Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do Nordeste

Atualizada em:

Confira um roteiro de mochilão pelo Nordeste brasileiro: com temperaturas altas e sol quase o ano todo, a região é o destino predileto para as férias no Brasil

Sossego, cenários naturais de tirar o fôlego, temperaturas elevadas em quase todo o ano e praias de águas mornas e transparentes. Tem destino melhor para curtir as férias? O Nordeste abriga alguns dos lugares mais lindos do Brasil. A região que mais recebe turistas dentro do país, com 9 estados ao todo, está repleta de atrações e passeios que variam entre praias, cachoeiras, desertos e muito mais.

E, por tudo isso, o Nordeste é a região perfeita para quem deseja fazer um mochilão no Brasil e conhecer os principais destinos em um roteiro de 30 dias. Você pode começar pela Bahia e, em seguida, percorrer os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Apesar de o percurso parecer longo, as capitais de todos os estados, na maioria das vezes, estão muito próximas. O trajeto Maceió x Recife, por exemplo, dura apenas 4h30. Portanto, a maior parte das viagens não são tão cansativas. Uma dica é realizar todas de ônibus no período noturno, dessa maneira você não perde o seu dia na estrada e ainda economiza com hospedagem.

Como funciona um mochilão?

Mochilão no Brasil: roteiro no Nordeste
Mochilão no Brasil: roteiro no Nordeste – Foto: trip2gether

De forma simplificada, um mochilão é uma modalidade de viagem em que se pretende conhecer vários lugares em um único roteiro e com o menor gasto possível. O nome mochilão vem, justamente, do fato de que o viajante não leva muita bagagem, apenas o que cabe em uma mochila. Desse modo, tem mais facilidade para se deslocar entre os destinos. 

O mochilão pode ser feito em grupo ou individualmente. Geralmente, quem opta por este tipo de viagem não busca conforto, mas economia. A ideia é explorar determinada região com um orçamento mínimo, por isso os mochileiros procuram hospedagens mais baratas, deslocamentos por ônibus e refeições simples. O que vale no mochilão é a experiência e o contato com a natureza e outras culturas.

Onde fazer mochilão no Brasil?

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas, em Pernambuco – Foto: Hotel Village

O Nordeste tem alguns dos melhores destinos para fazer mochilão no Brasil, e vamos te provar isto com uma sugestão de roteiro de 30 dias pela região. Mas existem também outros lugares incríveis para explorar em nosso país, sobretudo se a sua ideia é gastar pouco.

As cidades históricas mineiras, por exemplo, são perfeitas para um mochilão e, assim como no nordeste, você pode combinar várias delas em um roteiro. Mesmo destinos mais famosos, como Ouro Preto e Tiradentes, podem ser visitados com um orçamento restrito, já que podem ser acessados de ônibus e possuem também opções de hospedagens mais em conta.

Você pode, ainda, explorar as belezas naturais das outras regiões do Brasil, seja na floresta amazônica, percorrendo de Belém a Manaus, no cerrado, conhecendo destinos fantásticos do Centro-Oeste, ou desbravando as serras do Sul, com seus imponentes cânions e cidades charmosas. 

Como fazer um mochilão pelo Brasil?

Mochilão pelo Nordeste: roteiro
Mochilão pelo Nordeste: roteiro – Foto: Claudio Maranhao

Primeiramente, é preciso fazer uma boa pesquisa sobre o destino ao planejar fazer um mochilão pelo Brasil. Como estamos falando de um vasto território, é importante considerar as diferenças de cada região, tanto em relação ao clima quanto aos costumes. Essa pesquisa ajudará, inclusive, na economia da sua viagem. Procure saber quando a procura pelo destino é maior, o que influenciará no preço das passagens e dos serviços turísticos. 

Além disso, atente-se para as condições climáticas, que também são fundamentais para sua experiência. Não adianta, por exemplo, escolher viajar para um destino de natureza na época de chuvas, apenas porque é baixa temporada. Você pode até economizar nos valores de hospedagem e passagens, mas não conseguirá aproveitar bem o destino, sobretudo se depender de deslocamentos a pé.

Quanto custa para ser mochileiro?

Como fazer um mochilão no Brasil
Como fazer um mochilão no Brasil – Foto: Karol Moreira

O mochilão é uma das modalidades mais baratas de viagem e, falando especificamente do Brasil, o custo cai consideravelmente em comparação com roteiros em outros países. Primeiramente, porque a viagem não envolve, necessariamente, o custo com passagem aérea. Além disso, não é preciso se preocupar com câmbio, lembrando que moedas como o dólar e o euro são mais caras que o real.

