O Parque nacional da Serra da Capivara abriga a maior concentração de pinturas rupestres do Brasil. A região também tem paisagens únicas, com cânions, chapadas e formações rochosas curiosas

Foto: Chico Rasta / MTur

Localizado no sudeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque foi criado com motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico, e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos do país. O Parque Nacional Serra da Capivara recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Apesar de sua importância, segue desconhecido da maior parte dos brasileiros.

O parque protege a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 6 mil sítios cadastrados, dos quais 173 são abertos para visitação. A maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais apresentam vestígios extremamente antigos da presença de homens na região, datados há cerca de 12 mil anos. No local também é possível encontrar diversos vestígios do homem pré-histórico no país

Mas para ver as pinturas é preciso suar a camisa, a maioria das pinturas encontram-se em paredões ingrimes, lutando também contra a alta temperatura da região, que chega a 45ºC.

A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Leia também:
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
Lugares para conhecer em Barra Grande
Viajando pelo Delta do Parnaíba e as praias piauienses
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Praia do Gunga e suas falésias coloridas

Artigo anterior

Steve MecCurry retrata a rotina de Jodhpur, a cidade azul da Índia

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Curiosidades