São mais de 700 produtos expostos no primeiro corredor dedicado a apenas produtos sem embalagens plásticas em um mercado em Amsterdã

A luta contra o plástico vem ganhando cada vez mais espaço pelo mundo – e isso ótimo. Agora, foi a vez de um mercado na Holanda provar que é possível sim encontrar formas mais ecológicas para embalar produtos. Trata-se da rede EkoPlaza, de Amsterdã, que criou um corredor dedicado apenas para produtos zero plástico.

A iniciativa foi tomada quando, no início do ano, o jornal The Guardian realizou uma investigação e revelou que supermercados no Reino Unido produziam mais de um milhão de toneladas de resíduos plásticos. Cientes disso, ativistas começaram a protestar para que todos os supermercados oferecessem alternativas.

Foto: Reprodução / EkoPlaza

Foi então que a organização A Plastic Planet, junto à rede EkoPlaza, decidiu criar um corredor zero plásticos na sua unidade de Amsterdã. Ao contrário do que se possa imaginar, os produtos possuem sim embalagens, mas com materiais alternativos, como vidro, metal e recipientes biodegradáveis. Há  mais de 700 produtos à disposição, como cereais, iogurte, chocolate, vegetais, entre outros.

Ainda de acordo com o jornal The Guardian, Sian Sian Sutherland, co-fundador do A Plastic Planet, comentou que a abertura do corredor representou “um momento marcante para a luta global contra a poluição por plásticos”.

O descarte de plástico é um grande problema mundial, sobretudo nos mares. De acordo com a ONU, estima-se que se continuarmos no ritmo de descarte de plásticos atual, até 2050 poderemos ter mais plásticos que peixes nos oceanos. A expectativa da rede Ekoplaza é lançar um corredor zero plásticos em cada uma de suas 74 unidades até o fim do ano.

Foto: Reprodução / EkoPlaza

Foto: Reprodução / EkoPlaza

» 10 fotos incríveis da temporada de tulipas na Holanda para se apaixonar
» Veja as 8 cidades mais bonitas para visitar na Holanda
» Brasileiros podem estudar por dois anos na Holanda com tudo pago
» Primeiro restaurante embaixo do mar da Europa é inaugurado na Noruega

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Comissão aprova MP que pode retomar despacho gratuito de bagagens

Artigo anterior

Castelo de Game of Thrones está à venda por 2,5 milhões

Artigo seguinte

Você pode gostar