Saiba qual o melhor lugar para se hospedar na sua viagem pela Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara reserva um dos principais tesouros pré-históricos da humanidade, em uma região equivalente à 85% da cidade de São Paulo. Tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 1991, o destino localizado no sertão do Piauí, se tornou o predileto de historiadores, estudantes de arqueologia e turistas interessados por história, antropologia e cultura.

São Raimundo Nonato é o maior e mais importante município dessa região, concentrando os principais comércios, mercados, bancos, pousadas e restaurantes. As outras cidades dos entornos são menores, oferecendo acomodações mais simples e com menos opções de comércios, mas tão surpreendentes quanto. O clima de interior é bem perceptível nos povoados localizados ao redor do Parque Nacional e pode ser um bom local para usar de base, caso queira dormir em um pequeno povoado cercado por belíssimos paredões.

Essa é uma parte onde os costumes do sertão piauiense se misturam com a modernidade trazida pelos visitantes. Grande parte dessa influência se deve aos pesquisadores que escolheram essas regiões como morada, e além deles, as duas universidades de São Raimundo Nonato também trouxeram novos moradores para os entornos da Serra.

Uma das universidades, a UNIVASF, oferece 32 cursos superiores especializados em diferentes áreas, entre eles, a graduação e pós-graduação em arqueologia, sendo os cursos mais reconhecidos justamente pela importância arqueológica encontrada na região da Serra da Capivara.

Foram encontradas mais de mil pinturas rupestres nessa região. Foto: Gustavo Albano

Os alunos têm aulas em campo no próprio Parque, além de auxiliarem na FUMDHAM, nos laboratórios, nos museus e nos centros de pesquisa dedicados ao estudo e a preservação das relíquias encontradas.

Apesar da distância de 25 km entre São Raimundo Nonato e o Parque Nacional Serra da Capivara, muitos turistas optam por escolher a cidade como base para explorar as paisagens, mirantes e sítios arqueológicos do Parque. Essa pode ser uma alternativa recomendada para quem busca um local com uma infraestrutura melhor, opções de pizzaria, cafés e bares.

Outra opção de hospedagem, muito mais próxima ao Parque, é o simpático município de Coronel José Dias. A cidade está praticamente dentro do Parque Nacional Serra da Capivara, permitindo uma logística muito mais fácil para quem tem menos dias para aproveitar a viagem e busca um lugar mais sossegado para pernoitar. Quer conhecer mais sobre essa parte do Piauí? Entenda um pouco de cada uma dessas regiões e escolha o melhor lugar para se hospedar na Serra da Capivara.

Pelas trilhas da Serra da Capivara. Foto: Gustavo Albano

São Raimundo Nonato


São Raimundo Nonato serve como porta de entrada para turistas que visitam o Parque Nacional Serra da Capivara e está entre as cidades de Teresina (PI) e Petrolina (PE). O acesso terrestre é feito principalmente por essas duas vias, sendo o local que os turistas mais escolhem para ficar. A cidade universitária também possui ótima infraestrutura de restaurantes e pousadas. O Museu do Homem Americano, uma das principais atrações da Serra da Capivara, também fica na cidade e pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato. Foto: Gustavo Albano

Ossadas humanas encontradas na região da Serra da Capivara. Foto: Gustavo Albano

Coronel José Dias e Sítio do Mocó


São menos de 5 mil habitantes vivendo em Coronel José Dias, e apesar de ser um município pequeno, é a cidade mais próxima do Parque Nacional e do recém inaugurado Museu da Natureza. No Sítio do Mocó, povoado que faz parte de Coronel José Dias, a paisagem entre as montanhas fica ainda mais incrível, localizada aos pés dos paredões em um vale protegido por rochedos, compartilhado por cerca de 70 famílias que vivem na comunidade.

Hospedado no Sítio do Mocó é possível conhecer alguns pontos do Parque sem exigir um veículo próprio, mas, como boa parte das atrações são distantes, ter um carro pode ser uma salvação para aproveitar ainda mais sua viagem. Caso isso não seja possível, há guias nas duas cidades que oferecem o serviço com o veículo incluso nas diárias.

O Sítio do Mocó também pode ser uma opção para quem visita o Museu da Natureza, inaugurado em dezembro de 2018, o museu está localizado a menos de 3 km do povoado e é parada indispensável para conhecer parte do grande acervo de fósseis que já foi encontrado nos entornos da Serra da Capivara.

Vista aérea do Sítio do Mocó, Serra da Capivara. Foto: Gustavo Albano

Pinturas rupestres encontradas próximo ao Sítio do Mocó. Foto: Gustavo Albano

Distância entre as cidades na Serra da Capivara


– A distância entre Teresina e o Sítio do Mocó é de 555 km
– A distância entre Teresina a São Raimundo Nonato é de 530 km
– A distância entre Petrolina e o Sítio do Mocó é de 330 km
– A distância entre Petrolina a São Raimundo Nonato é de 300 km

Mocó, uma espécie de roedor encontrado no sertão. Foto: Gustavo Albano

Como chegar na Serra da Capivara


De ônibus: Os ônibus para São Raimundo Nonato partem de Petrolina (PE) operados pela empresa Gontijo. A companhia também opera no trecho Teresina x São Raimundo Nonato (PI), junto com a Expresso Princesa do Sul. Para quem está pela Bahia, partindo do município de Remanso há vans e carros de linha até São Raimundo Nonato.

De carro: O acesso terrestre pode ser feito pelas rodovias PI 141 e PI 144 ou pela rodovia federal BR-020, BR-343 ou BR-316.

De avião: As capitais mais próximas são Teresina (PI) ou Recife (PE). Depois de desembarcar, siga por terra até o município de São Raimundo Nonato.

Urna exposta no Museu do Homem Americano. Foto: Gustavo Albano

Tem aeroporto na Serra da Capivara?


O aeroporto de São Raimundo Nonato está em operação desde outubro de 2015, mas infelizmente não tem capacidade para receber voos domésticos de grande porte. O aeroporto mais próximo da Serra da Capivara só recebe aviões fretados e helicópteros.

» Parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo
» Parque Nacional da Serra da Capivara: pinturas rupestres no Brasil
» Parque Nacional da Serra da Capivara ganha Museu da Natureza
» América do Sul – Dicas de viagens sobre o Peru

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Governo da Noruega proíbe o corte de árvores em todo o país

Artigo anterior

Povoado Sítio do Mocó: porta de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara

Artigo seguinte

Você pode gostar