade, a localização é privilegiada. O Solar do Império conta com piscina aquecida, hidromassagem, sauna e um atendimento de primeira.

Pousada Paraíso

Para quem quer se desligar do mundo em um local repleto de natureza e onde o celular não pega, a Pousada Paraíso é uma charmosa opção. O verde está presente por todos os lados e os quartos são muito aconchegantes. O acesso é realizado por uma estradinha de terra.

Como chegar em Petrópolis?


Petrópolis/RJ. Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Petrópolis está situada em uma região servida por uma excelente malha rodoviária, garantindo fácil acesso de diversos lugares do país. A cidade fica a aproximadamente uma hora do Rio de Janeiro e a apenas 40 minutos do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A BR-040 é uma rodovia que, além de segura, moderna e bem sinalizada, ainda traz paisagens da natureza exuberante que a região serrana do Rio proporciona.

Por conta dessa facilidade, muitas pessoas optam por fazer tours bate e volta para conhecer as principais atrações de Petrópolis partindo da capital fluminense. Uma dica é contratar esse passeio com agências especializadas, que garantem muito mais conforto e comodidade para essa visita.

A Rio Cultural Secrets conta com profissionais credenciados e especializados em roteiros de um dia pela charmosa Petrópolis. Esta é uma forma muito mais segura e confortável para conhecer as belezas que a região reserva.

+ Info

Rio Cultural Secrets
R. Prudente de Morais, 1398 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel.:(21) 98031-2692
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

5 opções de hospedagem próximas a Fortaleza

Artigo anterior

Como viajar para o Rio de Janeiro com segurança?

Artigo seguinte

Você pode gostar