Mas, afinal, quanto custa para ser mochileiro no Brasil? Bom, tirando as passagens aéreas e o câmbio da equação, sobram os custos com transporte, hospedagem, alimentação e passeios. De modo geral, o custo de um mochilão pelo Brasil atualmente é de R$ 150 a R$ 200 por dia de viagem. 

Roteiro de ônibus no Nordeste

O roteiro para fazer seu mochilão no Nordeste passa por todas as capitais exceto a cidade de Teresina, no Piauí. Nesse estado, o viajante passará apenas pela cidade de Parnaíba, segunda maior do estado, que fica entre as capitais de Fortaleza (CE) e São Luís (MA), abaixo segue a distância e duração de viagem (de ônibus) das capitais nordestinas:

Salvador x Aracaju: 316 km – 6h 20m
Aracaju x Maceió: 275 km – 5h 30m
Maceió x Recife: 258 – 4h 30m
Recife x João Pessoa: 120 km – 2h
João Pessoa x Natal: 189 km – 3h
Natal x Fortaleza: 520 km – 8h 30m
Fortaleza x Parnaíba: 476 km – 10h
Parnaíba x São Luís: 489 km – 7h

No roteiro, adicionamos algumas das atrações mais procuradas pelos turistas que vão para o Nordeste com o intuito de aproveitar muita praia, conhecer cidades distintas e ficar em contato extremo com a natureza, sendo:

2 noites em Salvador – Bahia
2 noites Morro de São Paulo – Bahia
1 noite em Mangue Seco – Bahia
2 noites em Aracaju – Sergipe
3 noites em Maceió – Alagoas
2 noites em Maragogi – Alagoas
2 noite em Porto de Galinhas – Pernambuco
2 noites em Recife ou Olinda – Pernambuco
2 noites em João Pessoa – Paraíba
1 noites em Pipa – Rio Grande do Norte
2 noites em Natal – Rio Grande do Norte
2 noites em Fortaleza – Ceará
2 noites em Jericoacoara – Ceará
1 noite em Parnaíba – Piauí
2 noite em Barreirinhas – Maranhão
2 noites em São Luís – Maranhão

Mochilão no Nordeste: Morro de São Paulo

Mochilão: roteiro de 30 dias pelo Nordeste
Mochilão: roteiro de 30 dias pelo Nordeste – Foto: Rafael Gonzaga

Ao chegar em solo baiano, aproveite seu primeiro dia para conhecer as ruas e becos do famoso Pelourinho. Em dois dias é possível visitar alguns bairros da cidade e ainda curtir uma praia na cidade, uma dica é desfrutar da Praia do Porto da Barra. Já em Morro de São Paulo, reserve seus dias para caminhar em belas praias e explorar a famosa ilha de Morro de São Paulo.

Viagem pelo Nordeste: Sergipe e Maceió

mochilão pelo Brasil
Cânion do Xingó, no Rio São Francisco – Foto: via Flickr -carola2000

Apesar de pequena, a capital de Sergipe é cheia de atrações, no primeiro dia em Aracaju aproveite para conhecer o centro histórico da cidade onde estão diversos pontos turísticos, como museus e construções simbólicas. À tarde, curta a orla da cidade, uma das mais estruturadas do Brasil, e desfrute uma noite degustando uma comida local ao som do forró pé de serra.

No segundo dia, reserve tempo para conhecer o Cânion do Xingó no Rio São Francisco, um dos cenários mais diferentes que você verá durante seu mochilão no Nordeste. Aproveite o caminho para chegar até a atração e conclua a viagem até Maceió, a capital de Alagoas.

A vantagem de ficar hospedado em Maceió é a distância das atrações. A costa litorânea do estado está cercada de ótimas praias de águas incrivelmente claras e coqueirais que se perdem de vista. Muitos turistas ficam na capital, que está localizada quase no centro do litoral do estado e é um ótimo ponto para explorar tanto as praias mais ao sul, quanto mais ao norte.

Mochilão no Nordeste: Alagoas e Pernambuco

Roteiro pelo Nordeste
Roteiro de mochilão pelo Nordeste – Foto: Jose Oliveira

A distância é tão curta que há diversas opções de ônibus circulares que te levam a outros municípios em poucos minutos, como Barra de São Miguel, que tem uma das mais belas praias do estado: a Praia do Gunga. Outras atrações indispensáveis são as praias do Francês, Carro Quebrado, Ipioca, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O trecho de Maragogi até Porto de Galinhas é considerado por muitos um dos roteiros de praias mais belos do Nordeste. Em Maragogi, tire um dia para conhecer as piscinas naturais, também conhecidas como Galés de Maragogi, e outro para conhecer as 10 praias do município em um passeio de buggy, oferecido pelas agências locais.

Roteiro de mochilão pelo Nordeste
Roteiro de mochilão pelo Nordeste – Foto: Papo de Viajante

Mochilão no Nordeste: Porto de Galinhas, Olinda e Recife

Roteiro de mochilão pelo Brasil
Roteiro de mochilão pelo Brasil – Foto: Thiago Santos

Já em Porto de Galinhas, reserve um dia para conhecer a paradisíaca Praia dos Carneiros, em Tamandaré, e outro para fazer um tour pela cidade. Geralmente, a excursão é feita em buggy, começando pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas e, em seguida, percorrendo as praias mais próximas do charmoso vilarejo, como a praia de Muro Alto e Maracaípe.

Por estarem a apenas poucos quilômetros de distância uma da outra nesse trecho do mochilão, você pode escolher se hospedar em Recife ou nas ruas coloridas do centro histórico de Olinda. De ambos os destinos, é possível passear na outra cidade sem perder muito tempo. A dica é curtir a cena cultural do estado e conhecer os incríveis museus de Recife, escutar um maracatu de rua e curtir uma prainha em Boa Vista.

Mochilão no Nordeste: Paraíba e Rio Grande do Norte

Mochilão pelo Brasil
Mochilão pelo Brasil: Costa do Conde – Foto: Cacio Murilo

Na Paraíba, não deixe de conferir as praias da Costa do Conde, um roteiro turístico que passa pelas melhores praias do litoral sul do estado. O início do trajeto fica na cidade de Conde, a apenas 37 km de João Pessoa.

A Praia da Pipa pode ser considerada um refúgio no Rio Grande do Norte. Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a praia pertence ao município de Tibau do Sul e ficou famosa nos anos 80 através dos amantes do surf. A noite pipense é uma atração à parte, as baladinhas da vila funcionam até o sol nascer e reúne pessoas do mundo inteiro.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, também recebe muitos elogios dos turistas que visitam o destino. Além das paisagens naturais próximas da cidade, é possível fazer um bate e volta até as Dunas de Genipabu e andar de camelo pelos bancos de areia branquinha que vão de encontro ao litoral.

Mochilão no Nordeste: Ceará, Piauí e Maranhão

roteiro para um mochilão
Roteiro para um mochilão: Dunas de Genipabu – Foto: Leandro Macedo Gonçalves

Ao passar pelo Ceará, aproveite para conhecer algumas praias e o centro histórico da capital Fortaleza. Siga para Jericoacoara, uma pequena vila de pescadores em meio a um deserto tropical cheio de praias e lagoas de águas cristalinas. 

Esse último trecho do mochilão foi carinhosamente batizado como Rota das Emoções, e o nome não poderia ser melhor: as paisagens de Jericoacoara até São Luís, no Maranhão, são simplesmente de tirar o ar. A primeira parada é a cidade de Parnaíba, o segundo maior município do Piauí. O atrativo turístico dessa região é o Delta do Parnaíba, o maior das Américas, que abriga cenários formados por mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas.

Em seguida, a cidade de Barreirinhas é a porta para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Depois de fazer a excursão até o gigantesco deserto cheio de lagoas formadas por águas cristalinas, separe o outro dia na cidade para fazer o passeio pelo Rio Preguiça. O roteiro tem paradas em praias de água doce, vilarejos de pescadores e uma península que separa a água do rio com o oceano, um programa indispensável para quem passa pela região.

No último destino do nosso roteiro, a dica é se perder pelas ruas do centro histórico de São Luís, um dos maiores do Brasil. Se ainda tiver disposição, conheça a cidade de Alcântara, um pequeno município cheio de charmosos casarões históricos que fica a menos de 1 hora de São Luís, saindo do Porto de São Luís em pequenos catamarãs.

Leia mais:

» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» Viaje gastando pouco: descubra as cidades mais baratas para fazer mochilão
» Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul
» Os melhores destinos para fazer um mochilão

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima