Confira atrações imperdíveis para visitar em Paraty e Trindade em um roteirinho de 3 dias

É quase impossível visitar Paraty e não se apaixonar. Localizada no extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, no fundo da Baía da Ilha Grande e aos pés da Serra da Bocaina, a cidade encanta por sua baía repleta de ilhas, pelos passeios de escuna, pela presença de grandes áreas com Mata Atlântica intocada e por seu patrimônio histórico e cultural conservado.

Como se não fosse suficiente, ainda guarda a rusticidade e charme da simpática Vila de Trindade, perfeita para quem deseja um encontro com a tranquilidade e com o sossego.

Reunimos algumas opções de lugares imperdíveis para visitar em um roteirinho de 3 dias por Paraty e Trindade que você pode adaptar conforme suas preferências.

Primeiro dia – Passeio de escuna pelas ilhas e praias

Paraty possui mais de 65 ilhas belíssimas que só podem ser acessadas por meio de barcos. Por conta disso, um dos passeios mais incríveis que você irá fazer na região é a bordo de uma escuna para visitar esses lugares de perto.

Para um primeiro dia pela cidade, especialmente pela manhã, nada mais propício que conhecer esses cenários paradisíacos e de vegetação exuberante.

Foto: Wikimedia Commons

No geral, essas embarcações são bem equipadas e seguras e disponibilizam coletes salva-vidas, espaguetes de flutuação e botes para quem quiser acessar as praias sem nadar. As escunas são bem espaçosas e confortáveis com duchas de água doce e até mesmo bares e restaurantes para quem quiser se refrescar ou petiscar alguma coisa.

Todas as escunas geralmente seguem o mesmo roteiro que dura aproximadamente 5 horas. O mais famoso leva o turista a conhecer as Praia da Lula, a Praia Vermelha, Ilha Comprida e Lagoa Azul. Outro roteiro, menos famoso, mas igualmente belo, contempla a Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha e Praia da Conceição.

Todos os destinos são ideais para se deslumbrar com um mar de águas cristalinas, avistar muitos peixinhos e corais praticando snorkelling ou apenas para relaxar e contemplar a beleza impressionante dessas praias.

Durante a tarde, aproveite para desfrutar das construções históricas em uma caminhada pelo centro histórico de Paraty, visitando as ruas de pedra e as belíssimas igrejas que emolduram o cenário exibindo suas riquezas e acabamentos em estilos coloniais e barrocos.

Foto: Pixabay

Segundo dia – Parque Nacional Serra da Bocaina

Se no primeiro dia o foco foram as belas praias da região, o segundo pode ser o momento ideal para explorar a Serra da Bocaina, uma área gigantesca de Mata Atlântica preservada com inúmeras cachoeiras, trilhas e atividades para quem curte estar pertinho da natureza.

Foto: Leandra Toledo da Silva/ Wikimedia Commons

Para quem gosta de caminhadas, a região conta com picos incríveis, como a Pedra da Macela, que entrega ao visitante uma vista do alto dos seus 1840 metros, onde é possível ver o Vale do Paraíba, a região do Parque Estadual da Serra do Mar, a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande.  

A cachoeira Santo Izidro fica a 1,5 km da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina e também é a primeira da Trilha do Ouro, antigo caminho colonial construído no século XVII para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais.

Foto: Halley Pacheco de Oliveira/ Wikimedia Commons

A Serra da Bocaina também abriga cerca de 80 propriedades que preservam a arquitetura colonial e objetos da época do ciclo do ouro e do café, com direito a tours e atividades para todos os visitantes.

Terceiro dia – Visita a Trindade

Para fechar o roteiro com chave de ouro, dedique o terceiro e último dia para conhecer e explorar a simpática vila de Trindade, que fica a aproximadamente 30 km do trevo de Paraty.

Com um ambiente rústico, alternativo e tranquilo, o local é um dos poucos do Brasil que guarda uma extensa área de Mata Atlântica intocada, com árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante.

Foto: Wikimedia Commons

Por isso mesmo, é o destino ideal para encarar trilhas cheia de aventura e conhecer praias belíssimas e mais selvagens, como a Praia do Melo. Com água limpa, vegetação preservada e uma costa rochosa, basta atravessar um pequeno rio para acessar outra bela praia, a do Cachadaço.

Já as praias mais próximas da vila são a Praia do Cepilho, a Praia de Fora, Praia dos Ranchos e a Praia do Meio. Outros atrativos naturais como a Cachoeira do Pontal e a Pedra Que Engole também valem a visita.  

Trindade, apesar de poucas ruas e estrutura simples, conta com algumas opções de restaurantes e lojinhas, que valem um passeio a pé para absorver toda essa atmosfera despretensiosa, simples e extremamente cativante  que reserva.

Foto: Tatanya123 / Wikimedia Commons

Gostou do roteiro especial para conhecer um pouco dessa região em 3 dias? A Rio Cultural Secrets conta com profissionais credenciados e especializados em roteiros por Paraty e Trindade.

Esta é uma forma muito mais segura e confortável para conhecer as belezas que esses lugares reservam, sem se preocupar com nada e de acordo com suas necessidades e preferências.

+ Info
Rio Cultural Secrets
R. Prudente de Morais, 1398 – Ipanema, Rio de Janeiro
(21) 98031-2692
Site 

» Lugares para conhecer na Vila de Trindade, em Paraty
» 10 praias no Ceará para passar o Réveillon
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Voos do Brasil para o Chile a partir de U$41 com a Sky Airline

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

10 motivos para embarcar no MSC Seaview

Artigo anterior

Santiago é o destino mais desejado por brasileiros em 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar