Uma exposição de arte a céu aberto, um castelo medieval, um espaço para debater o futuro. Tem vontade de conhecer os museus mais diferentes do Brasil? Preparamos um guia imperdível!

O Brasil é um país repleto de cultura, história, tecnologia, meio ambiente, pesquisas e muitas reviravoltas políticas e sociais. E que lugar seria mais indicado para reunir, preservar e disseminar tanta informação e memórias do que um museu?

Nosso país possui mais de três mil museus espalhados por diversas regiões e com acervos bastante diversificados e interessantes. Também há museus em que os próprios projetos arquitetônicos se tornaram parte da história, como os desenhados por Oscar Niemeyer.

Muitos destes museus são famosos e até compõe a lista dos melhores do mundo justamente por saírem fora da caixinha. Chegou a hora de conhecer alguns desses museus diferentões e fazer uma visita para valorizar a cultura e arte aqui no Brasil, né? Olha só!

Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)


Se você estiver visitando Belo Horizonte ou cidades próximas deve reservar ao menos um dia para conhecer o Instituto Inhotim, que fica a 60 quilômetros da capital mineira. O maior museu de arte ao ar livre da América Latina une natureza e criação humana de um jeito que você nunca viu. Uma série de pavilhões e galerias reúne um acervo artístico contemporâneo em 96 hectares de área com exposições, sendo 700 hectares de preservação ecológica. Inhotim mostra como a arte e o meio ambiente estão conectados de forma inspiradora.

Foto: Naiara Pontes / Flickr

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)


O Museu do Amanhã apresenta uma proposta diferente de todos os museus brasileiros. Em vez de registrar fatos e acontecimentos do passado ou resgatar memórias, ele questiona as grandes mudanças, ideias e debates do futuro em um planeta que vem sendo extremamente modificado. O Museu apresenta meios de como poderemos viver no amanhã, num futuro próximo, e possibilidades de transformação. A estrutura do Museu do Amanhã é formada por um edifício de formas lúdicas de quinze mil metros quadrados cercados por espelhos d’água.  

Foto: Matt Kieffer / Flickr

Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)


Já imaginou entrar em um museu cujo visual lembra um castelo medieval? O Instituto Ricardo Brennand é assim. Em pleno Recife, em um caminho com toda pompa imperial, o visitante pode conferir a vasta coleção individual de Ricardo Brennand, que conta com nada menos que o maior acervo do pintor holandês Frans Post. Além disso, uma coleção de espadas, adagas, facas, canivetes e punhais também pode ser vista. Próximo ao museu, junto aos resquícios de mata atlântica, há também a oficina do artista Francisco Brennand, em uma área de quase quinze mil metros quadrados com obras incríveis do artista que também vale, e muito, a visita.

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)


O museu, em si, já é uma impressionante obra de arte com sua arquitetura única planejada por Oscar Niemeyer. O Museu do Olho, como é conhecido pelos moradores de Curitiba, recebeu o apelido por conta do formato de um de seus prédios, que muito se assemelha a um gigante olho humano. O MON possui acervo permanente e mostrar itinerantes, além de abrigar obras de diversos artistas renomados. Ainda há uma área verde na parte externa do museu, lojinha e um café.

Foto: Divulgação Embratur

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre (RS)


Ciência, interatividade e conhecimento se reúnem no Museu de Ciências de Tecnologia da PUCRS. Localizado em Porto Alegre, apresenta centenas de atrações interativas onde o visitante tem a chance de aprender na prática um pouco mais sobre ciência e tecnologia, uma experiência bastante lúdica especialmente para as crianças. Em suas coleções científicas há um vasto acervo de fósseis, descobertas arqueológicas, espécies da nossa biodiversidade e objetos de pesquisas de estudantes de diversos países.

Foto: Divulgação Museu PUCRS

» Paço do Frevo em Recife: museu mostra a história do ritmo pernambucano
» Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracaju
» Guia de museus para conhecer no Rio de Janeiro
» Guia de Museus na cidade de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

2 dias conhecendo as belezas de Capitólio

Artigo anterior

Trem para o Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado até abril

Artigo seguinte

Você pode gostar