Melhores praias e atrações para visitar em Bombinhas, Santa Catarina

Conheça os encantos das praias do litoral catarinense

Considerada como uma das mais charmosas áreas do litoral brasileiro, especialmente no estado de Santa Catarina, a cidade de Bombinhas, com menos de 20 mil habitantes, irá te surpreender com sua beleza oceânica, que faz dela ser considerada a Capital do Mergulho Ecológico. Viajar para Bombinhas é deixar-se conquistar com mais de 30 praias de águas cristalinas, experimentar diferentes sabores na culinária local, além de poder praticar uma série de esportes náuticos. A cidade fica próxima de dois aeroportos, o mais perto sendo o de Navegantes e o de Florianópolis, além de ter fácil acesso a BR-101 e conexão via ônibus intermunicipais com diversas cidades do estado.

Leia também:

As melhores praias de Santa Catarina
Turismo na Guarda do Embaú: o que ver e fazer

Caminho dos Cânions, conheça uma das regiões mais belas de Santa Catarina
Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
Conhecendo a Serra Catarinense: principais cidades para visitar

Preparado para se deslumbrar? Então conheça um pouco mais das praias e atrações locais:

Bombinhas

Os charmosos 1,5km da Praia de Bombinhas, com areia branca, água cristalina e farta gastronomia e comércio ao redor, fazem dela a mais movimentada da cidade. O local é ponto de encontro da juventude, já que nas proximidades estão várias baladas e casas noturnas da cidade. A agitação das redondezas é um contraste com a serenidade do mar, que com poucas ondas, acaba sendo uma boa pedida para quem está com criança pequena ou apenas quer relaxar na água.

Foto: via Flickr – zelivskeho

Quatro Ilhas

Muito procurada por quem gosta de praticar o surf, a Praia Quatro Ilhas é considerada uma das mais paradisíacas do litoral do Brasil. Da orla é possível avisar as construções geológicas que deram o nome à praia: as quatro ilhas da cidade de Bombinhas (Ilha do Macuco, Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo). A areia branca da praia é adornada por pequenos cristais de quartzo, tornando o cenário ainda mais exuberante. A praia ainda carrega uma grande cruz de concreto fincada em suas areias e oferece aos turistas a possibilidade de realizar trilhas ecológicas em um morro com vegetação preservada, que há nas proximidades. A gastronomia resolve o problema de quem ficar com fome no meio do dia, tendo a praia alguns restaurantes próximos da orla.

Foto: Fernando Covatti

Praia da Sepultura

Como um refúgio das praias mais agitadas de Bombinhas, principalmente no auge do verão, a Praia da Sepultura é pequena e quase deserta. A suavidade do mar nesse ponto é tamanha que ela mais lembra uma piscina. Muito procurada por famílias com crianças pequenas, por quem não gosta de praia cheia e até por quem curte mergulhar ou praticar stand up paddle, Sepultura é uma boa pedida. O nome curioso vem por uma lenda de 1840, em que um escravo teria morrido em uma briga e seu corpo sido enterrado ali.

Foto: Elaine Skowronski

Tainha

A Praia da Tainha é uma combinação perfeita de tranquilidade e charme. Com um mirante que permite os visitantes avistar várias praias da região e algumas piscinas naturais que se formam na maré baixa ao longo dos 200 metros de extensão da orla. Para quem está em família e busca aproveitar o dia no mar, se divertindo com atividades como mergulho de cilindro e snorkel. A areia tem um exuberante tom dourado e a orla é enfeitada com pedras. O acesso é por meio de uma trilha, partindo da Praia da Conceição. Como não há infraestrutura para turismo no local, como bares, é legal ir preparado com água e comida.

Foto: Osnildo Vieira Filho

Mergulho na Ilha do Arvoredo

Entre os inúmeros pontos recomendados para a prática do mergulho em Bombinhas, talvez o que mais valha a sua atenção é a Ilha do Arvoredo. Ela faz parte de uma Reserva Marinha Biológica e o acesso à ilha é monitorado pelo Ibama, para evitar a degradação do meio ambiente no local. Se você se animar em conhecer esta pequena preciosidade do litoral catarinense, não irá se arrepender. Mas, fique atento, por dia apenas 20 pessoas podem ir até a ilha, portanto é preciso se programar. A visibilidade na ilha, para o mergulho, atinge fácil os 25 metros, devido a transparência sem igual. Entre a rica flora e fauna marinha, os turistas poderão observar lulas, peixes, moreias, crustáceos, garoupas e outra infinidade de animais.

Foto: Ketty Altenhofen Tariga

Morro do Macaco e Mirante Eco 360°

Como uma ótima alternativa para quem já cansou de praia, o Morro do Macaco combina várias atividades em um. Erguendo-se até 191 metros acima do nível do mar, o morro demanda do turista uma caminhada de média intensidade, com duração aproximada de 30 minutos. Na trilha, é possível ter contato com a floresta bem preservada e até avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A medida que o visitante vai subindo, a vista do litoral, do mar e das ilhas vai ficando cada vez mais bonita. Na mesma região é possível tomar uma trilha que leva ao Mirante Eco 360° e apreciar Bombinhas e cidades vizinhas com uma vista panorâmica. Além disso, atrações como uma tirolesa e um pequeno museu valem a pena a visita. As atrações estão há 6,5km do centro da cidade.

Foto: Fernando Covatti


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.