Mesquita Hassan II em Casablanca, o maior templo de Marrocos

Ícone emblemático de Casablanca em Marrocos, a Mesquita Hassan II é um exemplo da impressionante arquitetura marroquina

Quem visita a capital econômica do Marrocos não pode deixar de visitar a grandiosa Mesquita de Hassan II, terceira maior do mundo, o templo possuí uma área de 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis. Esse é também a única mesquita que aceita visitas de pessoas não muçulmanas dentro do país. Sua estrutura ímpar erguida em frente ao mar, emerge nas paisagens de diferentes pontos de Casablanca, tornando-se o maior cartão postal do destino.

Considerada uma das mais belas mesquitas muçulmanas, o templo começou a ser construído em 1986 e foi finalizado apenas em 1993, sendo necessário a ajuda de 35 mil operários. O custo dessa mega construção beirou a cifra de 600 milhões de euros (1,8 bilhões de reais) e quase todas as famílias marroquinas foram “convidadas” a doar alguma quantia para a obra.

Leia também:

Marrocos: o que visitar em Casablanca
Marrocos: dicas de como planejar uma viagem pelo país
Roteiro em Marrocos: conhecendo o sul do país
Lugares para conhecer em Marrakech

A Mesquita Hassan II foi construída para homenagear Mohammed V, pai de Hassan II, antigo rei de Marrocos que reinou durante os anos de 1961 a 1999. Uma das curiosidades é o imponente mirante da mesquita, o mais alto do mundo com 200 metros de altura, tamanho equivalente a um prédio com aproximadamente 50 andares.

O interior da mesquita é composta por uma sala de oração, uma sala de ablução (purificação) que contém 40 fontes de mármore para a lavagem de pés e mãos dos muçulmanos, banhos, uma escola corânica (medersa), uma biblioteca e um museu.

No exterior da mesquita é possível caminhar em um extenso pátio feito de mármore cheio de fontes decoradas com mosaicos e azulejos. Durante os horários das orações os tours se encerram e uma sirene é tocada na mesquita, e em minutos é possível notar uma multidão de marroquinos se aproximando aos poucos e entrando para ouvir o alcorão, nesses horários somente os muçulmanos podem entrar no templo.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

+info:

Mesquita Hassan II
Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah
+212 (22) 48-2886
Quando: não muçulmanos só podem entrar com visita guiada

Horário de visitação:
Todos os dias: 9hs
De sábado a quinta: 10hs, 11hs
Sexta: 14hs

De setembro a junho: horários extras às 14 e 15hs (com exceção do mês de Ramadan)

* Essa viagem foi feita à convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em colaboração com a companhia aérea Royal Air Maroc Brasil.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.