Museus diferentões para visitar no Brasil

Uma exposição de arte a céu aberto, um castelo medieval, um espaço para debater o futuro. Tem vontade de conhecer os museus mais diferentes do Brasil? Preparamos um guia imperdível!

O Brasil é um país repleto de cultura, história, tecnologia, meio ambiente, pesquisas e muitas reviravoltas políticas e sociais. E que lugar seria mais indicado para reunir, preservar e disseminar tanta informação e memórias do que um museu?

Nosso país possui mais de três mil museus espalhados por diversas regiões e com acervos bastante diversificados e interessantes. Também há museus em que os próprios projetos arquitetônicos se tornaram parte da história, como os desenhados por Oscar Niemeyer.

Muitos destes museus são famosos e até compõe a lista dos melhores do mundo justamente por saírem fora da caixinha. Chegou a hora de conhecer alguns desses museus diferentões e fazer uma visita para valorizar a cultura e arte aqui no Brasil, né? Olha só!

Leia também:

Paço do Frevo em Recife: museu mostra a história do ritmo pernambucano
Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracaju
Guia de museus para conhecer no Rio de Janeiro
Guia de Museus na cidade de São Paulo

Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)

Se você estiver visitando Belo Horizonte ou cidades próximas deve reservar ao menos um dia para conhecer o Instituto Inhotim, que fica a 60 quilômetros da capital mineira. O maior museu de arte ao ar livre da América Latina une natureza e criação humana de um jeito que você nunca viu. Uma série de pavilhões e galerias reúne um acervo artístico contemporâneo em 96 hectares de área com exposições, sendo 700 hectares de preservação ecológica. Inhotim mostra como a arte e o meio ambiente estão conectados de forma inspiradora.

Foto: Naiara Pontes / Flickr

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)

O Museu do Amanhã apresenta uma proposta diferente de todos os museus brasileiros. Em vez de registrar fatos e acontecimentos do passado ou resgatar memórias, ele questiona as grandes mudanças, ideias e debates do futuro em um planeta que vem sendo extremamente modificado. O Museu apresenta meios de como poderemos viver no amanhã, num futuro próximo, e possibilidades de transformação. A estrutura do Museu do Amanhã é formada por um edifício de formas lúdicas de quinze mil metros quadrados cercados por espelhos d’água.  

Foto: Matt Kieffer / Flickr

Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)

Já imaginou entrar em um museu cujo visual lembra um castelo medieval? O Instituto Ricardo Brennand é assim. Em pleno Recife, em um caminho com toda pompa imperial, o visitante pode conferir a vasta coleção individual de Ricardo Brennand, que conta com nada menos que o maior acervo do pintor holandês Frans Post. Além disso, uma coleção de espadas, adagas, facas, canivetes e punhais também pode ser vista. Próximo ao museu, junto aos resquícios de mata atlântica, há também a oficina do artista Francisco Brennand, em uma área de quase quinze mil metros quadrados com obras incríveis do artista que também vale, e muito, a visita.

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)

O museu, em si, já é uma impressionante obra de arte com sua arquitetura única planejada por Oscar Niemeyer. O Museu do Olho, como é conhecido pelos moradores de Curitiba, recebeu o apelido por conta do formato de um de seus prédios, que muito se assemelha a um gigante olho humano. O MON possui acervo permanente e mostrar itinerantes, além de abrigar obras de diversos artistas renomados. Ainda há uma área verde na parte externa do museu, lojinha e um café.

Foto: Divulgação Embratur

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre (RS)

Ciência, interatividade e conhecimento se reúnem no Museu de Ciências de Tecnologia da PUCRS. Localizado em Porto Alegre, apresenta centenas de atrações interativas onde o visitante tem a chance de aprender na prática um pouco mais sobre ciência e tecnologia, uma experiência bastante lúdica especialmente para as crianças. Em suas coleções científicas há um vasto acervo de fósseis, descobertas arqueológicas, espécies da nossa biodiversidade e objetos de pesquisas de estudantes de diversos países.

Foto: Divulgação Museu PUCRS

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.