Durante vários dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha

O festival de tradições germânicas que ocorre durante o mês de outubro em Blumenau, traz milhares de pessoas a cidade e apresenta costumes, cultura e gastronomia da Alemanha em solo brasileiro, atraindo milhares de amantes da cerveja vindos dos quatro cantos do Brasil. Mas se engana quem acredita que a Oktoberfest de Blumenau é só cerveja. Ao longo dos dias de festança, apresentações musicais, espetáculos de danças e muita culinária típica é apresentado ao público que participa do evento.

A Oktoberfest Blumenau é a segunda maior festa popular alemã do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos.

A programação da festa acontece dentro dos Pavilhões do Parque Vila Germânica,  pedacinho de Blumenau cheio de lojas de souvenirs e restaurantes que concentra um grande número de prédios e construções com influências alemã no centro da cidade.  

A abertura do festival é comemorada em um desfile que acontece tradicionalmente na rua XV de Novembro e certamente é uma das maiores atrações da Oktoberfest. Após a abertura, o desfile se repete no mesmo horário todas as quartas-feiras, e sábados às 16:00 hs. Quem estiver com roupas tipicas da Alemanha também pode desfilar em uma ala exclusiva para visitantes devidamente trajados. A riqueza cultural dos desfiles encantam a todos, com a apresentação de carros de grupos folclóricos, da realeza da Oktoberfest, além de bandas e fanfarras.

Em 33 anos de festa os organizadores já contabilizaram mais de 20 milhões de visitantes e pasmem: 14 milhões de litros de cerveja já foram consumidos na Oktoberfest de Blumenau. Sim, é muita cerveja! E muitos tipos dela. Há inúmeras opções de cervejas que variam entre populares e outras de produções artesanais e locais.

A Oktoberfest tem entrada gratuita em determinados dias e horários da festa. Já em períodos especiais, os visitantes precisam comprar o ingressos para participar da festa. Se você for estudante, ou estiver vestido com o traje típico da festa, paga meia entrada. Professores, idosos com 60 anos ou mais e portadores de necessidades especiais também podem garantir meia entrada.

Outra opção de passeio para mergulhar de vez no mundo das cervejas é o famoso Museu da Cerveja de Blumenau, espaço que apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. O acervo conta com antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história da bebida. O Museu da Cerveja fica aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Os aeroportos mais próximos de Blumenau são os de Navegantes, seguido por Joinville e depois Florianópolis, sendo que apenas Navegantes oferece transfer gratuito para a Blumenau.

Foto: Gaio Torquato / Flickr

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: proggy / Wikimedia Commons

Foto: Tiagofachini / Wikimedia Common

+info:

http://www.oktoberfestblumenau.com.br/
http://turismoblumenau.com.br/
Parque Vila Germânica – (47) 3381-7700

Museu da Cerveja – (47) 3326-6791

» Lugares para conhecer em Blumenau
» 4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
» Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Blumenau

Artigo anterior

Lugares para conhecer na cidade de Cartagena das Índias

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Blumenau