Portugal muito além de Porto e Lisboa! Descubra roteiros tradicionais e outras paradas imperdíveis pelos melhores destinos de Portugal

Falar dos melhores destinos para conhecer em Portugal chega a ser uma tarefa difícil, considerando que o país inteiro é um encanto. A jóia rara da Europa está sendo cada vez mais cotada quando o assunto é turismo – e não é por menos – Portugal foi considerado o melhor destino para conhecer na Europa, pelo segundo ano consecutivo.

Apesar de possuir um território pequeno, a cultura portuguesa se desenvolveu com particularidades específicas de cada região e isso é refletido no dia a dia, na arquitetura e na forma pela qual as cidades foram desenvolvidas.

Esses aspectos também determinam alguns costumes curiosos, que mostram a cultura tradicional lusitana ainda presente. Pelas cidades, são tantos monumentos históricos, templos religiosos, bistrôs aconchegantes e uma infinidade de paisagens cênicas, contrastada com centros urbanos modernos e agitados.

Quer conhecer um pouco do que Portugal oferece? Confira nossa seleção com alguns dos melhores destinos para conhecer em Portugal:

Lisboa


Foto: Guido Radig / Wikimedia Commons

Lisboa é, além de uma das melhores cidades para conhecer em Portugal, um dos principais destinos da Europa. Maior cidade do país, ela possui uma herança histórica única, que pode ser conhecida durante os passeios por seu Centro Histórico e monumentos como o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém.

Sintra


Foto: Cláudia Almeida / Wikimedia Commons

Distante aproximadamente 30 km de Lisboa, Sintra é o destino perfeito para quem procura uma atmosfera diferente da encontrada na capital, mesmo com uma cidade sendo tão próxima da outra. Seus castelos e palácios são seu principal destaque, sendo que o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra não podem ficar de fora de seu roteiro.

Porto


Foto: Rititaneves / Wikimedia Commons

A cidade de Porto, dividida pelo Rio Douro, é outro dos importantes destinos para conhecer em Portugal para se admirar a arquitetura local e a história que está por todos os lados, principalmente em seu Centro Histórico, considerado Patrimônio da Humanidade. É ali também que se produz o famoso vinho do Porto, que obrigatoriamente precisa estar em pelo menos uma de suas refeições.

Talasnal


Foto: Eigenes Werk / Wikimedia Commons

Talasnal integra as chamadas Aldeias de Xisto, conhecidas por suas casas de pedra, paisagens rústicas e bucólicas que rendem ao turista bons momentos de exploração. Localizada literalmente em meio à natureza, essa aldeia em si, com suas ruelas e arquitetura peculiar, faz qualquer um se esquecer que está em uma viagem para Portugal, dando a impressão de ser um mundo mágico à parte.

Faro


Foto: Husond / Wikimedia Commons

A cidade de Faro é conhecida por ser a capital do Algarve e também por ser uma das melhores cidades para conhecer em Portugal durante o verão, com a Praia de Faro sendo uma de suas praias mais famosas. Ali você poderá apreciar formações rochosas no mar ou caminhar pela Cidade Velha para conhecer mais desse destino.

Funchal


Foto: Cláudia Almeida / Wikimedia Commons

Capital da Madeira, a cidade de Funchal é prioritariamente voltada para o turismo, oferecendo história, cultura e riqueza paisagística para os turistas. O Jardim Tropical Monte Palace é um de seus principais pontos turísticos, mas não é somente isso que a faz estar entre os melhores destinos para conhecer em Portugal: no último dia do ano, é ali que ocorre o maior espetáculo de fogos de artifício do país, considerado um dos melhores do mundo.

Tomar, conhecida como a Cidade dos Templários, Évora com sua muralha e ruínas e Braga com seu clima medieval também são ótimas cidades para conhecer em Portugal e desfrutar de uma viagem incrível. Seja para conhecer mais sobre a história do país, se refugiar em locais bucólicos ou curtir o verão europeu em praias incríveis, você sempre terá ótimas opções para compor seu roteiro.

» Melhores praias para conhecer em Portugal
» 30 destinos para visitar em Portugal
» Castelos e palácios para visitar em Portugal
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

16 passeios baratos para fazer em São Paulo

Artigo anterior

12 coisas legais para fazer no Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar