Passeio com pinguins: navegação no Canal de Beagle e Isla Martillo (Pingüinera)

Atualizada em:

Passeio para ver pinguins e lobos marinhos em Ushuaia, uma experiência navegando pelas ilhas do Canal de Beagle

Ushuaia está localizada em um vale cercado por montanhas, glaciares, lagoas, bosques e paisagens que apaixonam. Esses cenários são formados entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira Darwin, um conjunto de montanhas que cercam boa parte de Ushuaia e parte final da Patagônia argentina. A segunda cordilheira tem o nome em homenagem ao icônico naturalista inglês Charles Darwin, que em 1831 fez uma expedição para diferentes países do mundo. Na viagem que durou mais de 4 anos, passou por essa parte da Patagônia embarcado no navio HMS Beagle, coletando fósseis e exemplos da flora local.

Passeio para pinguinera: Canal de Beagle

É na orla principal, margeada pelo Canal de Beagle, que inicia-se o acesso ao porto e ponto de partida para a navegação que segue até o “Farol do Fim do Mundo”. Esse é um dos principais passeios para quem visita Ushuaia, sendo possível avistar uma infinidade de colônias de pássaros e lobos-marinhos descansando sossegados em pequenas ilhotas. Também conhecido como Estreito de Beagle, esse é basicamente, o último canal navegável que une o Atlântico e o Pacífico em um caminho continuo, rodeado por belas montanhas e ilhas.

Ushuaia
Passeio de barco em Ushuaia. Foto: Gustavo Albano

Durante o verão no hemisfério sul, também é possível navegar até a ilha Martilho (conhecida como Pingüinera), uma parada para ver várias colônias da espécie Pinguins de Magalhães e Paupa nessa expedição marítima. Durante o passeio os pequenos animais parecem posar para as fotos, encantando os turistas.

Como fazer o passeio?

Esse tour pode ser feito a bordo do Catamarã Canoeiro, que oferece duas saídas diárias com embarque no porto principal, (durante o período da manhã e da tarde). A bilheteria está localizada em bem próximo ao porto e Centro de Informações Turísticas. Para garantir sua disponibilidade no barco e ver a confirmação de saída, o ideal é fazer a reserva com um dia de antecedência.

O catamarã é extremamente aquecido na parte interna e ainda oferece uma lanchonete no próprio barco. Nela é possível comprar café, chá, refrigerante, cerveja e pequenas guloseimas durante a navegação. Tudo é extremamente preparado para o clima frio da Patagônia, onde os visitantes podem aproveitar a viagem em poltronas confortáveis com visão panorâmica.

Passeio para ilha dos pinguins em Ushuaia

Durante o trajeto, os passageiros são guiados por 4 atrações que se concentram ao longo do Canal de Beagle para ver de perto a variedade de animais vivem pelo estreito. A primeira parada passa pela “Isla de los Pájaros”, uma pequena ilha onde concentra-se uma grande variedade de aves austrais. Se tiver sorte, ainda é possível ver baleias da espécie jubarte e orca que desfilam por essas águas geladas.

Na “Isla de los Lobos”, a segunda parada do passeio, uma concentração de lobos-marinhos disputam um pequeno espaço em uma ilha no meio do canal. Navegando mais um pouco, chega-se até o Farol do Fim do Mundo e na sequência ao Arquipélago Bridges, com um rápido desembarque na praia para conhecer um pouco de como os povos primitivos viviam nessa região tão isolada.

passeio para pinguinera
Foto: Gustavo Albano

Isla Martillo

A Isla Martillo, popularmente conhecida como Pingüinera, é uma parada extra nesse roteiro, disponível para ser feita apenas durante o verão. Nesse passeio de barco os visitantes chegam até a famosa parada para ver os pinguins de perto, onde estão algumas das maiores colônias da Patagônia. Para preservar o habitat local, há um número limitado de visitantes diários. Essa é uma atração disponível durante todos os períodos do ano, recomendado para todas as idades.

Ilha dos pinguins Ushuaia
Foto: via iam Quinn / Flickr

Quando fazer o passeio para ilha dos pinguins?

Se a sua viagem for no outono ou no inverno, prepare-se para ter a experiência de navegar em uma temperatura abaixo de zero. A baixa sensação térmica só é notada nas áreas externas do barco. Não se esqueça de ir com blusa, cachecol, luvas e gorros, pois esses acessórios são extremamente necessários para aproveitar ainda mais a navegação pelo Canal de Beagle.

Passeio de barco em Ushuaia
Passeio de barco em Ushuaia. Foto: Gustavo Albano
Passeio de barco em Ushuaia
Passeio de barco em Ushuaia. Foto: Gustavo Albano

» Lugares para conhecer em Ushuaia
» Onde ficar em Ushuaia: dicas de hotéis e pousadas
» Embarque pelo Trem do Fim do Mundo em Ushuaia
» Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima