O estado do Paraná apresenta uma gama enorme de grandes atrativos turísticos. Em todo o seu território o maravilhoso estado consegue atrair diversos perfis de turistas devido sua geografia bem diversificada, são planícies e chapadas, rios gigantescos, um belo litoral e todo o charme da Serra do Mar.

Nesse artigo separamos as melhores regiões turísticas do estado do Paraná para visitar com a família, amigos, a dois ou mochilando sozinho. Cidades históricas como Antonina e Lapa preservam o charme das construções dos colonizadores dessa região, em Foz do Iguaçu as impressionantes Cataratas do Iguaçu na divisa com a Argentina atraí visitantes do mundo inteiro. Já a região o Vale do Itararé arranca suspiro dos aventureiros e amantes da natureza com suas formações rochosas e inúmeras cachoeiras.

Vale do Itararé

Fabio Emerson Rutka

Foto: Divulgação Tur. Paraná

A região do Vale do Itararé é cercada por mata atlântica e possuí diversas atrações turísticas para os visitantes: passeios de trilhas, cachoeiras e cânions. O vale fica a 311 quilômetros de Curitiba, capital paranaense.

Antonina

Carlos J. Martelozzo

Foto: Divulgação Tur. Paraná

Um dos lugares para conhecer no Paraná perto de Curitiba é a tranquila cidade portuária de Antonina. Localizada na Baia de Paranaguá, a 80km da capital paranaense, a charmosa cidade é cercada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. A cidade preserva diversas construções históricas, entre as atrações estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Estação Ferroviária e a Igreja de São Benedito.

Morretes

14636562580_1a386615f9_b

Foto: Divulgação Tur. Paraná

O município histórico de Morretes foi erguido aos pés da Serra do Mar e é muito visitada pelos curitibanos durante os finais de semana. A cidade oferece diversas opções de restaurantes charmosos que ficam sempre lotados. Outra opção de turismo é fazer o passeio de trem pela Serra do Mar.

Estrada Graciosa

Otavio Nogueira

Foto: Divulgação Tur. Paraná

O nome já diz tudo, a estrada Graciosa liga a BR-116 a Morretes e serpenteia a Serra do Mar. São 33 quilômetros de curvas, paralelepípedos e paisagens panorâmicas que descortinam encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. De tão encantadora, a estrada inaugurada em 1873 é pontilhada por mirantes para que os viajantes possam apreciar o visual e tirar fotografias.

Ilha do Mel

Giovani Carneiro

Foto: Divulgação Tur. Paraná

A Ilha do Mel é um das principais atrações turísticas do Paraná. Muitas pessoas consideram as praias da ilha as melhores do estado. Além de toda beleza natural que a ilha reserva o charme e tranquilidade da região também são fatores importantes na cativação dos visitantes.

Prudentópolis

Untitled-1

Foto: Divulgação Tur. Paraná

Um dos pontos turísticos mais belos do Paraná, a cidade de Prudentópolis é conhecida como a “terra das cachoeiras gigantes” e está na região centro-sul do estado. O destino possui mais de cem cachoeiras catalogadas com quedas que variam entre 80 e quase 200 metros de altura. O Salto São Francisco é considerado o maior do Sul do Brasil com 196 metros de altura.

Curitiba

sandeepachetan.com

Foto: Divulgação Tur. Paraná

A moderna capital Curitiba é um dos exemplos mundiais em soluções urbanas e ambientais. A cidade abriga dezenas de parques e bosques e com uma média de 50m² de área verde por habitante, tornando-se um dos lugares mais agradáveis para se viver no Brasil.

Foz do Iguaçu

Gisleyne Klein

Foto: Divulgação Tur. Paraná

O principal cartão postal do Paraná fica na cidade de Foz do Iguaçu, bem na fronteira com a Argentina. As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d’água que chegam a 90 metros e impressionam por sua beleza e imensidão.

Lapa

Parchen

Foto: Divulgação Tur. Paraná

A cidade de A Lapa possui no seu centro histórico 14 quarteirões com 235 imóveis históricos. O charme dos casarões pintados de branco, rosa, amarelo e azul tomam conta da pequena cidade.

Guaratuba

Untitled-1

Foto: Divulgação Tur. Paraná

Muito visitado pelos paranaenses, a cidade de Guaratuba possuí 22 km de extensão de litoral. O município é muito procuradas devido a tranquilidade e a pouca profundidade de suas águas.

Leia também:

» Lugares para conhecer em Curitiba
» Roteiro de 2 dias em Curitiba
» Confira essa galeria de fotos que mostra toda a beleza da Ilha do Mel no Paraná
» Passeio de trem na Serra do Mar: Curitiba x Morretes

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Passagem de volta ao mundo: dar a volta no planeta nunca foi tão fácil

Artigo anterior

Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar