Confira opções de passeios para quem vai passar apenas um dia curtindo as belezas de Ilha Grande, no Rio de Janeiro

Gigante e maravilhosa. Não é à toa que a Ilha Grande tem esse nome, já que concentra mais de 100 praias incríveis em meio a uma densa vegetação de Mata Atlântica preservada.

Localizada no Município de Angra dos Reis, o destino está entre os preferidos por turistas que procuram por ecoturismo, mergulhos, trilhas, caminhadas, cachoeiras e boas doses de cenários paradisíacos.

Com tantas atrações, parece impossível dedicar apenas um dia para conhecer esse pedaço gigante de paraíso, né?  A boa notícia é que organizando certinho é possível sim explorar as belezas em algumas horas, inclusive em tours no esquema bate e volta partindo do Rio de Janeiro.

Confira possibilidades de passeios de um dia para explorar a Ilha Grande e curtir muita praia, sol, cachoeiras, natureza preservada e um marzão cristalino à disposição.

Lopes Mendes


Foto: Tarcísio de Paula Salgado /Wikimedia Commons

Partindo da Vila do Abraão, principal ponto de chegada dos barcos turísticos, uma das praias mais bonitas para se conhecer em um passeio de um dia pela Ilha Grande é Lopes Mendes. São aproximadamente 3 quilômetros de areia branquinha e fina e um mar de águas cristalinas e ondas fortes ideais para a prática de surfe.

Em Lopes Mendes, consideradas uma das mais belas praias do Brasil, você vai se impressionar com os diversos tons que o mar recebe ao longo do dia. Um lugar ideal para tomar um banho de mar e logo depois descansar nas sombras de uma amendoeira.

Em um bate e volta para a Ilha Grande, além de Lopes Mendes, no mesmo dia ainda é possível visitar as ruínas do aqueduto e do Lazareto e também a linda Praia de Pouso.

Cachoeira da Feiticeira e Praia da Feiticeira


Foto: Wikimedia Commons/ Valdiney Pimenta

A trilha que leva turistas à Cachoeira da Feiticeira também parte da Vila do Abraão. Com aproximadamente 3 horas de caminhada, chega-se a queda d´água com 15 metros de altura que é absolutamente deslumbrante.

Como uma espécie de brinde, ainda há a Praia da Feiticeira, que fica a cerca de meia hora da cachoeira. A praia possui um mar bastante calmo, que forma uma piscina natural, ideal para relaxar em horas de banho. A vegetação preservada em sua volta proporciona uma atmosfera selvagem e muito bonita.

Para quem preferir, é possível fazer o caminho inverso, chegando à praia de barco e realizando a trilha de meia para conhecer a cachoeira. A Praia do Iguaçu fica bem próxima e pode ser uma ótima opção como complemento para um passeio de um dia pela Ilha Grande.

Passeio de meia volta ao redor da Ilha Grande


Foto: LucyGmarques/ Wikimedia Commons

Como opção de um passeio bate e volta pela Ilha Grande, também está a clássica meia volta de lancha. Esse passeio explora o lado norte da ilha, passando por lugares incríveis de águas claras e transparentes conhecido como Enseada das Estrelas.

O ponto alto está em conhecer a Lagoa Azul, uma piscina natural com uma vida marinha exuberante que pode ser observada com a prática de snorkeling. Já a Lagoa Verde é outro ponto que possibilita avistar muitos peixinhos e corais em um cenário subaquático encantador.  Geralmente, cada parada dura cerca de 50 minutos.

Passeio de volta completa ao redor da Ilha Grande


Foto: TMbux/ Wikimedia Commons

Este é, sem dúvida, o passeio mais completo para fazer em um dia na Ilha Grande. Aqui são exploradas, a bordo de lanchas rápidas, as praias mais preservadas e pouco povoadas da costa sul. No trajeto, é possível conhecer Caxadaço, uma das praias mais bonitas e selvagens da região.

Também está nesse roteiro paradas em Parnaioca, Meros, Maguariquessaba e Aventureiro, um vilarejo de pescadores onde a tranquilidade impera e que abriga um dos cartões postais da ilha, o “coqueiro deitado”.

Como chegar na Ilha Grande?


O acesso à Ilha Grande só é possível por meio de barcos ou lanchas rápidas que partem de Mangaratiba. Em passeios de um dia, o tempo é precioso, então para  evitar imprevistos e aproveita melhor as atrações muitas pessoas optam por contratar um serviço de transfer partindo direto do Rio de Janeiro. Essa opção inclui a lancha rápida até a Ilha Grande e todos os passeios.

Nossa dica é a Rio Cultural Secrets, empresa atua com tours privativos realizando os principais passeios pela região com muita segurança e conforto.

+ Info
Rio Cultural Secrets
R. Prudente de Morais, 1398 – Ipanema, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 98031-2692
Site

» Como viajar para o Rio de Janeiro com segurança?
» Melhor época para visitar o Rio de Janeiro
» 9 viagens baratas saindo do Rio de Janeiro
» Destinos internacionais baratos para viajar em fevereiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Retrospectiva 2018: confira os destinos mais buscados no Brasil

Artigo anterior

Feriados para curtir em 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar